Erva-carapau ou salgueirinha

erva-carapau salgueirinha, saúde, proteção, magia

Publicado em 9 de setembro de 2019 por

A erva-carapau é conhecida também como salgueirinha, salicária ou salgueirinha-roxa.

As folhas desta planta são alongadas e afiadas nas pontas e crescem em cachos de três. As flores da erva-carapau são pequenas, geralmente com 6 pétalas, de cor vermelha ou carmesim brilhante, crescem em todo o talo como uma espigueta. O fruto da flor tem um “ovário” que lembra uma caixa onde as sementes são encontradas. Esta planta floresce em meados de junho a agosto, e as frutas começam a aparecer já em agosto.

Nos mitos pagãos, acredita-se que a própria deusa Lada chorou sobre essas flores vendo como o povo eslavo estava sofrendo.

Propriedades mágicas da erva-carapau

erva-carapau salgueirinha, saúde, proteção, magia

Antigos herbologistas acreditavam que esta erva detinha poderes mágicos graças aos quais ela podia salvar as pessoas de todos os espíritos malignos (como Kikimoras e Domovoys, ), assim como abrir o caminho para um tesouro, mesmo que esses espíritos o protejam.

Em tempos antigos, acreditava-se que a erva-carapau podia fazer os espíritos malignos chorarem e exorcizá-los: bastava cortar uma cruz a partir da raiz da erva, levar essa cruz para igreja e depois carregá-la sempre. Apenas a raiz e as flores da erva-carapau possuem poderes mágicos.

Publicidade

Todos os caçadores de tesouros tinham essa erva: ela prometia boa sorte em seus empreendimentos, que nem sempre trazia resultado. A raiz era usada também em combinação com outras ervas, pois a erva-carapau aumentava suas propriedades curativas. Além disso, era usada para fazer remédios para os corcundas, pois retardava o crescimento da corcova, bem como para pessoas de baixa estatura para que crescessem mais.

Curandeiros comumente alimentavam o gado “inquieto” com essa erva e recomendavam que as pessoas levassem-na junto a si ao ir para lugares inóspitos como pântanos, pois acreditavam que a erva expulsaria maus espíritos e evitaria que elas ficassem perdidas.

Quando colocada debaixo do travesseiro, era usada para tratar insônia.

Quando a umidade do ar é alta, a água é liberada pelas folhas, escorrendo na forma de gotículas, sendo que, de acordo com superstições folclóricas, esse é um prenúncio de chuva.

erva-carapau salgueirinha, saúde, proteção, magia

Ao colher essa erva, você pode recitar o seguinte feitiço:

“Carapau, carapau, você chorou por um longo tempo,

Seu suco é mágico, fresco pingado,

Publicidade

Seu espírito protetor assustou o mal

Você expulsou os demônios de casa.

Você faz espíritos malignos chorarem,

Você reprime forças malignas.

Afunde todos os maliciosos em lágrimas,

Cure-me, o escravo(a) de Deus (nome) com a cura da água.

Não deixe que o mal se sente sobre mim.

Não deixe a força do mal entrar em minha casa ou alma,

nem no meu corpo.

Para sempre”.

erva-carapau salgueirinha, saúde, proteção, magia

Um antigo livro russo de ervas chama a erva-carapau de mãe de todas as ervas:

“Mãe de Deus chorou

A Virgem chorou

E usou a erva-carapau para secar as lagrimas,

Portanto, a erva-carapau é a mãe de todas as ervas…”

Existe também uma outra interpretação:

“Mãe mais pura de Deus

Chorou pelo amor do seu filho,

Pelo seu filho ela chorou,

E derramou lágrimas puras na terra,

E daquelas lágrimas mais puras

A erva-carapau nasceu, a mãe de todas as ervas”



Ela é mencionada também em feitiços como um meio de conseguir riquezas e ganhar poderes sobre os espíritos: “Existe uma erva chamada carapau, cresce perto de rios e lagos, alta como cânhamo, da cor púrpura… Suas flores são como uma tocha. De manha, ela chora com lágrimas brilhantes”. Além disso, dos rizomas lignificadas desta planta eram feitas cruzes vestíveis que protegiam guerreiros de feridas de facas e balas.

Antigamente, a planta também era usada para pôr as crianças que choravam para dormir: a erva era colocada sob o lençol na cama da criança, e a mesma rapidamente adormecia. O latim do gênero da planta, Lythrum, vem do grego e significa “sangue coagulado derramado”, que indubitavelmente indica as propriedades hemostáticas desta planta.

erva-carapau salgueirinha, saúde, proteção, magia

Coleta e preparação de erva-carapau

A melhor época para coletar erva-carapau é durante a sua floração, imediatamente no alvorecer da manhã. A parte superior da planta deve ser cortada e seca em uma sala escura (preferencialmente em sótãos).

Após a secagem, as matérias-primas são amassadas transformadas em pó e armazenadas em sacos de papel. As raízes dessa planta podem ser retiradas do solo até o final de setembro ou início de outubro.

Outras ervas aumentam suas propriedades mágicas e curativas, se forem colhidas na presença da erva-carapau. Ao coletar ervas medicinais, pessoas que entendem disso sempre devem levar erva-carapau com elas. Ao secar as ervas, a erva-carapau é sempre colocada junto com outras ervas, pois livra as outras ervas de maus espíritos e lhes dá uma energia especial.

Propriedades curativas

A erva-carapau provou-se eficaz no tratamento de epilepsia, doenças nervosas, depressão e esquizofrenia. A erva também trata as consequências da insuficiência venosa, radiação e aracnoidite (inclusive cístico). A planta possui propriedades diaforéticas, adstringentes, analgésicas, anticonvulsivas, cicatrizantes, hemostáticas, tônicas e fortificantes.

A infusão da erva e de suas flores é usada externamente para o tratamento de eczemas e outras doenças. Caldos de erva-carapau são usados como diurético, e tomados em casos de sangramentos uterinos.

A erva-carapau é usada também para reumatismos, dores de cabeça, resfriados, tosse, diarreia (disenteria) e hemorroidas. Além disso, ela é eficaz na infertilidade feminina.

A infusão da erva pode ser usada para lavar feridas purulentas, fazer loções para eczema, úlceras varicosas e paroníquia. A ingestão dessa infusão é usada para qualquer tipo de hérnia, uma vez que reduz o crescimento dessas últimas.
A erva e suas flores, quando secas, podem ser adicionadas a chás para pessoas com alta pressão ou problemas cardíacos. Essas bebidas são úteis especialmente para pessoas que sofrem de insônia e distonia vegetativa-vascular, pois são muito calmantes.

Infusões ou decocções da erva são usadas para disenteria, diarreia, problemas crônicos do intestino, como analgésico para dor no estômago e como hemostático para vários sangramentos. Infusões da erva também são tomadas por via oral para resfriados, doenças associadas à febre e para fraqueza geral no corpo.

No Azerbaijão, a decocção dessa erva junto com flores também é usada para doenças nervosas, bem como para banhar crianças com cãibras e para parar sangramentos externos. Folhas esmagadas são aplicadas em cortes e feridas para uma cura mais rápida.

erva-carapau salgueirinha, saúde, proteção, magia

Contraindicações

Como todo remédio, a erva-carapau tem contraindicações, e não pode ser utilizada por pessoas com coagulações sanguíneas aumentadas, bem como naqueles com aterosclerose e que têm tendência a tromboses. Nem tinturas, nem decocções, nem a erva fresca são recomendadas para pessoas idosas.

Pessoas com hipertensão também devem usar a erva com grande cuidado e só depois de consultar um médico, pois essa erva contrai vasos sanguíneos – como resultado, a pressão pode subir ainda mais.

O uso de decocções e tinturas de ervas só é permitido sob a supervisão de um médico.

Leia também:

Óleo essencial de cravo

O poder das ervas e plantas mágicas

Óleo essencial de cedro

Óleo essencial de tangerina

Pasta de dentes caseira

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário