Sílex: propriedades e quem pode utilizá-lo

sílex pedra proteção

Publicado em 21 de janeiro de 2019 por

Sílex representa uma pedra dióxido de silício de grão fino, uma das primeiras que as pessoas começaram a usar. Foi com a ajuda dela que nossos antepassados obtiveram o primeiro fogo e aprenderam a cozinhar alimentos e aquecer suas casas. Com o sílex, eles fizeram pontas para suas flechas que foram usadas para caçar animais. Então, que tipo de pedra é, quais propriedades são atribuídas a ela e que benefícios ela pode trazer para nós hoje?

O que é sílex?

Sílex é uma rocha sedimentar composta de sílica (SiO2). Às vezes, pequenos fósseis podem ser encontrados dentro da pedra. A cor varia de branco a preto, mas na maioria das vezes, é cinza, marrom ou cinza-marrom. Há pedras de tons verdes e vermelhos. Essa diversidade se deve à inclusão de microelementos, na maioria das vezes, ferro e manganês.

Não confunda a pedra sílex com o elemento químico silício: embora o silício esteja contido no sílex, ele está presente como um óxido. Não se sabe ao certo como esta pedra foi originada, mas acredita-se que sua formação tenha ocorrido como resultado de uma reação química em rochas sedimentares comprimidas.

O mineral pode ser encontrado no mundo inteiro. Grandes depósitos de sílex são típicos de fundo dos oceanos e mares.

O nome sílex vem de uma palavra latina que significa queimar – como mencionado acima, foi com a ajuda desta pedra que o homem aprendeu a fazer fogo. As primeiras ferramentas também foram feitas dela.

Propriedades

Desde os primeiros tempos, o homem atribui a essa pedra propriedades curativas e mágicas incomuns.

Publicidade

Propriedades curativas

As propriedades curativas são típicas da pedra de cor preta: acredita-se que, ao deixá-la cair na água, essa última adquire propriedades curativas, não estraga por muito tempo e não floresce.

Durante muito tempo, o sílex preto foi colocado em potes com picles. Infelizmente, no entanto, não há dados científicos sobre as propriedades curativas da pedra. Talvez ninguém tenha realizado nenhuma pesquisa até agora.

Mesmo assim, nossos ancestrais estavam longe de ser estúpidos: eles notaram com precisão todas as mudanças sem ter ferramentas especiais.

Os curandeiros da Mongólia acreditavam que uma pedra colocada na área do plexo solar poderia curar certas doenças gastrointestinais.

À pedra também é creditada a capacidade de curar cálculos renais e da bexiga, reumatismo e espasmos.

O sílex preto remove a timidez, cura a tristeza e afeta positivamente a esfera íntima de uma pessoa.

Propriedades mágicas

O sílex tem sido usado por muito tempo em ritos sagrados, servindo como personificação de todo o poder dos deuses. Ele acompanhava os que estavam partindo para o outro mundo, para que encontrassem aliados e defensores do outro lado.

A pedra previne pesadelos, elimina maldições e ajuda pacientes em recuperação.

Publicidade

Nossos ancestrais acreditavam também que o sílex eleva o espírito e dá força, cortando tudo que é obsoleto e ultrapassado, curando as feridas que sobraram de experiências e doenças espirituais e físicas do passado, e garantindo a integridade de determinada pessoa em termos físicos e emocionais.

O sílex era carregado por viajantes, pois acreditava que ele os salvaria de adversidades, ataques e outros problemas que muitas vezes os acompanhavam naquela época. Também era de crença comum que o mineral não lhes permitiria esquecer suas casas enquanto estavam longe.

Naqueles dias, a pedra simbolizava um forte vínculo com a Mãe da Terra, que aceitava as pessoas em seu ventre e dotava os sexos de masculinidade e feminilidade.

A pedra era pendurada na porta para proteção contra espíritos malignos e maldições, ajudando também às vítimas de violência e traumas emocionais, uma vez que os protegia de ondas negativas e eliminava suas preocupações.

Quem pode usar essa pedra?

A pedra é adequada para quase todas as pessoas: sua poderosa energia as torna fortes e corajosas, desenvolve o espirito empreendedor, ajuda a superar a timidez e aumenta a atividade e a eficiência.

O mineral é capaz de dar ao seu dono sabedoria e força, a capacidade de defender seu ponto de vista e de fornecer ajuda na tomada de decisões.

Sílex não é recomendado apenas para pessoas que nasceram sob o signo de Peixes, uma vez que pode empurrá-las para ações imprudentes, torná-las irritáveis e aumentar a agressividade.

O Sílex é adequado para os militares e advogados, políticos, professores e médicos, uma vez que essas pessoas precisam ser honestas, corajosas e justas.

Recomenda-se o uso da pedra no lado esquerdo, mais próximo do coração. Usá-la nesta parte do corpo dará não apenas força e coragem ao seu dono, mas também o tornará justo e capaz de compaixão.

Fatos interessantes sobre o sílex

  • Povos indígenas da América usavam sílex em seus rituais e ritos mágicos.
  • Eles acreditavam que, batendo uma pedra contra outra, era possível curar dores de cabeça.
  • Os irlandeses acreditavam que as lâminas de sílex protegiam a casa dos maus espíritos.
  • Na Escandinávia, as facas de sílex com prata eram reverenciadas como deuses da família, protegendo toda a linhagem familiar.
  • As parteiras despejavam cerveja através das aberturas na pedra de sílex para uma entrega fácil e segura.
  • No Egito, a primeira incisão antes do embalsamamento foi feita com uma faca de sílex.
  • Na Inglaterra, o sílex era pendurado para proteger o gado e para que o leite das vacas não fosse perdido como resultado de um susto durante uma tempestade.
  • Na Irlanda, água de sílex era pingada em pessoas e gado doentes.
  • No Brasil, o sílex é usado até agora para prever lugares onde há depósitos de ouro e tesouros.
  • Na Idade Média, qualquer mulher que encontrasse uma ponta de flecha de silício, tornava-se a principal curadora de toda a aldeia onde vivia.

Estas são as incríveis propriedades desta pedra sólida. Você duvida? Então, leia o conto de fadas de Hans Andersen sobre a pedra.

Leia tambem:

Amuletos dos antigos eslavos

Crisoprásio pelo signo do zodíaco: quem pode usá-lo?

Conheça a Verbena officinalis

Héstia a deusa anciã

 

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário