Os benefícios e malefícios do leite de vaca

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

Publicado em 30 de outubro de 2019 por

O leite de vaca é muito mais comum que o de outros animais. Ele está presente na mesa de todas as famílias quase diariamente em sua forma pura ou como derivados (queijos, manteiga, iogurte ou kefir).

Não se sabe quando exatamente o leite de vaca passou a ser incluído na dieta humana, mas muitos cientistas concordam que, já a mais de 7 mil anos atrás, as pessoas consumiam esse produto, e o utilizavam para fabricar laticínios como queijos.

Atualmente, este é um produto alimentar essencial em muitas esferas, especialmente porque para recém-nascidos que, devido a várias circunstâncias, não podem receber o leite materno, é o leite de vaca que serve como base para o produto que o substitui.

Há muitas discussões quanto aos benefícios e perigos do leite de vaca, e os cientistas não chegaram a uma única opinião.

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

A composição do leite de vaca

A composição desse leite é rica e diversificada, incluindo proteínas, lipídios, carboidratos, sais minerais, vitaminas e hormônios. Um conjunto completo de aminoácidos cobre completamente as necessidades do corpo humano, e a gordura do leite é uma das mais nutritivas e saudáveis.

Publicidade

O valor energético do leite integral cru não é grande – apenas 65 kcal; portanto, as dietas lácteas são bem comuns e bastante eficazes.

Proteínas

Antes de tudo, o leite de vaca é uma fonte de proteína, contando com cerca de 3,2 g em apenas 100 g do produto, sendo a maior parte dessa proteína representada pela caseína, com teor muito menor de proteínas do soro de leite (tais como albumina e globulina).

A caseína é encontrada no leite na forma de caseinato de cálcio, cuja decomposição e digestão requerem mais tempo do que as proteínas não ligadas. No entanto, isso não significa que a proteína do leite seja mal absorvida, apenas indica que o processo ocorre mais lentamente, fornecendo gradualmente ao corpo os aminoácidos necessários. O

valor da proteína para o corpo humano não pode ser superestimado. Mas, antes de tudo, é um material de construção para todas as células do corpo, e sem o qual, processos plásticos, metabólicos, protetores, enzimáticos e dezenas de outros no corpo seriam impossíveis.

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

Carboidratos e gorduras

O leite é uma fonte de carboidratos necessários para fornecer energia ao corpo. Contém lactose (açúcar do leite), que se decompõe com a formação de glicose, que, por usa vez, é absorvida pela corrente sanguínea no intestino.

O leite de vaca pode conter de 2,5 a 6% de gordura (uma média de 3,5%), o que depende principalmente da dieta do animal. Estas gorduras são principalmente ácidos graxos saturados.

Ultimamente, tanto se tem falado sobre sua nocividade, mas que todos se esquecem do fato de que na verdade, eles são vitais para o corpo, uma vez que participam da construção das membranas celulares e da síntese de hormônios. Para tornar o leite de vaca um produto dietético, a gordura é removida para formar o leite desnatado que pode ser encontrado nas lojas.

Publicidade

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

Vitaminas, macro e macroelementos

O leite contém mais de 50 diferentes vitaminas, macro e microelementos. Ele traz quase todas as vitaminas de que uma pessoa precisa, mas o mais importante é que ele contém todas as vitaminas do grupo B, incluindo a B12, encontrada apenas em produtos de origem animal. As vitaminas são essenciais para os sistemas nervoso, hematopoiético, imunológico e outros.

O leite é muito valorizado por sua composição mineral, e isso apesar de ser inferior a muitos outros produtos em termos de número de macro e microelementos. Para satisfazer a necessidade diária de cálcio pelo corpo, por exemplo, é preciso ingerir quase um litro de leite.

cálcio deste produto natural é valioso pelo fato dele ser de fácil absorção – isso se deve ao alto teor de fósforo, necessário para a absorção total de cálcio, no produto. O corpo utiliza fosforo e cálcio para a formação e crescimento do tecido ósseo e dos dentes, necessários para o trabalho muscular e do sistema nervoso.

Além de cálcio e fósforo, o leite contém potássio, magnésio, sódio e cloro, envolvidos no trabalho dos sistemas nervoso e cardiovascular, na regulação do metabolismo do sal e água, bem como em muitos outros processos no organismo.

O leite contém um grande número de microelementos, alguns deles bastante raros em outros alimentos. O produto contém ferro, cobre, zinco, iodo, cobalto, molibdênio, estanho, selênio, flúor e várias dezenas de outros elementos, que são facilmente absorvidos pelo organismo.

  1. Os benefícios do leite de vaca

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

Vitaminas do complexo B

Uma das propriedades mais importantes do leite de vaca é a presença da vitamina B12 em sua composição. Esta vitamina é de grande importância para o funcionamento do sistema nervoso e dos processos de formação de sangue, e promove o crescimento e diminui o colesterol, além de estar envolvido no metabolismo. O corpo humano também o utiliza para a síntese de DNA e aminoácidos.

Funcionamento do trato digestivo

O consumo regular de leite de vaca tem um bom efeito sobre o estado do trato gastrointestinal: este produto ajuda a lidar com úlceras estomacais e gastrite. Além disso, o leite de vaca reduz a acidez do estômago e ajuda a se livrar da azia.

Pode-se dizer que o leite de vaca natural é muito bom para a digestão. As proteínas e vitaminas são envolvidas na regeneração da membrana mucosa do estômago e intestinos, e o produto tem um efeito envolvente, reduzindo ligeiramente a acidez do suco gástrico.

O leite de vaca fresco (armazenado na geladeira por menos de um dia após a ordenha) possui propriedades bactericidas.

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

Sistema musculoesquelético

O leite melhora o funcionamento do sistema musculoesquelético, pois é uma excelente fonte de cálcio. Este elemento tem um efeito positivo no crescimento das crianças, fortalece os ossos e os dentes.

A vitamina D presente no produto também contribui para a absorção de cálcio e para sua deposição nos ossos e na dentina (tecidos dos dentes). Assim, o uso do leite de vaca impede efetivamente o desenvolvimento de raquitismo e osteoporose.

Ainda nesse contexto, a força do esqueleto é formada na infância e na adolescência, e é nesse período que a massa óssea máxima é acumulada, da qual dependerá a predisposição para fraturas por toda a vida. É comprovada a conexão direta da ingestão de cálcio com o leite e sua deposição no sistema esquelético em adolescentes. Já a falta de cálcio está fortemente associada à frequência de fraturas.

Sistema cardiovascular

O leite favorece o sistema cardiovascular, uma vez que o cálcio encontrado no leite também melhora a elasticidade vascular. Além disso, graças a este componente, o leite de vaca impede o desenvolvimento de doenças cardíacas. Beber um copo de leite por dia pode reduzir em até 40% o risco de derrame ou ataque cardíaco. O complexo efeito benéfico do leite no sistema cardiovascular é garantido pelo seu alto teor de potássio e pela capacidade de baixar levemente a pressão arterial.

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

Sistema nervoso.

O leite de vaca é conhecido como uma excelente ferramenta no tratamento de doenças do sistema nervoso. O uso diário do leite de vaca pela manhã fortalece a psique e fornece energia ao corpo, dando força e proporcionando uma sensação de bem-estar. E se você beber leite antes de dormir, terá um sono profundo e saudável.

Ajuda a manter o peso

Há muitos mitos relacionados ao leite de vaca, que supostamente contribui para o ganho de peso, e é por isso que muitas pessoas que querem perder peso se recusam a tomar esse produto tão útil, com medo de engordar. No entanto, estudos de cientistas canadenses refutaram esses rumores. Durante o experimento, foi comprovado que, seguindo a mesma dieta, as pessoas que receberam leite perderam 5 quilos a mais do que aquelas que não consumiram o alimento. O ácido linoléico em sua composição elimina o excesso de peso, o que também facilita o trabalho do coração.

Imunidade

O leite ajuda a fortalecer a imunidade. As proteínas contidas nele são necessárias para a produção de imunoglobulinas envolvidas na proteção do corpo de várias doenças. O hábito de beber leite morno com mel para resfriados tem uma longa história, precisamente por causa do efeito imunoestimulante do produto, bem como pela sua capacidade de fornecer ao paciente nutrientes facilmente digeríveis.

A proteína do leite é absorvida pelo organismo melhor do que outros tipos de proteínas. Como as proteínas possuem imunoglobulinas eficazes no combate a infecções virais, a facilidade de absorção do leite de vaca permite que o produto seja usado no tratamento de resfriados. Além disso, leite é muito popular entre os atletas.

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

Cosmetologia

O leite é efetivamente usado na cosmetologia. Ele hidrata a pele e alivia irritações e inflamações. Para um maravilhoso efeito antienvelhecimento, você pode tomar banhos de leite, como a própria Cleópatra.

Outros

O efeito antitumoral do leite também foi comprovado, bem como sua capacidade de aumentar a expectativa de vida.

Em tenra idade, o leite de vaca geralmente se absorve bem, promove o crescimento e o desenvolvimento, fortalece a imunidade, melhora a memória e o humor. Com a idade, a capacidade de digerir o leite enfraquece, mas a exclusão completa dos alimentos tradicionais da dieta de uma pessoa idosa pode prejudicar sua saúde.

Nesse caso, recomenda-se consumir leite diluído ou sem gordura (desnatado). O leite é um produto tradicionalmente prescrito para a reabilitação de pessoas que trabalham em indústrias perigosas e é usado em nutrição médica, dietética e infantil.

Esse produto ajuda em casos de anemia, doenças renais, distúrbios do sistema nervoso e trato gastrointestinal e tuberculose. O leite com mel é uma bebida que alivia o estresse e acalma os nervos, ajudando a pessoa a dormir mais rápido.

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

  1. Os malefícios do leite de vaca

O leite não é uma cura universal para todas as doenças e, para algumas pessoas, é um produto não recomendado para consumo.

Hipolactasia

Infelizmente, a deficiência de lactase é frequentemente encontrada devido à ausência congênita da enzima lactase no corpo de algumas pessoas. Essa enzima decompõe o açúcar contido no leite (lactose).

A chamada hipolactasia é encontrada em 5 a 10% da população europeia, sendo que habitantes da Ásia, África e América do Sul são muitas vezes intolerantes à lactose e, portanto, não podem consumir leite de vaca. Em algumas regiões, a porcentagem de população com hipolactasia chega a 80-100%.

No entanto, pessoas com hipolactasia podem consumir leite sem lactose. Esse produto tem todo o açúcar removido durante o processamento. Pais de recém-nascidos também costumam enfrentar esse problema. Muitas vezes, eles têm uma leve deficiência de lactase. Nesses casos, os pediatras podem recomendar fórmulas de leite sem lactose ou suplementação com preparações enzimáticas para alimentar as crianças.

Na maioria das vezes, com a idade, a produção de todas as enzimas digestivas se normaliza e, a cada ano, as crianças conseguem consumir sem consequências cada vez mais leite de vaca e produtos derivados. Problemas com a digestão do leite podem ocorrer também em pessoas idosas, pois a produção da enzima lactase diminui com a idade.

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

Sintomas da hipolactasia

A deficiência de lactase varia de pessoa para pessoa: ela pode não causar nenhum desconforto ou levar à completa intolerância a produtos lácteos. Manifesta-se com mais frequência na forma dos seguintes sintomas:

  • diarreia,
  • intestino solto;
  • náusea,
  • vômito,
  • flatulência,
  • inchaço;
  • cólicas e dores no estômago;
  • azia.

Alergia

O leite de vaca é um forte alérgeno. A este respeito, quem sofre de alergias deve abster-se de consumir leite de vaca. Reações alérgicas como coceiras, náuseas, erupções cutâneas, inchaços e até vômitos podem ser causadas pela principal proteína no leite de vaca – a caseína.

Com digestão incompleta, essa proteína é capaz de entrar na corrente sanguínea e atuar como um antígeno que causa uma poderosa resposta imune. O resultado de tal choque pode ser não apenas o desenvolvimento de intolerância a todos os produtos lácteos, mas também o desenvolvimento do diabetes tipo I.

Pessoas com tendência a alergias devem ter cautela ao consumir leite de vaca; é sempre bom pedir orientação ao médico sobre sua dieta. A presença de uma reação patológica significa que você precisa excluir completamente da sua dieta todos os produtos lácteos. Por esse motivo, fale com um especialista.

leite de vaca saúde dieta alimentação perda de peso crianças nutrição

Galactosemia

O leite de vaca também prejudica o corpo se o metabolismo da galactose estiver fraco. Esta substância é formada pela quebra do açúcar do leite junto com a glicose e pode ser um sério fator de risco para o desenvolvimento de catarata e artrite.

A galactosemia é uma doença hereditária e requer que o leite seja completamente excluído da dieta.

Aterosclerose

Leite de vaca contém substâncias que causam aterosclerose. Por isso, não é recomendado que pessoas com 50 anos ou mais bebam leite de vaca com frequência, pois é nessa idade que aumenta o risco de desenvolver aterosclerose.

Nesse contexto, pessoas que apresentem aterosclerose, obesidade e outros distúrbios do metabolismo de gordura, não devem consumir leite com alto teor de gordura.

Fenilcetonúria

Quaisquer produtos lácteos são contraindicados para pessoas com fenilcetonúria, pois com esta doença, somente o médico pode determinar a composição da dieta, sua duração e outros aspectos da alimentação da pessoa, visto que o prognóstico da doença depende disso.

Rins

O consumo de grandes quantidades deste produto não é recomendável para pessoas com doenças renais graves devido ao alto teor de proteínas no leite.

Se experimentou o leite de vaca e não teve reações alérgicas e não houve diarreia e fezes brancas, então você não corre nenhum risco e pode consumir leite à vontade. Ao tomar regularmente este produto de origem animal, é possível melhorar significativamente sua saúde, pois os benefícios do leite de vaca são óbvios.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário