13 impressionantes benefícios das cebolas

Alguns dos benefícios das cebolas à saúde incluem o alívio de sintomas do resfriado, da asma, infecções bacterianas, problemas respiratórios, angina e tosse. As cebelolas, inclusive, são conhecidas por repelir mosquitos.

Publicado em 18 de julho de 2017 por

Alguns dos benefícios das cebolas à saúde incluem o alívio de sintomas do resfriado, da asma, infecções bacterianas, problemas respiratórios, angina e tosse. As cebelolas, inclusive, são conhecidas por repelir mosquitos.

As cebolas são conhecidas por suas propriedades curativas desde tempos antigos. Mesmo a Organização Mundial de Saúde confirma que o vegetal é benéfico à pessoas com apetite reduzido e que sofram de ateroesclerose. Especialistas da área da saúde reconhecem o fato de as cebolas oferecerem grande alívio a pacientes com asma crônica, bronquite alérgica e resfriados

 As cebolas, conhecidas pelo nome científico de Allium cepa, também contêm vários componentes antioxidantes que são muito efetivos na neutralização de radicais livres presentes no corpo humano. Elas têm sido usadas por muito tempo para fins medicinais. As cebolas estão presentes na dieta humana por mais de 7mil anos, e durante esse tempo, foram cultivadas. Ainda existem espécies selvagens em certas áreas da Ásia, contudo, em sua maioria, as cebolas são plantas domésticas.

  

Valor nutricional das cebolas

As aplicações medicinais derivam de seus elementos orgânicos, nutrientes, vitaminas e minerais – incluindo a presença de componentes sulfúricos e quercetina nos óleos essenciais. Elas também contêm constituintes como o cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e fósforo, além de Vitaminas C e B6 e fibra dietética.

Benefícios das cebolas

   Alguns dos mais conhecidos e notáveis benefícios das cebolas à saúde são listados abaixo:

Publicidade

  • Boa saúde oral: as cebolas frequentemente são usadas para prevenir problemas nos dentes e infecções orais. Mastigas pedaços crus de cebola por cerca de 3 minutos pode matar os germes presentes na área bucal e periféricas como os lábios e garganta.

 

  • Fortalecimento do sistema imune: os fitoquímicos presentes em quantidades significantes de cebolas agem como estimulantes para a Vitaminas C no corpo. A eficácia da Vitamina C, e consequentemente do sistema imune, é aumentada quando ingere-se cebolas, já que elas potencializam as ações do sistema imunológico contra toxinas e corpos estranhos que são maléficos.

  • Tratamento de enfermidades cardíacas: as cebolas agem como anticoagulantes (afinadores de sangue), que previnem que as células vermelhas do sangue formem bloqueios que podem levar a desordens cardíacas ou doenças cardiovasculares.

  • Controle da diabete: as cebolas contêm cromo, que é um metal relativamente raro em alimentos. O mineral ajuda o corpo a controlar os níveis de açúcar no sangue e assegura a liberação lenta e gradativa do açúcar nos músculos e células do corpo. Portanto, ingerir cebolas pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, que é de vital importância para pacientes diabéticos.

  • Repelente de insetos: pode-se aplicar suco de cebola em picadas de abelha para reduzir a dor. O suco de cebolas frescas pode ser usado para aplicações externas contra outras picadas de insetos e escorpiões. O cheiro ácido faz com que o insetos se afastem.

  • Prevenção de câncer: as cebolas são ricas em componentes ativos que inibem o desenvolvimento e propagação de células cancerosas. A quercetina presente no vegetal é um poderoso antioxidante que tem sido consistentemente ligado à prevenção e redução da propagação de câncer. A Vitamina C, outro poderoso antioxidante presente nas cebolas, pode reduzir a presença e o impacto de radicais livres no corpo. Radicais livres são os subprodutos resultantes do metabolismo celular; eles podem fazer com que células saudáveis se mutem em cancerosas. Portanto, qualquer alimento rico em antioxidantes com poder de neutralizar esses radicais livres, é benéfico, já que qualquer pessoa está suscetível a ataques internos devidos ao estresse oxidativo.

  • Alívio das dores de ouvido: algumas gotas de suco de cebola pode ser altamente benéfico a indivíduos que sofrem de dor de ouvido aguda. O zunido no ouvido também pode ser curado ao aplicar-se suco de cebola no ouvido com um pedaço de algodão.

  • Pele brilhante: acredita-se que suco de cebola misturado com mel ou azeite de oliva pode ser o melhor tratamento para tratar os sintomas ou sinais de acne. As cebolas também antiinflamatórios formidáveis, seus componentes ativos podem reduzir a vermelhidão e o inchaço que é comumente associado à condições dermatológicas como a acne. Além disso, ela ajuda a reduzir a dor e inflamação derivadas de condições como gota e artrite.

  • Tratamento da tosse: consumir uma mistura de quantidades iguais de mel e suco de cebola pode aliviar dores de garganta e tosses.

Publicidade

  • Tratamento da anemia: até mesmo condições como a anemia podem ser aliviadas com o consumo de cebolas juntamente com muita água e feijões, pois elas ajudam a melhoras as taxas de minerais no sangue, especialmente o ferro, que é uma parte essencial na produção de células vermelhas. Portanto, a anemia, vulgo deficiência de ferro, pode ser prevenida pela ingestão regular de cebolas.

  • Alívio de dores no estômago: as cebolas contêm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, que proporcionam alívio ao estômago irritado e outras síndromes gástricas. Isso se deve à sapopina que pode ser encontrada nas cebolas. Esse componente possui capacidades anti-espasmódicas que asseguram que distúrbios estomacais estagnem e que os intestinos fiquem limpos e funcionando de forma apropriada.

  • Tratamento de desordens urinárias: àqueles que sofrem de ardência para urinas, as cebolas propiciam alívio considerável. Misture 6 a 7 gramas de cebola com água, ferva, e beba. De acordo com a Peace Health, uma clínica em Washington DC, as cebolas têm sido usadas no tratamento de várias condições, tais como tumores, tosses persistentes e resfriados. Médicos consideram o vegetal, um remédio caseiro muito eficiente no alívio de várias desordens metabólicas e síndromes. A clínica, afirma que o consumo regular de cebolas pode ajudar na prevenção de câncer de mama e estômago.

 

  • Cebolas são constituídas de componentes ricos em sulfúricos: estudos médicos revelaram que esses componentes sulfúricos param formações de correntes bioquímicas que podem lavar à condições como a asma. O conteúdo sulfúrico das cebolas facilitam o derretimento de fleuma em pacientes sofrendo de tosses severas.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário