9 incríveis benefícios da melancia para a saúde

Os benefícios da melancia à saúde incluem prevenção de desordens renais, de pressão alta, câncer, diabetes, doenças cardíacas, insolação, degeneração muscular e impotência.

Publicado em 18 de junho de 2017 por

Os benefícios da melancia à saúde incluem prevenção de desordens renais, de pressão alta, câncer, diabetes, doenças cardíacas, insolação, degeneração muscular e impotência.

Quanto aos benefícios medicinais das melancias, existe grande dependência da variedade e maturação da fruta. O beta caroteno e o licopeno geralmente são bio-disponíveis em maior quantidade quando a melancia está totalmente madura, a casca é fonte de fibras.

Valor nutricional da melancia:

 

A longa lista de efeitos benéficos da melancia são principalmente derivados de seus componentes orgânicos, minerais e vitaminas. Isso inclui significativas quantidades de Vitaminas C, cálcio, magnésio, fibras, proteínas, e altas taxas de potássio. Além disso, contém Vitamina A e B6, niacina, tiamina e vasta variedade de carotenoides e fitonutrientes, incluindo o licopeno.

Esses componentes contribuem para o importante impacto na saúde pelo qual a melancia é responsável. Os benefícios são explorados abaixo.

Benefícios da melancia para a saúde:

 

Publicidade

  • Desordens renais: melancias contêm altas quantidades de potássio, o que ajuda muito na desintoxicação dos rins. Além disso, auxilia ao reduzir a concentração de ácido úrico no sangue, diminuindo desta forma as chances de danos renais e a formação de cálculos no órgão. Adicionado a isso, o alto conteúdo de água presente na fruta induz a frequência urinária, o que também auxilia na purificação dos rins. Os antioxidantes presentes na fruta garantem saúde duradoura aos rins e reduzem sinais de envelhecimento precoce na pele.

 

  • Previne insolação: as melancias são eficazes em reduzir tanto a temperatura corporal quanto a pressão sanguínea. Muitas pessoas nas regiões tropicais consome a fruta diariamente durante as tardes de verão para se protegerem de insolações. A grande quantidade de água contida na fruta é também responsável por estimular a liberação de suor, o que resfria o corpo durante dias quentes.

 

  • Alta pressão sanguínea: a grande quantidade de potássio e magnésio que é presente nas melancias é muito benéfica em termos de diminuir a pressão sanguínea. O potássio é considerado um vasodilatador, isso significa que ele ajuda a aliviar a tensão de vasos sanguíneos e artérias, estimulando o fluxo sanguíneo e reduzindo o estresse no sistema cardiovascular. Os carotenoides presentes na fruta também previnem o enrijecimento das paredes arteriais e de veias, isso ajuda a diminuir a pressão sanguínea e as chances de coágulos, derrames, ataques cardíacos e aterosclerose.

 

  • Previne câncer: melancias têm sido mais e mais notadas ao longo dos anos, isso se deve a suas altas taxas de licopeno, um fitonutriente carotenoides que cada vez mais está sendo relacionado à prevenção do câncer. Conforme os anos passam, os estudos continuam a apresentar resultados consistentes que confirmam que o licopeno reduz significativamente os riscos de câncer de próstata, mama, cólon, pulmão e no endométrio.

 

  • Diabetes: as várias vitaminas e minerais como o potássio e magnésio presentes nas melancias ajudam no próprio funcionamento da insulina no corpo, além disso, reduzem a quantidade de açúcar na corrente sanguínea. A arginina, outro importante componente das melancias, é muito efetivo ao melhorar os efeitos da insulina no sangue.

 

  • Saúde cardíaca: o licopeno –um carotenoide encontrado em abundância nas melancias –melhora as funções cardíacas. O beta caroteno, conhecido por suas notáveis propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, também ajudam a manter a juventude no coração e prevenir problemas relacionados ao envelhecimento no órgão. A forragem na melancia e sua baixa taxa energética, juntamente com a Vitamina C, os carotenoides e o potássio (que reduz a chance de ataques cardíacos), ajuda a diminuir o colesterol e manter o coração a salvo de várias perigosas condições.

 

  • Degeneração macular: o beta caroteno, Vitamina C, luteína e a zeaxantina presentes nas melancias protegem os olhos. Esses componentes garantem a proteção contra cegueira relacionada à idade e degeneração, contra secura nos olhos e nervos óticos, assim como glaucoma.

 

  • Impotência: a arginina, presente na melancia, é benéfica na cura da disfunção erétil, a natureza estimulante do produto químico pode aumentar a libido e reduzir a frigidez.

 

Outros benefícios:
  • O lipoceno encontrado na fruta é eficaz na reparação de tecidos danificados. Sementes de melancia são ricas em gorduras benéficas e proteínas. Melancias também contêm fitonutrientes que têm efeitos muito bons sobre a saúde e o bom funcionamento dos órgãos internos, olhos e sistema de secreção.

Publicidade

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário