15 benefícios impressionantes do arroz integral

Os benefícios para a saúde do arroz integral incluem um melhor funcionamento do sistema cardiovascular, do sistema digestivo, do cérebro

Publicado em 20 de junho de 2018 por

Os benefícios para a saúde do arroz integral incluem um melhor funcionamento do sistema cardiovascular, do sistema digestivo, do cérebro e do sistema nervoso. Ele contém poderosos antioxidantes que fornecem alívio de uma variedade de doenças, como hipertensão, altos níveis de colesterol do tipo LDL, estresse, depressão mental e distúrbios de pele. O alto conteúdo nutricional do arroz integral foi provado de ser eficaz em várias condições médicas, como câncer, obesidade, diabetes, distúrbios neurodegenerativos e insônia. Além disso, ele tem propriedades antidepressivas e ajuda a manter os ossos saudáveis e o sistema imunológico forte.

O que é arroz integral?

O arroz integral é um grão integral não refinado e não polido, que é produzido através da remoção do casco circundante do grão de arroz. Seu grão preserva  a camada de farelo e germe, cheia em nutrientes. Esse arroz é mais duro em comparação ao arroz branco e tem um sabor parecido com o de nozes.

Arroz integral germinado

O arroz integral germinado é outra forma popular de arroz integral que tem um valor nutricional muito alto. Assim, o conteúdo nutritivo do arroz integral germinado deve-se à presença do ácido gama-aminobutírico (GABA). A forma germinada pode ser obtida por imersão e brotação do arroz integral em água por um determinado número de horas. Este método foi considerado o melhor para obter a quantidade máxima de GABA e elevar os níveis de proteínas e boas enzimas no arroz integral germinado. O processo de germinação também leva a um aumento significativo nos componentes essenciais, como ácido ferúlico, lisina, magnésio, potássio, vitamina E, niacina, vitamina B 6, tiamina e fibra dietética no arroz integral. Esses nutrientes ajudam na melhor absorção durante a digestão e previnem irritações intestinais, inflamações e alergias. Além disso, ele pode ser armazenado em forma seca para aumentar sua vida útil sem afetar seu valor nutricional avançado.

Para que consumir arroz integral?

A maioria de nós está ciente do fato de que o arroz integral é melhor que o arroz branco. O motivo para isso é a qualidade e quantidade de nutrientes que oferece. O processo de moagem que converte arroz integral em arroz branco retira a maior parte de seu valor nutricional e, dessa maneira, o arroz integral mantém imensas quantidades de constituintes saudáveis. Existem muitas variedades de arroz integral no mercado , todas com seu sabor único, componentes aromáticos e concentração variada de ácidos graxos.

Fatos nutricionais sobre o arroz integral

O arroz integral é um alimento natural e rico em minerais essenciais, como manganês, ferro, zinco, fósforo, cálcio, selênio, magnésio e potássio. Sua riqueza vitamínica inclui vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B6, folato, vitamina E (alfa-tocoferol) e vitamina K. É uma fonte de proteína e acrescenta uma boa quantidade de fibra à nossa dieta. Além disso, é um provedor de ácidos graxos vitais que são benéficos para a saúde.

Benefícios do arroz integral para a saúde

Publicidade

A inclusão de arroz integral na dieta traz enormes benefícios para a saúde. Eles são:

Ajuda a controlar diabetes

O arroz integral é benéfico para diabéticos e indivíduos hiperglicêmicos. Ele tem um baixo índice glicêmico, que é útil na redução de surtos de insulina e auxilia na estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Um estudo comparativo  realizado a esse respeito revelou que esse produto é rico em ácido fítico, fibra e polifenóis essenciais. É um carboidrato complexo que ajuda na liberação mais lenta de açúcar em comparação com o arroz branco. A associação americana de diabetes também recomenda que diabéticos consumam arroz integral denso em nutrientes em vez de arroz branco, a fim de atingir os níveis necessários de vitaminas essenciais, fibras e minerais em sua dieta.

Atividade antioxidante

O arroz integral é rico em poderosos antioxidantes que protegem contra os danos causados pelos radicais livres de oxigênio. Ele contém uma importante enzima antioxidante chamada superóxido dismutase, que protege as células dos danos causados pela oxidação durante a produção de energia. Um estudo comparativo  envolvendo arroz branco e integral sugere que o arroz integral exibe atividade antioxidante superior e auxilia na prevenção de várias doenças mediadas pela oxidação, como as doenças coronarianas.

Previne obesidade

O arroz integral é fundamental para o controle de peso das pessoas que lutam contra a obesidade. Contém manganês, que ajuda a sintetizar as gorduras do corpo. Um estudo  realizado a esse respeito revelou que o consumo de grãos integrais, como o arroz integral, tem efeitos positivos no corpo em termos de redução do índice de massa corporal e da gordura. Também aumenta a atividade da glutationa peroxidase, uma enzima antioxidante, que ajuda a elevar os níveis de colesterol do tipo HDL nos indivíduos obesos. Outro estudo comparativo confirmou os efeitos anti-obesidade do arroz integral germinado.

Previne Alzheimer

O arroz integral germinado  ajuda na prevenção de complicações neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, graças à abundância do ácido gama-aminobutírico. O arroz integral germinado contém componentes úteis  que ajudam na inibição de uma enzima nociva chamada prolyl endopeptidase, que está associada à doença de Alzheimer. Também é benéfico para outros distúrbios cerebrais, como demência e amnesia.

Reduz estresse em mulheres que amamentam

O arroz integral germinado é benéfico para a saúde mental das mães que amamentam. Um estudo investigativo mostrou resultados positivos, em mulheres que amamentam, quanto à redução dos transtornos do humor, estágios de depressão e fadiga. Além disso, o consumo de arroz integral durante a lactação supostamente aumenta a capacidade do corpo de resistir ao estresse e melhora a defesa imunológica geral do corpo.

Melhora a saúde digestiva

O arroz integral é um alimento útil que pode ser adicionado à dieta diária para manter um sistema digestivo saudável. A fibra contida nele ajuda a regular a função intestinal e manter a sensação de satisfação alimentar. Um estudo comparativo, que investigou os efeitos do arroz branco e do arroz integral durante a digestão gástrica, tornou qualitativamente evidente que a camada de farelo no arroz integral previne a absorção de ácido e umidade, o que resulta em melhor retenção da textura. O teor de fibra também traz alívio de outras condições, como constipação e colite.

Fortalece o coração

O arroz integral é rico em selênio, o que contribui para um coração saudável. O consumo de grãos integrais, como o arroz integral, ajuda a reduzir o bloqueio das artérias devido ao acúmulo de placas. Essa ação protetora reduz o risco de doenças cardíacas, como hipertensão e doenças vasculares. Estudos realizados a esse respeito sugerem que o tecido que circunda o grão de arroz integral contém um componente que atua contra a proteína endócrina, a angiotensina II, que desempenha um papel importante no desenvolvimento da hipertensão arterial e da aterosclerose.

Ajuda a controlar níveis de colesterol

Publicidade

O arroz integral é uma ótima opção para manter níveis saudáveis de colesterol devido à presença de óleos naturais no grau. Um estudo investigativo revelou que o produto possui qualidades hipocolesterolêmicas, regulando o catabolismo do colesterol. Ele contém nutrientes benéficos que ajudam no metabolismo de lipídios e glicose. Outro estudo revelou que o consumo de arroz integral mostrou melhora significativa nas concentrações séricas e de colesterol do tipo HDL nos indivíduos com abuso crônico de etanol. Foi sugerido também que o extrato de arroz integral germinado ajuda a prevenir o aumento de triglicérides hepáticos devido ao consumo excessivo de álcool devido à presença de ácido gama-aminobutírico nesse produto.

Previne câncer

O arroz integral é útil na prevenção do câncer de cólon, câncer de mama e leucemia. Este efeito benéfico pode ser atribuído à presença de potentes antioxidantes e alto teor de fibras. O teor de fibra presente no arroz integral tem a capacidade de se ligar a toxinas prejudiciais que causam câncer. Isso evita que as toxinas se fixem nas paredes do cólon e ajuda a eliminá-las do corpo. Um estudo investigativo avaliando as propriedades quimiopreventivas do arroz integral mostrou que seu farelo contém fenóis essenciais, como tricina, ácido ferúlico e ácido cafeico, que estão presentes em níveis muito mais baixos no arroz branco. Esses componentes fenólicos são valiosos na inibição da proliferação de células do câncer de cólon e de mama . Outro estudo demonstrou o efeito estimulador do arroz integral germinado na indução de apoptose e seus efeitos inibitórios na produção de células cancerosas de leucemia. Além disso, a pesquisa também confirmou os efeitos antitumorais do farelo de arroz integral usado em certas dietas.

Melhora o funcionamento do sistema nervoso

O arroz integral é benéfico para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Ele ajuda na aceleração do metabolismo no cérebro, devido à presença de vitamina B e minerais essenciais, como manganês e magnésio. Estes minerais essenciais equilibram a atividade do cálcio no corpo e ajudam na regulação dos nervos e do tônus muscular. Este tipo de arroz também previne o aumento súbito de cálcio nas células nervosas e a ativação do nervo, o que ajuda a manter os nervos e músculos relaxados e evitar contrações. Além disso, a vitamina E presente em arroz desempenha  papel fundamental na prevenção de várias doenças cerebrais causadas por danos oxidativos.

Propriedades antidepressivas

Arroz integral germinado tem qualidades antidepressivas e ajuda no combate a transtornos relacionados à ansiedade. Um estudo investigativo sugere que o arroz integral germinado contém aminoácidos essenciais como glutamina, glicerina e GABA. Esses neurotransmissores inibitórios facilitam a redução da permissão de mensagens associadas à ansiedade, depressão e estresse no cérebro, o que resulta em um estado relaxado e de bem-estar.

Alivia a insônia

Arroz integral é útil no tratamento da insônia, pois é uma fonte natural do hormônio do sono, melatonina. Ele aumenta a qualidade do sono, relaxando os nervos e aumentando o ciclo do sono.

Aumenta a imunidade

Arroz integral é carregado com quantidades significativas de vitaminas, minerais e componentes fenólicos essenciais que ajudam a ativar o sistema imunológico. O alimento nutre o corpo, acelera a cicatrização e aumenta a capacidade do corpo de combater infecções.

Melhora a saúde dos ossos

Arroz integral é útil para manter a saúde dos ossos. É rico em magnésio que, junto com o cálcio, fornece a estrutura física dos ossos. Arroz integra, que é rico em magnésio, impede a desmineralização óssea e é benéfico para condições médicas como artrite e osteoporose.

Uso culinário

O arroz é um alimento básico não apenas na Ásia, mas no mundo inteiro. Arroz integral está disponível em muitas formas, tais como grãos longos, perfeitos para frituras, saladas ou pilafs e grãos curtos que têm uma textura macia e pegajosa, perfeita para moldes ou pudins. Arroz integral doce pode fazer parte de sobremesas. O xarope de arroz integral é considerado um adoçante que mantem à presença de nutrientes típicos do arroz integral. Ele dá um sabor doce com notas de nozes e manteiga a pratos assados e bebidas quentes.

Como selecionar e armazenar arroz integral?

Arroz integral contém óleos essenciais naturais que tendem a estragar se armazenados por muito tempo. É aconselhável verificar o prazo de validade ou a data de “consumir antes de” para garantir a frescura. Arroz integral cru pode ser armazenado por até seis meses em um recipiente hermético, à temperatura ambiente. Para estender seu prazo de validade, ele pode ser refrigerado. Arroz integral cozido deve ser armazenado com cuidado. O armazenamento incorreto de arroz cozido favorece o crescimento de bactérias chamadas Bacillus cereus, que podem causar intoxicação alimentar, independentemente do reaquecimento. Este alimento não deve ser armazenado à temperatura ambiente e nem reaquecido mais de uma vez.

Como preparar arroz integral?

Arroz integral leva mais tempo para cozinhar e requer mais água por causa de seu revestimento externo de fibra. Para um copo de arroz, você pode usar dois e meio a três xícaras de água. Colocar arroz integral de molho antes de preparo reduz o tempo de cozimento. Arroz integral encharcado leva cerca de 35-40 minutos para ficar pronto.

Aviso: Arroz integral é geralmente hipoalérgico e não contém qualquer quantidade significativa de elementos perturbadores, como purinas ou oxalatos.

Resumo

Arroz integral é um super-grão, que é cheio de componentes saudáveis. Seus efeitos serão benéficos a muitos órgãos e sistemas, incluindo o coração, a digestão, o cérebro, os ossos, os músculos, o colesterol e a pressão sanguínea. O arroz integral trata várias condições da pele, como a psoríase, e promove uma pele saudável e restaura a perda de cabelo. Ele retarda envelhecimento devido à presença de ácido ferúlico, um antioxidante que ajuda na prevenção do envelhecimento da pele. Arroz integral é rico em folato, que é essencial na gravidez para um crescimento saudável do feto. Pequenas porções de arroz integral também são recomendadas para pacientes que sofrem de infecções por Cândida, devido a sua riqueza em enzimas digestivas que ajudam um sistema digestivo enfraquecido. Este alimento tonifica o corpo e a mente e ajuda a combater a fraqueza geral e falta de diversos elementos no corpo.

Ganha pontos integrais para sua saúde com arroz integral!

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário