9 surpreendentes benefícios do maracujá para a saúde

Publicado em 23 de julho de 2017 por

O maracujá é uma fruta intrigante e misteriosa que possui vários surpreendentes benefícios para a saúde. Alguns desses benefícios incluem sua habilidade de prevenir o crescimento do câncer, de estimular a digestão, melhorar a função imune, a visão, a saúde da pele, regular o equilíbrio de fluídos no corpo, reduzir a pressão sanguínea, aumentar a circulação e melhorar a densidade óssea. Além disso, ele diminui sinais de envelhecimento precoce e inflamações, melhora problemas de sono e elimina asma.

Existem mais de 500 variedades de maracujá, e suas aparências mudam conforme a espécie. Em termos de cor, eles geralmente se apresentam amarelo ou roxo-escuro e se parecem com toranjas. O interior é farto de polpa, que é suculenta e firme e apresenta abundância de sementes.

  Valor nutricional do maracujá

A longa lista de benefícios à saúde são comumente atribuidas a seu alto conteúdo de nutrientes, vitaminas e minerais, que inclui antioxidantes, favlonóides, Vitamina A e C, riboflavina, niacina, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, fibra e proteína. A porcentagem de muitas vitaminas e minerais é incrivelmente alta.

Benefícios dos maracujá à saúde

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

 Sistema imune: o maracujá possui propriedades de fortalecimento do sistema imune que são devidas a suas altas taxas de Vitamina C, caroteno e criptoxantina. Na verdade, uma única porção possui mais de 100% do total de Vitamina C requerido pelo corpo diariamente. Todas essas vitaminas agem como antioxidantes, que eliminam os radicais livres do corpo e os neutralizam antes que eles possam causar qualquer dano aos sistemas do corpo e resultar em condições como câncer, doenças cardíacas ou envelhecimento precoce. Além disso, a Vitamina C estimula a atividade das células brancas do sangue e todo o sistema imune, protegendo o corpo de todos os tipos de doenças.

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

Publicidade

Prevenção do câncer: o maracujá é uma importante fonte de agentes anti-cancerígenos. Os antioxidantes presentes em sua composição eliminam os radicais livres, que são conhecidos por mutar o DNA de células saudáveis em células cancerígenas. A fruta também possui componentes fenólicos, flavonóides e Vitamina A, que podem ser relacionados à propriedades anti-cancerígenas, particularmente em termos de câncer oral e de pulmão.

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

 Conteúdo de Vitamina A: além de suas qualidades que protegem contra o câncer, a Vitamina A é também relacionada à benefícios aos olhos, incluindo a prevenção de degeneração macular, cataratas e cegueira noturna. Além disso, o alto conteúdo de antioxidantes presente no maracujá não apenas reduz sinais de envelhecimento precoce, como também melhora promove o próprio funcionamento de membranas pelo corpo, incluindo a pele, o que a mantém hidratada e brilhante.

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

 Saúde digestiva: o maracujá é uma rica fonte de fibras, e uma única porção provê aproximadamente 98% da necessidade diária do corpo humano. As fibras são componentes essenciais para uma dieta saudável, já que é a substância que facilita a digestão e a regulação dos movimentos intestinais. A fruta é uma ótima fonte de fibras solúveis, que agem como laxantes naturais, movendo o alimento pelo trato digestivo e reduzindo o tempo de exposição do cólon a quaisquer toxinas. Isso reduz significativamente os sinais de constipação, pois regula os movimentos do intestino, remove o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos e previne condições gastrointestinais como o câncer colorretal.

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

 Pressão sanguínea: uma porção de maracujá satsfaz ¼ da quantidade diária de potássio do corpo. O potássio é um mineral vital no corpo humano por numerosas razões, uma das mais notáveis é sua capacidade vasodilatadora. Isso relaxa a tensão nos vasos sanguíneos e promove maior fluxo sanguíneo. Ademais, o potássio é necessário para manter o equilíbrio de fluídos nas células do corpo. O movimento entre as membranas é frequentemente permitido apenas por porntes de potássio, logo, quantidades ideais de potássio são de extrema importância.

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

Publicidade

 Melhor circulação: quando combinado às propriedades vasodilatadoras do potássio, o conteúdo de ferro e cobre do maracujá pode dar impacto. O ferro e o cobre são componentes essenciais para a produção das células vermelhas do sangue, uma vez que a contagem de RBC aumenta e os vasos são dilatados, o sangue saudável e oxigenado pode fluir livremente para áreas necessárias do corpo, estimulando a atividade metabólica em todos os sistemas de órgãos e aumentando a produtividade e eficiência.

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

 Saúde óssea e densidade mineral: já que o maracujá é uma rica fonte de minerais como o ferro, cobre, magnésio e fósforo, ele é muito importante no aumento de densidade e força óssea. Alguns desses minerais são partes integrais na criação de matéria óssea, de fortalecimento dessa matéria e aceleramento de reparo. Isso pode significar a eliminação, prevenção ou alívio de sintomas da osteoporose e dores e inflamações que ocorrem com a deterioração dos ossos relacionada à idade ou atividades.

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

Insônia: um dos componentes mais buscados nos maracujás é um alcalóide medicinal, que funciona como um sedativo. Esse componente tem sido conectado à redução de insônia e outros distúrbios do sono, assim como ansiedade nervosa.

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

Condições respiratórias e asma: estudos recentes mostram que a combinação de vários extratos da casca do maracujá roxo cria uma mistura de bioflavonóides, que possui efeitos expectorantes, sedativos e suavizantes no sistema respiratório. Isso tem sido positivamente conectado à redução de crises de asma, chiado e tosse convulsa.

Maracujá roxo. vivernatural.com.br

 Nota: não há riscos inerentes em comer maracuja, sua riqueza em nutrientes e benefícios à saúde tomam conta de quase tudo. Contudo, muitas das calorias da fruta vem de açúcares, logo, pessoas com diabetes devem ser cuidadosas com a ingestão da fruta e consultar um médico para que dúvidas sobre o consumo sejam sanadas.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário