Insuficiência de magnésio no corpo

Publicado em 21 de dezembro de 2018 por

O magnésio é um dos oito minerais mais abundantes na terra. Este elemento é o 4º na lista dos minerais mais essenciais para o corpo humano. O magnésio está envolvido em mais de 300 processos bioquímicos no corpo. Insuficiência de magnésio pode levar a uma série de doenças graves. Quais sinais e sintomas ajudam a determinar que seu corpo não está recebendo o suplemento de magnésio suficiente?

Estudos recentes mostram que a maioria das pessoas sofre de deficiência de magnésio. As causas para tal condição podem ser:

  • Excesso de álcool;
  • Diabetes;
  • Transtornos digestivos, como vômito crônico ou diarreia;
  • Desnutrição.

Sinais e sintomas da insuficiência de magnésio no corpo

O Magnésio é especialmente importante para o sistema esquelético e músculos, para pressão e circulação sanguínea normal, bom sono, imunidade forte, bem como para manter a saúde do coração.

Nossos ossos contêm de 50 a 60% de magnésio. Seu conteúdo no sangue é menor.

Nos estágios iniciais da insuficiência de magnésio, pode haver formigamento ou dormência, um ritmo cardíaco anormal e espasmos musculares.

Insuficiência de magnésio pode causar doenças como diabetes, hipertensão, asma, doenças cardíacas, enxaqueca, insônia, ataques de pânico e ansiedade, problemas com o sistema musculoesquelético, incluindo dor lombar crônica, fibromialgia e outros problemas de saúde.

Publicidade

Vamos examinar mais detalhadamente os principais sinais e sintomas da falta de magnésio no organismo.

Enxaquecas frequentes

Se você costuma sofrer de enxaqueca, isso pode ser um sinal de falta de magnésio no corpo. Baixo teor de magnésio no cérebro pode ser a causa de ataques de enxaqueca.

Estudos têm mostrado que todas as mulheres que sofrem de enxaqueca devem tomar magnésio para tratar os sintomas desta doença. Além disso, o magnésio pode ajudar no tratamento de dores de cabeça durante a menstruação.

Ansiedade e depressão

Se de repente há um sentimento de ansiedade ou depressão, que você não pode explicar de forma alguma, pense: talvez lhe falte magnésio. Este mineral ajuda a manter a calma.

Como os estudos confirmaram, os sintomas de insuficiência de magnésio podem incluir irritabilidade, depressão e distúrbios comportamentais.

Aumentar a ingestão de magnésio pode ser útil para reduzir e aliviar a ansiedade e o nervosismo.

Fadiga e cansaço inexplicável

Falta de magnésio pode se manifestar através de fadiga e fraqueza. Ela também pode resultar em falta de massa muscular ou força física.

Isso acontece porque o magnésio desempenha um papel importante na conversão de glicose em energia, aumentando assim o metabolismo.

Publicidade

Além disso, esse elemento ajuda a equilibrar o metabolismo de vários minerais, como cálcio, potássio, cobre, fósforo, zinco e vitamina C.

Insônia

Outro sinal de insuficiência de magnésio. Se você não consegue dormir ou se sente cansado após um sono normal de 8 horas, isso pode ser um sintoma de falta de magnésio no corpo.

O magnésio ajuda o corpo a relaxar, o que contribui para um sono bom e tranquilo. A falta de magnésio afeta a transmissão de sinais nervosos para o cérebro. Assim, os idosos sofrem mais com isso. Desse modo, como muitos estudos mostraram, os suplementos de magnésio têm um efeito positivo no tratamento da insônia inicial dos idosos: a hora do início do sono, a duração do sono e a hora de despertar.

Odor desagradável do corpo

Suor repentino e odor corporal desagradável também podem indicar uma falta de magnésio no corpo. Isso porque o magnésio afeta a atividade das glândulas sudoríparas e a neutralização de substâncias químicas odoríferas. Este mineral também tem efeito na transpiração intensa à noite.

Para combater o odor desagradável do corpo, você precisa consumir mais alimentos ricos em magnésio ou ingeri-lo na forma de suplementos.

Perda de memória e problemas de concentração

Memória e aprendizado são funções fundamentais do cérebro que sofrem com a falta de magnésio.

Uma boa quantidade de magnésio no corpo afeta diretamente a memória de trabalho, a capacidade de aprendizado e a memória de curto e longo prazo.

Além disso, o magnésio afeta o aumento da duração da concentração e a diminuição da confusão mental.

Estudos sugerem que aumentar a quantidade de magnésio no cérebro pode aumentar a memória e a aprendizagem.

Por outro lado, uma quantidade insuficiente de magnésio no cérebro pode contribuir para a acumulação de metais pesados no cérebro, o que pode acarretar em um aumento da probabilidade de doença de Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

Pressão arterial alta

A falta de magnésio no organismo pode causar hipertensão. O magnésio ajuda na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos e sua elasticidade. Além disso, a insuficiência de magnésio pode levar a um baixo teor de potássio, que é outro mineral importante no controle da pressão arterial.

Perda de apetite

Perda de apetite é outro sintoma de um nível insuficiente de magnésio no corpo. O magnésio está envolvido nos processos de digestão. Assim, se o nosso sistema digestivo não absorver minerais suficientes, incluindo o magnésio, seu trabalho será prejudicado. O que pode levar à perda de apetite, náusea e vômitos.

Arritmia cardíaca

Distúrbio do ritmo cardíaco é outro sintoma de falta de magnésio. Para que o coração funcione normalmente, o corpo deve receber magnésio em doses suficientes. Este mineral ajuda a garantir a circulação sanguínea adequada.

Além disso, o magnésio é necessário para transportar íons de cálcio e potássio através das membranas celulares. Isso é muito importante para um ritmo cardíaco normal.

Cãibras e espasmos musculares

O magnésio pode promover a absorção de cálcio no organismo, o que previne cãibras. Além disso, o magnésio estimula a absorção de potássio, que é importante para o bom funcionamento dos músculos. O magnésio também bloqueia os receptores de dor no cérebro e no sistema nervoso, aliviando assim a dor muscular.

Além de cãibras, contrações involuntárias dos olhos também podem indicar uma quantidade insuficiente de magnésio no corpo.

Como prevenir falta de magnésio

O magnésio é responsável por muitos processos no corpo. Como foi explicado acima, sua falta pode levar a vários distúrbios e doenças. Parece que a maneira mais fácil é tomar suplementos para aumentar a quantidade desse elemento em sua corrente sanguínea prevenindo ou resolvendo os problemas decorrentes da carência de magnésio.

No entanto, aumentar seu nível de magnésio consumindo uma grande quantidade de suplementos ou drogas com magnésio pode não ser a melhor solução. Excesso de magnésio, por sua vez, pode levar a efeitos colaterais. Existe um limiar de tolerância desse mineral e nem todo o magnésio pode ser absorvido e usado pelo organismo.

A maneira mais segura de aumentar o teor de magnésio é consumir alimentos ricos em magnésio. Estes produtos incluem abacate, sementes de abóbora, leite de soja, castanha de caju, nozes e iogurte.

Assim, você pode tomar um banho com sal de Epsom duas vezes por semana. Sal de Epsom nada mais é do que é o sulfeto de magnésio.

Evite consumo excessivo de refrigerante, cafeína, álcool e açúcar.

O nível de magnésio no corpo pode ser reduzido por medicamentos para hipertensão, pílulas anticoncepcionais, insulina, alguns antibióticos e diuréticos.

A necessidade diária recomendada de magnésio depende do sexo e da idade da pessoa. A questão de escolher suplementos com magnésio adequadamente deve ser resolvida consultando o seu médico.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário