13 benefícios das amêndoas para a saúde

Os benefícios das amêndoas para a saúde são extensos, e elas são frequentemente usadas como uma solução saudável para o alívio da constipação, desordens respiratórias, tosse, problemas cardíacos, anemia, impotência e diabetes. Além disso, ajuda na manutenção da saúde da pele, cabelo e dentes.

As amêndoas podem ser encontras em lugares como o Irã, Arábia Saudita, Líbano, Turquia, Síria, Jordão e Israel. Tradicionalmente, as amêndoas doces são comestíveis enquanto as amargas são usadas para confecção de óleo de amêndoas, que é usado como tempero. São geralmente comidas cruas, mas muitas pessoas as adicionam como ingredientes em saladas, cassarolas e outros pratos. O leite de amêndoas é uma deliciosa bebida, além de ser uma alternativa ao leite –menos nutritivo –de vaca. Pode-se consumir as amêndoas diretamente, preferivelmente com o estômago vazio para aumentar a velocidade de absorção de seus nutrientes. Pode-se mergulhá-las em água durante a noite para comê-las de manhã ou mesmo quebrá-las para usar como guarnição dos mais variados pratos.

Fatos nutritivos das amêndoas

 

As amêndoas são castanhas altamente nutritivas e uma rica fonte de Vitamina E, cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Também contém zinco, selênio, cobre e niacina. Em comparação com outras castanhas, elas são as mais compostas de nutrientes benéficos.

Benefícios das amêndoas para a saúde

 

São conhecidas por possuirem grande valor medicinal, que, juntamente com o sabor, é o maior motivo para que as pessoas adicionem-as proativamente em sua dieta. Alguns dos benefícios pesquisados são listados abaixo:

  • Boa para o cérebro: as amêndoas são uma fonte de vários nutrientes que ajudam no desenvolvimento e saúde do cérebro humano. Elas têm sido conectadas a maiores níveis intelectuais e por muito tempo, consideradas um alimento essencial para crianças em desenvolvimento. Ademais, contém dois importantes nutrientes vitais para o cérebro: a riboflavina e a L-carnitina; que aumentam a função cerebral, resultando em novos caminhos neurais e reduzem a ocorrência de doença de Alzheimer. Estudos mostraram que as amêndoas na dieta, assim como o óleo de amêndoas, são nutritivas para a saúde geral e para o funcionamento do sistema nervoso.

  • Regula o colesterol: o consumo regular de amêndoas ajuda a aumentar o nível de lipoproteínas de alta densidade (HDL) e reduzir o nível de lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Esse equilíbrio é vital para a manutenção de taxas saudáveis de colesterol.

  • Saúde óssea: amêndoas são uma fonte fantástica de muitas vitaminas e minerais, o fósforo é, definitivamente, um deles. Este mineral tem impacto considerável na força e durabilidade dos ossos e dentes, enquanto também previne a ocorrência de doenças relacionadas ao envelhecimento como a osteoporose.

  • Boa para o coração: as gorduras mono-insaturadas, proteínas e potássio contido nas amêndoas são todos úteis na saúde cardíaca. A Vitamina E é um antioxidante efetivo que reduz o risco de doenças do coração, enquanto a presença de magnésio nas amêndoas pode ajudar a evitar ataques cardíacos. Eles ajudam a reduzir a presença e o impacto de proteínas C reativas que podem causar dano e inflamações às artérias. Amêndoas são ricas em ácido fólico, portanto, ajudam a reduzir o nível de homocisteínas, que causam placas de gordura nas artérias. Ademais, os flavonóides na casca das amêndoas se juntam à Vitamina E para formar um escuro contra dano arterial.

  • Fortalece o sistema imune: o corpo tem muitos componentes que aumentam a saúde geral, incluindo a alcalinidade dos sistemas. Amêndoas são excelentes fontes de materiais alcalinos, e isso é conhecido como um fato benéfico ao sistema imune, assim como é capaz de afastar várias condições e doenças. Juntamente com a contribuição das amêndoas em materiais alcalinos, elas também contêm alto conteúdo de Vitamina E, que é um poderoso antioxidante. A Vitamina E encontra os radicais livres e os elimina, já que eles podem causar danos sérios ao organismo. Antioxidantes encontrados em amêndoas afetam todas as maiores doenças, incluindo câncer e doenças cardíacas.

  • Cuidado da pele: os benefícios das amêndoas em relação à pele são bem conhecidos: óleos de massagem são frequentemente recomendados a bebês recém-nascidos. O leite de amêndoas é adicionado a muitas sopas, pois já é bem conhecida a reputação das amêndoas em melhorar a tez da pele.

  • Anti-inflamatória: certos ácidos graxos são essenciais e podem ser muito benéficos à saúde geral. O corpo não pode criar seus próprios ácidos graxos, e é por isso que as pessoas precisam ingerir alimentos ricos nesses ácidos. As amêndoas possuem dois importantes ácidos graxos: os linoleicos e os não linoleicos. Eles ajudam a reduzir a inflamção por todo o corpo. Os ácidos graxos também ajudam a reduzir os níveis do “mau” colesterol (LDL).

  • Regula a pressão sanguínea: o potássio presente nas amêndoas ajuda a regular a pressão sanguínea e reduz os níveis de colesterol. Os outros nutrientes também mantêm o corpo balanceado em termos de necessidades essencials, o que previne outras anormalidades. Quando esses nutrientes são ignorados, todo o corpo pode mostrar sequelas, incluindo ansiedade, estresse e aumento da pressão.

  • Garante energia: a presença de manganês, cobre e riboflavina nas amêndoas ajuda no nível metabólico e na produção de energia.

  • Prevenção do câncer: as amêndoas melhoram o movimento da comida pelo intestino, prevenindo, portanto, câncer de cólon.

  • Protege contra diabetes: as amêndoas ajudam a reduzir o aumento reacionário dos níveis de insulina e glicose após as refeições. Isso oferece proteção contra picos de açúcar no sangue. Elas ajudam a regular a absorção e processamento de glicose, fazendo com que o processo se torne muito mais seguro.

  • Bom na gravidez: graças a seus níveis de ácido fólico, as amêndoas ajudam a reduzir a incidência de deficiências em bebês recém-nascidos. Também estimulam o crescimento celular e a formação dos tecidos. Defeitos do tubo neural são condições em que o tubo neural ou é subdesenvolvido ou é parcialmente inexistente no feto. Médicos prescrevem suplementos de ácido fólico à mulheres grávidas com frequência para assegurar o bom desenvolvimento do tubo, e amêndoas contêm ácido fólico suficiente para manter ambos, a mãe e o bebê, saudáveis.

  • Perda de peso: leite de amêndoa sem açúcar pode ser usado se você está tentando perder peso. A gordura mono-insaturada contida nas amêndoas satisfaz o apetite e evita o excesso de consumo. A fibra dietética presente nas amêndoas também contribui para a sensação de sacio, mesmo que apenas uma pequena quantidade tenha sido ingerida. Estudos revelaram que uma dieta rica em amêndoas e pobre em calorias é boa para pessoas obesas que pretendem perder o excesso de peso. Estudos têm demonstrado que as pessoas que consomem amêndoas regularmente (pelo menos duas vezes por semana) são muito mais propensas a permanecer no seu peso ideal, em relação àqueles que raramente ou nunca consumem amêndoas e sofrem de flutuações de peso. Por fim, a fibra contribui para movimentos intestinais consistentes, o que ajuda na perda de peso e na saúde geral do corpo através da eliminação de toxinas.

 

  • Prevenção da constipação: amêndoas são ricas em fibras, e como a maioria dos outros alimentos ricos em fibras, ajudam a prevenir a constipação. No entanto, também é importante beber uma quantidade significativa de água ao comer amêndoas para acelerar o processo digestivo e os efeitos benéficos da castanha. Não é necessária uma grande quantidade, a taxa de fibras presentes em 4 ou 5 amêndoas é suficiente para manter a digestão e os movimentos intestinais regulares.

 No entanto, assim como qualquer comida, amêndoas possuem seu lado ruim. Elas contêm oxalatos, que, em excesso, podem causar cristalização e levar a muitos problemas. Pessoas portadoras de problemas renais ou na vesícula devem evitar o consumo.

 

Deixe um comentário