Óleo de Amendoim

Óleo Amendoim pele rosto cabelo unhas dieta saúde

Publicado em 19 de outubro de 2019 por

A terra natal dos amendoins é considerada a América do Sul. Isso é confirmado por um vaso encontrado no Peru relacionado ao período em que a América ainda não havia sido descoberta por Colombo. 

Este vaso, em forma e decorado com ornamentos dessa noz, indica que o amendoim já era valorizado naqueles tempos antigos. 

Os conquistadores espanhóis, tendo encontrado amendoins na América do Sul, decidiram que esse produto seria muito útil para eles durante suas viagens marítimas. Foi então que eles levaram o amendoim para a Europa, onde os europeus começaram a usá-lo à sua maneira.

Mais tarde, os portugueses levaram o amendoim para a África, e rapidamente apreciaram suas propriedades nutricionais e o fato de poder crescer em solos muito pobres. 

Óleo Amendoim pele rosto cabelo unhas dieta saúde

Da América para o mundo

O cultivo de amendoim contribui para o enriquecimento de solos pobres com nitrogênio. 

Publicidade

Em 1530, os portugueses levaram o amendoim para a Índia e Macau, e os espanhóis para as Filipinas. Assim, comerciantes desses países introduziram o amendoim chinês. Os chineses viram que a cultura de amendoim poderia ajudar o país a combater a fome. 

No século 18, os botânicos estudaram o amendoim, denominando-o uma ervilha, e chegaram à conclusão de que este era um excelente alimento para porcos. 

No início do século 19, teve início o cultivo industrial de amendoim na Carolina do Sul. Durante a Guerra Civil Americana, iniciada em 1861, os amendoins serviram de alimento para os soldados de ambas as partes. 

Naquela época, muitos consideravam o amendoim um alimento para os pobres, sendo que isso explica parcialmente por que os agricultores americanos não cultivavam amendoim como alimento. Além disso, até a invenção de equipamentos especiais por volta de 1900, o cultivo da planta consumia muito tempo. 

Em 1903, o químico agrícola americano George Washington Carver começou a procurar onde usar a planta de amendoim. Com o tempo, ele inventou mais de 300 produtos de amendoim, incluindo bebidas, cosméticos, corantes, medicamentos, sabão em pó, inseticidas e tinta de impressão. 

Carver também pediu aos agricultores que alternassem o cultivo de algodão, que empobrecia o solo, com o cultivo de amendoim. Naquela época, as ervas daninhas do algodão geralmente morriam devido ao gorgulho do algodão. Muitos agricultores decidiram seguir o conselho de Carver. Qual foi o resultado? O cultivo de amendoim trouxe tanto sucesso que se tornou uma importante safra comercial nos estados do sul dos EUA. Hoje em dia, existe um monumento a Carver em Dothan (Alabama).

Óleo Amendoim pele rosto cabelo unhas dieta saúde

  1. Breve descrição da planta

É uma erva anual com folhas paramorosas em caules longos e flores do tipo traça amarela brilhante. Após a polinização e a fertilização, o pedúnculo é bastante estendido e desce, aprofundando-se no solo de 8 a 10 cm e, no subsolo, um fruto de feijão se desenvolve a partir do ovário.

  1. Uso tradicional

Publicidade

O amendoim pode ser prescrito com segurança aos pacientes para melhorar seu tom e bom humor. Seu uso é indicado para pessoas enfraquecidas que estejam se recuperando de uma longa doença ou após uma cirurgia.

 O óleo de amendoim puro e como molho para salada é um saudável complemento nutricional. No entanto, não se deve esquecer que, o amendoim pode ocasionar algum ganho de peso. Portanto, não abuse. 

O óleo de amendoim, obtido através da prensagem a frio, é amplamente utilizada no tratamento de várias doenças de pele. Amendoins triturados com leite são recomendados para que as mães que estejam amamentando aumentem seu leite.

Óleo Amendoim pele rosto cabelo unhas dieta saúde

  1. Característica físicas

  • Gosto: doce
  • Cor: amarelo claro com um tom esverdeado.
  • Odor: forte, característico, de noz
  1. Composição básica

O óleo de amendoim é rico em minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro), vitaminas e ácidos graxos.

Especialmente valioso é seu teor de ácidos graxos poliinsaturados, oleico e linoleico, que têm efeitos benéficos sobre a pele, contribuindo para sua regeneração.

Os ácidos graxos saturados ajudam com problemas de pele, combatem alterações relacionadas à idade e rugas faciais. O óleo de amendoim também é rico em grupos de vitaminas A, D, B (tiamina, riboflavina) e PP (ácido nicotínico).

  1. Propriedades cosméticas

Óleo Amendoim pele rosto cabelo unhas dieta saúde

  • Para a pele do rosto e corpo

A composição do produto inclui componentes úteis para a pele: um complexo de ácidos graxos, amido, compostos proteicos, vitamina E, etc. Juntos, esses componentes melhoram qualitativamente a aparência e a condição da pele do rosto e do corpo – suavizam rugas suaves, nutrem e hidratam.

Portanto, o uso de óleo de amendoim como produto cosmético é especialmente recomendado para mulheres com pele seca e desidratada, bem como para peles maduras, a fim de evitar os primeiros sinais de envelhecimento.

A partir deste produto em casa, você pode preparar um creme para aplicar no rosto e ao redor dos olhos sem adicionar outros componentes ou, por outro lado, adicionar mais alguns componentes e usá-lo como uma máscara nutritiva.

Uma opção comum é adicionar uma pequena quantidade de óleo aos cosméticos regulares para cuidados com o rosto e corpo.

Óleo Amendoim pele rosto cabelo unhas dieta saúde

  • Para os cabelos

Graças à sua composição única e aos efeitos antibacterianos e nutricionais, o óleo de amendoim é usado há muito tempo nos cabelos, onde apresenta efeitos positivos especialmente na estrutura dos fios e no couro cabeludo.

Seu efeito é comprovado no cuidado com os cabelos tingidos: restaura sua estrutura danificada, hidrata e nutre o couro cabeludo, sem deixar resíduos gordurosos após a aplicação e protege a epiderme de danos.

O óleo de amendoim é usado como ingrediente básico ao qual você pode adicionar uma variedade de ingredientes e preparar uma máscara em casa.

Você também pode misturá-lo com xampu comum e outros produtos para os cabelos.

Devido às suas propriedades, o óleo de amendoim é amplamente utilizado para fazer:

  • Cremes para pele seca;
  • Pomadas e bálsamos para peles ásperas;
  • Ferramentas para peles finas ao redor dos olhos;
  • Cremes nutritivos;
  • Óleos de massagem;
  • Protetores solares;
  • Bálsamos pós sol;
  • Produtos anticelulite;
  • Máscaras capilares;
  • Sabão do zero.
  1. Algumas receitas caseiras

Óleo Amendoim pele rosto cabelo unhas dieta saúde

Máscara para pele seca ou com acne – hidrata, nutre, alivia a inflamação.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de óleo de amendoim
  • 1 colher de chá de nozes verdes picadas
  • purê de batatas com uma ou duas maçãs

Misture todos os ingredientes muito bem. Aplique a mistura resultante no rosto limpo por 20 a 30 minutos e depois enxágue com água morna.

Máscara anti-inflamatória (para problemas de pele)

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de amendoim
  • 4 gotas de óleo essencial de zimbro,
  • 4 gotas de óleo essencial de petitgrain
  • 2 gotas de óleo essencial de limão.

Misture bem todos os ingredientes, aplicando a mistura resultante na pele limpa por mais ou menos 15 a 20 minutos. O óleo excedente deve ser retirado com um algodão.

Óleo Amendoim pele rosto cabelo unhas dieta saúde

Máscara para peles secas, sensíveis ou envelhecidas

Ingredientes:

  • 20 gramas de óleo de amendoim
  • 5 a 7 gotas de óleo essencial (escolha entre um desses: camomila, lavanda, rosa, gerânio ou zimbro)

Aplique a mistura na pele do rosto, pescoço e decote durante a noite por 10 a 12 dias.

Máscara anti-inflamatória

Ingredientes:

  • 20 ml de óleo de amendoim
  • 20 ml de óleo de cacau derretido
  • 10 ml de óleo de jojoba
  • 2 gotas de óleo essencial de zimbro,
  • 2 gotas de óleo essencial de sândalo
  • 2 gotas de óleo essencial de limão

A mistura deve ser aplicada na pele limpa 2 vezes ao dia e não deve ser lavada. O excesso de óleo pode ser removido com uma tolha de papel umedecida.

Óleo de massagem para mãos e unhas –hidrata e nutre a pele e as unhas. Mantém a pele das mãos jovem e bonita.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de óleo de amendoim
  • 1 colher de chá de óleo de abóbora
  • 2 a 3 gotas de óleos essencial de espinheiro marítimo.

Use a mistura preparada, pré-aquecida em banho-maria a uma temperatura de 38 a 40 ° C, massageie os dedos e as unhas.

Óleo Amendoim pele rosto cabelo unhas dieta saúde

Óleo para massagem facial antienvelhecimento

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de óleo de amendoim
  • 1 colher de chá de óleo essencial de erva de São João.

* para pele seca, adicione de 3 a 5 gotas de óleo essencial de rosa,

*  Para pele com cravos, acrescente de 3 a 5 gotas de óleo essencial de bergamota ou toranja.

Misture bem todos os componentes e massageie o rosto com a mistura resultante ao longo das linhas de expressão.

Após a massagem, retire o óleo restante com um algodão. Esta massagem tem um efeito rejuvenescedor e ajuda a eliminar rugas.

  1. Na cozinha

O uso de óleo de amendoim na culinária depende de suas características. Por exemplo, o óleo não refinado tem um aroma pronunciado e é adequado para molhos de saladas, sendo usado como um dos principais ingredientes em molhos de carne, bem como na preparação de uma variedade de sobremesas – bolos caseiros adquirem um sabor e aroma sutis de nozes.

O óleo de amendoim refinado é mais frequentemente usado para fritar e cozinhar legumes.

  1. Contra indicações

O uso de óleo de amendoim tem contraindicações: ele é contraindicado para pessoas alérgicas a nozes e com asma brônquica. Deve ser consumido com cautela, por pessoas que estejam tomando coagulantes ou estejam sofrendo de gota, artrite e artrose.

Leia também:

Banhos aromáticos: como preparar corretamente banhos com óleos essenciais?

6 surpreendentes benefícios da manteiga de cacau

8 incríveis benefícios do Pistache

14 incríveis benefícios do Cobre

10 incríveis benefícios do Fósforo

5 incríveis benefícios do Óleo de Dendê

Óleo essencial de ylang-ylang

Óleo Essencial de Laranja

Aromaterapia e óleos essenciais – métodos de uso e tratamento

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário