Óleo de jojoba

óleo de jojoba cabelo pele beleza

Publicado em 26 de março de 2019 por

Um dos óleos base mais populares e caros do mundo é o óleo de jojoba, que possui propriedades calmantes absolutamente únicas. Na aromaterapia, essa cera líquida, obtida a partir das castanhas das plantas da família Simmondsiaciae, que crescem nos desertos da América do Norte, é considerada o melhor meio cosmético. Essa “sólida” reputação é confirmada por mais de mil anos de história do uso desse óleo aromático, que é verdadeiramente único em sua composição química e propriedades.

Características do Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é extraído por um método muito simples de prensagem a frio das castanhas – na verdade, ele não é exatamente um óleo, mas uma cera líquida secretada pelas castanhas, com propriedades semelhantes aos dos espermacetes.

No processo de produção, o produto retém todos os ácidos graxos e, devido ao seu alto conteúdo de vitamina E e proteínas semelhantes ao colágeno, passa da categoria dos óleos base simples para a categoria de antioxidantes e drogas anti-inflamatórias.

Uma das propriedades únicas do jojoba é sua alta resistência à oxidação: devido ao fato de nunca estragar e não perder suas propriedades ao longo do tempo, ele serve como uma base ideal para a dissolução de óleos essenciais.

Embora seja possível usar o concentrado de óleo de jojoba, é melhor usá-lo na forma de uma solução a 10%, misturando-o com qualquer outro óleo vegetal.

Publicidade

Este óleo tem um cheiro muito leve, quase imperceptível, uma cor dourada brilhante e altera suas características físicas no frio, engrossando e transformando-se em uma pasta de cera e voltando ao estado (relativamente) líquido no calor.

O óleo de jojoba é talvez o único óleo base que, após a aplicação, não deixa um brilho oleoso na pele e – o que é ainda mais surpreendente – no cabelo. Adicionalmente, esse precioso óleo forma uma camada protetora suficientemente forte na pele.

Não é à toa que é usado com mais frequência para cosméticos do que para massagens ou aplicações, porque penetra na pele muito rapidamente.

óleo de jojoba cabelo pele beleza

Uso na cosmetologia

As propriedades cosméticas benéficas do óleo de jojoba são quase infinitas: ele é adequado para cuidados básicos e especializados com a pele do rosto, área do colo e pescoço, hidrata e nutre a pele, restaura a pele danificada e remove irritações, vermelhidão e inflamação de várias etimologias.

O óleo de jojoba também é usado para cuidar da delicada pele ao redor dos olhos, que exige atenção especial, incluindo para a preparação de aplicações vitamínicas na pele sensível desta área. Ele também pode ser usado como base para máscaras.

Este óleo básico é eficaz ao tratar danos causados aos lábios pelo ar frio, incluindo erupções cutâneas e rachaduras. É frequentemente usado como base para produtos de cuidados higiênicos e emolientes para os lábios.

Uma vez que conta com características anti-inflamatórias e estimula a regeneração da pele, este óleo cura rachaduras, cortes, lesões, irritações e dermatites, além de ser eficaz como parte de produtos para o tratamento de celulites e eliminação de estrias.

Publicidade

Além de todas essas vantagens, o óleo de jojoba também pode ser usado para qualquer tipo de pele – seca, oleosa ou normal, com ou sem defeitos, nas áreas problemáticas e em qualquer idade.

óleo de jojoba cabelo pele beleza

Uso para cuidado dos cabelos

No cuidado dos cabelos, o óleo base de jojoba ajuda a proteger e restaurar a estrutura capilar, devolve sua força natural, volume, elasticidade e brilho. Uma das qualidades benéficas deste óleo é seu efeito anti-estático.

Apesar do óleo de jojoba cobrir o cabelo com um filme fino, devido à sua propriedade única, ele é ideal não só para cabelos muito secos ou extremamente quebradiços, mas também para cabelos oleosos, que se sujam rapidamente.

Ao limpar os poros, o óleo de jojoba não apenas elimina a oleosidade excessiva, mas também os vestígios de produtos para cuidado dos cabelos. Portanto, na maioria das vezes, esse óleo é usado na produção de bálsamos e máscaras para cabelos coloridos.

Dosagem

É bastante fácil usar o óleo de jojoba:

  • Para enriquecer loções e cremes, até 15% desse óleo aromático é adicionado às composições.
  • Para cuidados diários com a pele após a limpeza ou barbear, deve ser utilizado como creme em forma pura e diluída ou como parte de uma mistura com outros óleos base em partes iguais (azeite de oliva, óleo de abacate, sementes de damasco) e também com 1 gota de óleo de laranja ou limão (para cada 2 colheres de sopa).
  • Para um efeito mais direcionado, a cada 1 colher de sopa do óleo base de jojoba, adicione 1-2 gotas de outros óleos aromáticos. Para a pele inflamada ou escamosa, é melhor usar óleo de lavanda, ao passo que para pele envelhecida, o ideal é o óleo essencial de patchouli e para pele problemática, o óleo de árvore do chá.
  • Para a pele ao redor dos olhos, é melhor adicionar ao óleo de jojoba uma gota do óleo de erva-doce e óleo de hortelã. Para o cuidado dos lábios, use hortelã-pimenta e erva-cidreira.
  • Propriedades exclusivas que ajudam a remover as estrias aparecem em combinação com óleos de abacate, lavanda, hortelã, alecrim e laranja.
  • Para cuidar do seu cabelo (xampu ou bálsamo), adicione até 5 gotas de óleo de jojoba ao seu produto diário (xampu ou bálsamo). Com uma perda de cabelo, use uma máscara à base de jojoba com uma gota de eucalipto e óleo refrescante de sálvia; e com aumento da fragilidade e secura das pontas, use o óleo de Ylang Ylang e laranja. Nesse caso, a composição é aplicada ao pente e posteriormente no cabelo ao penteá-lo.
  • O óleo aromático de jojoba também é usado como base para massagens, aplicações, compressas e para lubrificação da pele com várias lesões.
Leia também:

Banhos aromáticos: como preparar corretamente banhos com óleos essenciais?

Óleo essencial de jasmim

Usos do óleo essencial de cedro

Óleos essenciais úteis para o cabelo

Óleos essenciais com propriedades antioxidantes

Tudo sobre o óleo essencial de orégano

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário