Óleo Essencial de Laranja

Publicado em 2 de outubro de 2019 por

O doce, leve e ligeiramente ácido óleo essencial de laranja, com seu rico aroma com “tons de verão” é um dos principais óleos cosméticos. Sempre evocando um humor festivo, esse óleo pertence ao grupo dos mais baratos óleos essenciais e conta com várias outras vantagens que conheceremos no artigo a seguir. Fique ligado!

  1. Características do óleo essencial de laranja

O óleo essencial de laranja é obtido através do processo de prensagem a seco da casca do fruto (folhas e flores são empregues na obtenção de outros óleos – Petigrain e Neroli). Óleos com origem em Nova Guiné ou Espanha são considerados os melhores, sendo que produtos obtidos nas Américas e no Brasil são menos valiosos, pois nesses últimos, a produção de óleo essencial de laranja é frequentemente combinada à produção de suco de laranja.

Esse óleo essencial, externamente, é um líquido relativamente fluido que sempre deixa traços amarelos de laranja (fruta) em roupas ou tecidos em geral, isso porque as cores e pigmentos das raspas da laranja também acabam no óleo por meio da destilação.

Quase todos os óleos essenciais de laranja contêm componentes antioxidantes – esse é um dos óleos com mais rápida ação antioxidante, sendo que dessa forma, necessita de aditivos para armazenamentos de longo termo.

É muito comum fazer a distinção entre duas subespécies dentre os óleos essenciais de laranja – óleos doces e amargos, que diferem não apenas em sua composição, mas também em seu cheiro: o óleo de laranja amarga tem um aroma mais sutil e refinado.

Publicidade

O aroma do óleo essencial de laranja se mistura com a vasta maioria de óleos essenciais (e misturas) existentes. Todos os óleos cítricos e de árvores, bem como óleos essenciais tais como o de gerânio, rosas, ilangue-ilangue, zimbro, jasmim, canela, noz-moscada, camomila, orégano e sálvia, coentro e sálvia, são considerados sabores complementares para o óleo essencial de laranja. Um parceiro ideal para esse último é o óleo essencial de lavanda, pois reforça e complementa seu efeito calmante.

A utilização do óleo essencial de laranja se dá por suas propriedades anti-inflamatórias, suavizantes, tônicas, regeneradoras, imunoestimulantes, antissépticas e relaxantes.

  1. Impacto na Esfera Emocional

O aroma do óleo essencial de laranja é psicologicamente “quente”, aconchegante e suave, e por conta disso, melhora o humor e o estado emocional, alivia sintomas da fadiga e ansiedade e ajuda a lidar com problemas como distúrbios do sono, desconfortos internos, ansiedade, nervosismo e tristeza.

Esse produto ajuda também a combater a depressão e aliviar o estresse e todas as doenças ocasionadas por esse mal.

  1. Propriedades Curativas

Para propósitos médicos, o óleo essencial de laranja é usado para tratar sangramentos e inflamações na cavidade oral, bem como celulite e obesidade, edemas e retenção de líquidos, não parando por aí: ele auxilia também no tratamento de desordens de circulação sanguínea e doenças respiratórias.

Esse produto aumenta a imunidade e conta com boas propriedades antissépticas, o que o faz perfeito no combate a resfriados e tratamentos de infecções no trato respiratório superior.

Além disso, o óleo essencial de laranja é muito útil ao trato gastrointestinal, uma vez que normaliza o estômago de uma forma geral, ajuda na eliminação de toxinas e aumenta o apetite.

Publicidade

Tem também efeitos diuréticos. Dito isso, fica claro o porquê de este óleo ser usado na prevenção de pedras na vesícula e combate a intoxicações e constipações.

Adicionalmente, o óleo essencial de laranja é capaz de prevenir e tratar doenças do sistema cardiovascular, onde atua melhorando a circulação sanguínea e normalizando a pressão, bem como limpando o sangue e reduzindo o colesterol no corpo.

O efeito terapêutico do uso do óleo essencial de laranja se manifesta também no relaxamento muscular, das juntas, de dores associadas à menstruação, neuralgia e dores de cabeças.

  1. Usos na Cosmetologia

Devido ao fato de ter se provado um excelente restaurador para todos os tipos de pele, o óleo essencial de laranja é majoritariamente empregado na área de cosmetologia, onde é utilizado também para tratamentos capilares.

Dito isso, algumas das vantagens do óleo essencial de laranja incluem sua capacidade de normalizar a oleosidade do rosto, tornar a pele mais elástica e macia, combater rugas e aliviar tensões musculares frequentes.

O produto também remove toxinas da epiderme, o que, por sua vez, ajuda no combate à celulite, suaviza o ressecamento e rachaduras na pele e clareia manchas associadas à idade.

Ainda falando sobre cuidados com a pele, o óleo essencial de laranja possui um efeito muito positivo sobre peles secas e tem propriedades tonificantes.

Cremes e emulsões cosméticas enriquecidos com óleo de laranja ajudam a restaurar a elasticidade da epiderme e reduzir rugas, sendo usados também como agentes fortificantes, clareadores e protetores.

O óleo é conhecido também por ajudar pessoas com poros dilatados e cicatrizes de acne. Em relação aos cabelos, ajuda no combate à caspa e ressecamento excessivo.

À parte de tudo isso, o óleo essencial de laranja auxilia também no combate a problemas na cavidade oral, eczemas, psoríase e outros tipos de dermatite.

  1. Uso Doméstico

Em adição ao seu efeito cosmético, o aroma do óleo essencial de laranja conta com outra propriedade muito útil: elimina odores desagradáveis em casa ao mesmo tempo em que desinfeta o ar.

A dose padrão para um cômodo com 20 metros quadrados é de 5 gotas de óleo, que podem ser diluídas em água ou simplesmente adicionada a outros produtos.

  1. Contraindicações e Dosagens

Antes de usar o óleo essencial de laranja, é muito importante conduzir um teste de sensibilidade – basta aplicar uma gota do óleo à delicada pele atrás da orelha ou do antebraço e observar por algumas horas.

Vale ressaltar também que este óleo pertence ao grupo dos óleos com propriedades de fototoxicidade, de forma que deve ser aplicado com cuidado em dias ensolarados, pois pode ocasionar manchas e queimaduras.

Para aqueles de pele sensível, o uso prologando em grandes quantidades pode levar a irritações e aumentar a foto sensibilidade.

Em relação a mulheres grávidas, todo cuidado é pouco. Pessoas que sofram de condições como epilepsia, alergias a frutos cítricos, hipotensão e pedras na vesícula também devem se atentar e consultar um médico antes de utilizar esse produto. Quando ingerido, o óleo essencial de laranja pode aumentar o apetite.

Note também que:

  • A dosagem padrão para melhorar a qualidade de cosméticos (cremes, tônicos, mousses e loções) é de 5 gotas de óleo essencial para cada 15 gramas de base cosmética. As formulações resultantes são melhores para peles normais, sensíveis ou secas, ao passo que para peles oleosas, o melhor é preparar uma mistura de óleo essencial de laranja com niaouli e zimbro (numa base de 2:1:1) como um aditivo.
  • A mesma dose – 5 gotas de óleo essencial de óleo – pode ser utilizada em banhos aromáticos relaxantes e restauradores (dissolva o óleo essencial em mel ou leite).
  • Para enxágues ou compressas, é necessário aplicar o óleo com mais cautela – não mais que uma gota por copo d’água.
  • Para uso interno, adicione uma gota de óleo essencial de laranja a um copo de chá ou suco. NÃO TOME MAIS DE DUAS VEZES NO MESMO DIA.
  • Como suplemento dietético, o óleo essencial de laranja pode ser utilizado na preparação de bebidas e molhos.
  • Para aplicações nas gengivas, deve ser misturado com óleo vegetal numa proporção de 1:1. Para uso oral regular, uma gota de óleo essencial de laranja em um copo de água morna é o suficiente. Deve ser enxaguado.
  • Para inalações, use de duas a três gotas de óleo essencial de laranja para 200 ml de água. A duração do procedimento deve ser de 5 a 7 minutos.
  • É possível também adicionar óleo essencial de laranja a bebidas – alcoólicas e não-alcoólicas.
  • Em banhos ou saunas, 3 gotas para cada 10g de água são o suficiente.
  • Para massagens, use de seis a dez gotas para cada 10g de óleo base.

Leia também:

Aromaterapia e óleos essenciais – métodos de uso e tratamento

Aromaterapia para animais

Óleo essencial de olíbano: uso, propriedades e composição

O poder das ervas e plantas mágicas

Azeite de oliva como óleo base

Óleo de calêndula

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário