Como aumentar a imunidade de maneira rápida e eficiente

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

Publicado em 13 de agosto de 2020 por

Sonolência, mau humor ou uma leve depressão podem surgir mesmo quando está tudo bem, tanto com a saúde como na vida em geral. De onde vem isso, então? A fadiga pode ser uma consequência da imunidade fraca. Insônia e falta de sono, excesso de trabalho, sedentarismo e muitos outros fatores contribuem para enfraquecimento do corpo.

No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre as causas da diminuição da imunidade e maneiras de aumentá-la, incluindo as da medicina popular. Depois, falaremos sobre meios de prevenção que vão garantir um corpo mais saudável.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

Causas da baixa imunidade

Antes de mais nada, é preciso saber o que é imunidade.

A função protetora do corpo, destinada a resistir a ameaças externas (bactérias, vírus, microrganismos) e internas (infecção de suas próprias células), é chamada de sistema imunológico ou imunidade.

Durante a estação fria, o corpo imunizado lida facilmente com a causa raiz de resfriados e gripes comuns, já que a imunidade nesse período permanece bastante forte. Se leva um estilo de vida ativo, com exercícios frequentes e banhos gelados, você terá menos chance de ficar doente.

Publicidade

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

Quais são as principais razões para o declínio da proteção corporal?

Alimentação inadequada: lanches frequentes, fast-food, falta de vegetais e frutas na dieta, mais cedo ou mais tarde, enfraquecem o sistema imunológico, uma vez que este último não recebe as vitaminas e minerais necessários.

Outros fatores incluem:

  • Atividades físicas em excesso ou sedentarismo.
  • Falta de sono que resulta em neurose e irritação – se você dorme menos de sete horas por dia, acorda e adormece em momentos diferentes, é mais provável que comece a se cansar e a sucumbir à depressão.
  • Maus hábitos como cigarro e álcool levam à diminuição da imunidade.
  • Ambiente poluído.

Agora, voltemos à pergunta: como fortalecer a imunidade em casa? Para começar, elimine as possíveis causas da diminuição da defesa corporal: normalize sua nutrição, o sono e inclua atividades físicas em sua rotina e você sentirá como seu humor melhora. Se houver a oportunidade e vontade, abandone o cigarro e o álcool ou reduza seu consumo ao mínimo.

O próximo passo inclui exercícios especiais, que podem ser qualquer atividade diária. Exercícios físicos, ioga ou corrida o tornarão mais resistente.

Você vai começar a demorar menos para acordar pela manhã. Adicione a esta lista banhos com água gelada ou natação, e o corpo começará a ficar mais resistente e suportar aos efeitos externos de vírus e resfriados.

O principal, como em qualquer coisa, é moderar seus procedimentos, pois os excessos podem afetar negativamente a condição geral.

Se não houver contraindicações para altas temperaturas, sinta-se à vontade para ir à sauna! O complexo de procedimentos de banho melhora a circulação sanguínea, reduz o risco de doenças infecciosas, acelera o crescimento de imunoglobulinas e remove toxinas do corpo.

Publicidade

Beba mais de um litro de água limpa diariamente: a água pura (não chá, café ou suco!) regula o metabolismo e remove seus produtos do corpo.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

 Como entender que o corpo está enfraquecido?

A primeira coisa a qual você deve prestar atenção é a mudanças repentinas no corpo e no bem-estar.

Se você começar a perceber que está se cansando mais rápido do que o normal ou se irrita com mais frequência, está sentindo os primeiros sinais de sintomas de resfriado ou alergia, compre imediatamente um complexo vitamínico e analise seu sono e dieta.

Se você achar que algo está faltando em sua dieta ou que você dorme menos de sete horas por dia, faça ajustes relevantes o mais rápido possível.

O uso frequente de antibióticos, fatores genéticos, estresse e poluição ambiental também enfraquecem o corpo e afetam adversamente o sistema imunológico.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

Como fortalecer a imunidade com remédios populares

Um dos remédios mais populares para a imunidade é a raiz de gengibre – o gengibre ralado é misturado a mel, suco de limão e damascos secos. Algumas colheres de sopa do produto devem ser ingeridas por dia.

Entre os temperos, destacam-se açafrão, louro e pimenta, que não apenas acrescentam sabor ao seu prato, mas também são uma medida preventiva que mantém a imunidade.

Não devemos esquecer o alho e a cebola, que são capazes de colocar uma pessoa em pé em pouco tempo. Seus óleos voláteis e essenciais bloqueiam a entrada de vírus e micróbios na nasofaringe, desinfetando o corpo.

O suco de aloe contém uma série de vitaminas dos grupos B, C, E e aminoácidos que o corpo precisa para um bom metabolismo.

O suco fica melhor quando misturado com mel na proporção de 50/50, pois, caso contrário, fica muito amargo. Infelizmente, todas as substâncias úteis nele duram apenas um dia, por isso é melhor prepará-lo imediatamente antes do consumo.

Para bloquear uma das razões da diminuição da imunidade – o estresse – você pode usar decocções e calmantes. Eles não têm um efeito imunoestimulante, mas ajudarão você a se acalmar e a olhar para a situação de maneira mais leve.

Depois de consultar um médico, você pode começar a usar ervas medicinais: Echinacea purpurea, ginseng, dente de leão, alcaçuz, erva de São João e outros.

As ervas melhoram a memória, a circulação sanguínea, aumentam a eficiência dos sistemas do corpo, tonificam e acalmam. A consulta é necessária porque muitas ervas contêm toxinas, o que pode levar ao resultado oposto do desejado.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

Produtos que aumentam a imunidade

Aumentar a imunidade com remédios populares é bom no estágio de prevenção. Também nesta fase, o uso de certos alimentos será muito benéfico para a saúde em geral.

Abaixo, veremos quais deles valem a pena manter em sua mesa diariamente.

1.       Mel

Não é atoa que este produto seja tão popular para curar doenças de inverno. O mel contém várias vitaminas dos grupos A, B, C, E, K e ácido fólico. Mas sua principal vantagem é o conteúdo de flavonoides – substâncias que afetam a atividade de enzimas no corpo.

É importante lembrar penas que o mel deve ser natural, não artificial. Compre com cuidado e somente em locais confiáveis.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

2.       Castanhas

Os ácidos graxos ômega-3, que, infelizmente, não são produzidos pelo organismo, mas são necessários para o seu funcionamento, são encontrados em castanhas ou em misturas de castanhas com frutas secas.

Proteínas vegetais contidas nas castanhas são semelhantes às proteínas da carne, mas sem as toxinas que prejudicam o corpo. Pelo contrário: o produto remove toxinas já acumuladas.

Minerais úteis como potássio, magnésio, cálcio e fósforo se tornarão um sério apoio para a imunidade, mas é importante que haja o consumo diário de castanhas.

Vale acrescentar que esse produto elimina placas dos vasos, aumenta a resistência contra doenças cardíacas, reduz o risco de derrame e aterosclerose e, além de tudo isso, é saboroso.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

3.       Produtos lácteos

Para aumentar a imunidade, é melhor usar leite fermentado, kefir ou acidofilina. A presença de probióticos nesses produtos melhora o processo de digestão e ajuda a eliminar substâncias nocivas do corpo. É melhor consumir produtos lácteos à noite ou no início da manhã com o estômago vazio.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

4.       Bagas: aronia melanocarpa, uva passa, uva

As aronias melhoram o estado do sistema endócrino, aumentam a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo o colesterol e enriquecendo o corpo com um grande número de vitaminas e microelementos. É possível utilizá-las na forma de bagas frescas, folhas e tinturas.

Passas têm um efeito positivo no tratamento de tosses, corizas e bronquites. A dosagem recomendada é de 200 gramas por dia – ou, pelo menos, nunca menos de 50 gramas. Para melhorar o funcionamento do coração e dos pulmões, um punhado de passas pode ser embebido em água fria, deixado durante a noite e consumido imediatamente após acordar.

As uvas reduzem o risco de coágulos sanguíneos, contribuem para o bom funcionamento do sistema cardiovascular, aumentam a taxa de hemoglobina, limpam o sangue e melhoram a função hepática.

Você pode comprar todos os itens acima em qualquer supermercado, o que torna esse método de prevenção acessível e rápido.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

Medicamentos para fortalecer a imunidade

Se remédios ou produtos populares já não bastam para manter a imunidade, ou se você precisar agir rapidamente, recorra à farmacologia. Quais são os medicamentos bons que aumentam a imunidade?

  1. Infusões de ervas medicinais são a primeira coisa a que você deve prestar atenção. Elas mobilizam linfócitos T, contribuem para a rápida destruição de microorganismos nocivos, são baratas e estão disponíveis nas farmácias.
  2. Enzimas de bactérias. A utilização desses medicamentos gera um efeito vacinal que ativa os linfócitos T e B, bem como imunoglobulinas IgA. O uso desses medicamentos aumenta a eficácia e reduz a duração do tratamento, tornando possível uma recuperação sem recorrer e antibióticos.
  3. Medicamentos que aumentam a imunidade.
  4. Bioestimulantes são produtos de origem biológica que visam aumentar a resistência do sistema imunológico.
  5. Medicamentos hormonais.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

Vitaminas para fortalecer a imunidade

Para fortalecer a imunidade, você precisa receber as seguintes vitaminas:

  1. Vitamina A ou retinol. Uma das vitaminas mais importantes que contribui para o funcionamento normal dos órgãos da visão, do sistema circulatório e cardiovascular. Afeta favoravelmente o estado geral de imunidade.
  2. Ácido ascórbico ou vitamina C. Contribui para a destruição de microrganismos nocivos, melhora o metabolismo e remove substâncias nocivas.
  3. Vitamina B. Desempenha um papel importante nos processos bioquímicos, aumenta a resistência. Este grupo de vitaminas é muito bom para o período após cirurgias ou em caso de estresses frequentes.
  4. Vitamina E. Desenvolve anticorpos especiais para resistir aos vírus.
  5. Vitamina D. Contribui para o crescimento dos ossos, tornando-os mais fortes. É produzida pela pele exposta à luz solar. Aqueles que moram em regiões com poucos dias ensolarados podem comer peixe, carne, queijo tipo cottage, queijo branco e ovos para reabastecer as reservas desta vitamina.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

Como aumentar a imunidade de forma rápida

Vamos elaborar um plano de ação para quando você acha que está com imunidade baixa.

  1. Avalie as possíveis causas disso.
  2. Comece imediatamente a comer frutas e legumes frescos ou tudo o que foi descrito anteriormente.
  3. Vá à farmácia e consulte um farmacêutico. Compre um complexo vitamínico.
  4. A partir de hoje, vá para a cama e acorde sempre no mesmo horário, mesmo que seja difícil. Logo o corpo se acostumará e você se sentirá melhor.
  5. Faça exercícios, ioga ou corrida todas as manhãs ou em dias alternados.
  6. Se possível, visite a piscina pelo menos uma vez por semana ou tome banho gelado.
  7. Vá a sauna duas vezes por mês ou mais para remover as toxinas do corpo.

Se depois de um tempo você ainda se sentir fraco e sonolento, o motivo deve ser outro. Um deles pode ser poluição ambiental ou situação ecológica desfavorável em sua área. Nesse caso, nutrição e sono adequados não serão suficientes.

imunidade saúde dieta alimentação proteção corpo

Existem várias opções para mudar a situação.:

  • compre um filtro de água. Dessa forma, a água será sempre fresca e limpa;
  • instale um purificador de ar na sala ou, melhor ainda, um purificador com função de umidificador: ele livrará você dos alérgenos vindos da rua, automática e silenciosamente manterá o nível ideal de limpeza e temperatura do ar;
  • passe o pano úmido com mais frequência para limpar a casa da poeira.

Se depois de todos os procedimentos você ainda achar difícil de levantar pela manha e ainda se sentir cansado o dia todo, consulte um médico, pois é possível que uma diminuição da imunidade seja causada por uma doença ou cirurgia recente.

Não espere até que precise tomar medidas para aumentar sua imunidade. Prevenção, sono e nutrição saudáveis, exercícios moderados ao ar livre e descanso adequado o deixarão cheio de energia e bem-estar, o que certamente afetará a qualidade do seu trabalho, memória, capacidades cognitivas e da vida em geral.

Leia tambem:

7 surpreendentes benefícios da Bardana

Suco de babosa, um forte bioestimulante natural: seis receitas para terapia intensiva de vitaminas

Antioxidantes

Óleos essenciais curativos

9 benefícios da grama de cevada para a saúde

Cromo: o que é e para que nosso corpo o usa

Espinafre, o rei dos vegetais


 

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário