13 incríveis benefícios do manganês

Alguns dos benefícios do manganês à saúde incluem sua contribuição à estrutura e metabolismo ósseo, além de seu auxílio na criação de enzimas essenciais à construção de ossos.

Publicado em 7 de agosto de 2017 por

Alguns dos benefícios do manganês à saúde incluem sua contribuição à estrutura e metabolismo ósseo, além de seu auxílio na criação de enzimas essenciais à construção de ossos. Ele também age como uma co-enzima para dar assistência à atividade metabólica no corpo humano. À parte disso, existem outros benefícios do manganês, incluindo a formação de tecido conjuntivo, promovendo absorção de cálcio, funcionamento da tireoide e dos hormônios sexuais, regulação dos níveis de açúcar no sangue e do metabolismo de gorduras e carboidratos.

O manganês é um mineral natural presente no corpo em quantidades pequenas. É um componente da enzima de superóxido dismutase de manganês, poderoso antioxidante que rastreia e neutraliza radicais livres no organismo, prevenindo muitos perigos potenciais que eles podem causar.

O corpo pode conter, no máximo, 20mg de manganês, que fica concentrado nos rins, pâncreas, fígado e ossos. É um mineral muito importante para o funcionamento normal do cérebro e para a própria atividade do sistema nervoso por todo o corpo. De acordo com pesquisas, é um mineral essencial para toda forma de vida.

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Sintomas da deficiência de manganês

Os sintomas da deficiência de manganês incluem hipertensão, doenças cardíacas, contração muscular, má formação óssea, colesterol alto, visão piorada, problemas de audição, perda severa de memória, arrepios e tremores. Mesmo que especialistas médicos afirmem que essa deficiência é relativamente rara, mais de 35% da população mundial possivelmente a apresenta. Dietas pobres são a maior causa dessa enfermidade.

Acredita-se que em alguns casos, o cálcio e o ferro interferem no uso adequado de manganês no corpo. Problemas oculares, suor, batidas aceleradas do coração, fraqueza e câimbras severas podem ser mais alguns sintomas da deficiência do mineral. A deficiência severa chega a causar infertilidade em mulheres, dano ao pâncreas e osteoporose.

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Fontes importantes de manganês

As fontes mais importantes de manganês são as framboesas, abacaxis, alho, uvas, beterraba, vagens, arroz, hortelã, aveia, nozes, agrião, grãos de mostarda, morangos, amoras, frutas tropicais, alface, espinafre, melaços, cravos, cúrcuma, alho-poró, tofu, trigo integral, bananas, pepino, kiwis, figos e cenouras. As melhores fontes de manganês são vegetais verdes, arroz marrom, coco, amêndoas e nozes, já que eles maximizam a absorção desse importante mineral.

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Benefícios do manganês para a saúde

Os benefícios do manganês para a saúde levam ao bem estar de várias formas. Abaixo são listados alguns dos mais significantes benefícios desse importante mineral:

Saúde óssea: o manganês é essencial para o crescimento saudável e normal da estrutura óssea. É um mineral muito efetivo no que se refere ao aumento da densidade óssea. Isso se faz muito útil durante a menopausa em mulheres, já que muitas sofrem de deficiência de manganês depois da menopausa. Dessa forma, aumentar a quantidade desse mineral na dieta das mulheres é um importante fator na prevenção de fraturas.

Radicais livres: devido à suas propriedades antioxidantes, seus benefícios incluem a função especial de monitorar a atividade dos radicais livres no corpo humano. Esses radicais são capazes de causar grandes danos às células e até mesmo cânceres e outras doenças perigosas. Portanto, adicionar suplementos de manganês ou manter uma dieta rica no mineral é uma ótima escolha, particularmente se você possui fatores de risco para outras doenças.

Níveis de açúcar: o manganês também exibe grande eficiência no controle de açúcar no sangue. Isso pode prevenir a ocorrência de doenças como a diabete. Para controlar o nível de açúcar no sangue, o manganês normaliza a síntese de insulina e sua secreção, para que os picos de glicose sejam melhor regulados, promovendo uma vida melhor e mais funcional para pacientes diabéticos.

Epilepsia: baixos níveis de manganês podem agir como um gatilho para convulsões epiléticas. O mecanismo exato para isso não é totalmente compreendido, mas foi mostrado que o manganês age como um vasodilatador, sendo que alguns pesquisadores creem que isso é a chave para desvendar sua propriedade antiepilética.

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Metabolismo: a regulação do metabolismo do corpo é uma das funções vitais do manganês. As enzimas ativadas por esse mineral ajudam no metabolismo de colesterol, aminoácidos e carboidratos. Ele é também importante para o metabolismo de vitaminas como a E e a B-1. Além disso, ajuda o fígado a funcionar de forma adequada e fluida, sendo parte essencial no metabolismo de glutamina, sendo o aminoácido mais abundante no corpo e uma parte chave do DNA polimerase.

Inflamações e distensões: o manganês é um remédio muito conhecido para distensões, assim como para inflamações, já que ele ajuda a aumentar os níveis de superóxido dismutase. Esse nível aumentado se deve às propriedades antioxidantes do mineral. O superóxido dismuitase, é normalmente achado em baixos níveis em pacientes com artrite. Ele possui qualidades anti-inflamatórias que pessoas com artrite precisam desesperadamente, dessa forma, adicionar o manganês de volta ao corpo para aumentar a síntese e função do superóxido pode ser conectado à diminuição de sintomas dessa condição.

Prevenção da osteoporose: suplementos de manganês foram conectados ao alívio de osteoporose e osteoartrite porque é um mineral essencial comprovado no que se refere à adição de densidade óssea e mineral. Contudo, como um elemento individual na criação e reparo de ossos, estudos mais conclusivos ainda precisam ser feitos. Em testes com humanos, ao menos a maior parte de pesquisas relacionadas à saúde óssea é feita com uma tabela completa de minerais, e não apenas o manganês. Estudos adicionais devem ser concluídos para que se demonstrem os papéis específicos e mecanismos do manganês no corpo.

Alívio da TPM: o manganês ajuda a aliviar mudanças de humos, dores de cabeça, depressão e a irritabilidade a um nível considerável. Estudos demonstraram uma conexão entre baixos níveis de vários minerais (incluindo o manganês) em mulheres que sofriam sintomas de TPM particularmente severos, dessa forma, suplementação é aconselhada. Dito isso, o impacto do manganês na função hormonal do corpo pode ser notável, portanto, fale com um médico antes de usar a suplementação de manganês para aliviar sintomas de TPM, já que ele é profundamente conectado aos hormônios.

Saúde da tireoide: o manganês é um importante co-fator para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina. O funcionamento adequado da glândula tireoide e sua síntese hormonal beneficia uma grande variedade de mecanismos no corpo, incluindo a perda de peso, apetite, metabolismo e eficiência dos sistemas orgânicos.

Auxilia na absorção de vitaminas: o manganês ajuda na absorção de vitaminas vitais como a Vitamina B e E e minerais como o magnésio. Isso se deve ao seu papel nas reações enzimáticas que são requeridas para absorver e utilizar vitaminas provindas dos alimentos. O manganês é um dos mais versáteis co-fatores para reações enzimáticas, e se existe risco de possuir deficiência de algum vitaminam certifique-se de aumentar os níveis de manganês da sua dieta, tomando sempre cuidado para que eles sejam seguros e não tóxicos.

Cérebro e sistema nervoso: o manganês é essencial para o funcionamento saudável do cérebro e é também usado para tratar desordens nervosas específicas. Isso se deve ao superóxido dismutase, que rastreia os radicais livres por todo o corpo, incluindo lugares neutros. A oxidação promovida por radicais livres se dão por todo o corpo, sendo que o cérebro pode ser negativamente afetado tão facilmente quanto qualquer outra parte do organismo. À parte de seu importante papel antioxidante, o manganês também pode se ligar com neurotransmissores e estimular transmissões mais rápidas e eficientes de impulsos elétricos pelo corpo, intensificando a função cognitiva.

Metabolismo de glicose: o manganês auxilia na regulação do metabolismo de glicose no corpo humano. Esse é um dos mais importantes benefícios providos pelo mineral, já que fornece recursos, energia e eficiência funcional a todas as partes do corpo. Além disso, quando a glicose é devidamente absorvida e utilizada pelos órgãos e músculos, existe menos chance de ganho de massa, que é especialmente perigoso para pacientes diabéticos. A administração adequada da diabete é definitivamente auxiliada por bons níveis de manganês no corpo.

Trato digestivo: o manganês é um mineral, que é útil na manutenção do funcionamento do trato digestivo. Isso melhora a absorção de gordura no processo de digestão, assim como também reduz problemas como a constipação e desconfortos intestinais. O manganês também é importante em termos de eficiência de conversão de alimentos em energia útil.

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Nota: o manganês é um dos únicos minerais que podem ser tóxicos ao corpo humano, o que significa que ele não pode estar presente em quantidades muito pequenas e nem muito grandes. Certifique-se de nunca exagerar na suplementação de manganês, pois isso pode levar a problemas perigosos e doenças (algumas fatais). A overdose de manganês pode levar a sintomas similares aos de Parkinson ou à própria doença. Além disso, aqueles com condições hepáticas deve tomar cuidado com a ingestão de manganês, já que o fígado terá problemas ao tentar se livrar dele, sendo que isso pode levar à psicose, desordens mentais e espasmos ou tremores. Finalmente, se você possui anemia, seu corpo tenta absorver o máximo de manganês que conseguir, e isso pode ser perigoso, reduza ligeiramente sua ingestão desse mineral.

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