Óleo de espinheiro marítimo

Óleo espinheiro marítimo saúde pele rosto cabelos cancer

Publicado em 28 de janeiro de 2020 por

O espinheiro marítimo, que tem sido utilizado na medicina popular e na culinária por milênios, pertence aos arbustos de bagas mais incomuns.

Seus numerosos frutos, que decoram a planta com um colar amarelo brilhante, apresentam um alto teor de vitaminas e minerais.

Seu óleo, preserva em grande parte a composição única das bagas de espinheiro marítimo – tornando-o um dos óleos base mais nutricionais e regeneradores da aromaterapia.

O óleo de espinheiro marítimo é considerado um óleo vegetal clássico. Suas características nutricionais só podem ser comparadas com o óleo de rosa mosqueta.

Aliás, este último tem teor de ácido ascórbico um pouco maior. No entanto, o espinheiro marítimo, que combina todas as vitaminas e minerais necessários para manter e restaurar a saúde e o turgor da pele, é considerado um dos óleos base principais para evitar o envelhecimento da pele, porém não é seu único benefício.

Óleo espinheiro marítimo saúde pele rosto cabelos cancer

Publicidade

Como escolher o óleo de espinheiro marítimo

O óleo de espinheiro marítimo pode ser encontrado não apenas em lojas especializadas em aromaterapia, mas também em farmácias na seção de suplementos alimentares, em supermercados e mercearias.

Ao comprar óleo de espinheiro marítimo em lojas não especializadas, não deixe de estudar cuidadosamente a composição, o método de obtenção, as matérias-primas e os meios de produção: o óleo refinado e diluído não pode ser considerado um óleo base completo.

Entre os nomes latinos desse óleo vegetal, o nome mais comumente usado para a planta é Hippophae rhamnoides.

Para óleos adequados para uso no âmbito dos métodos clássicos de aromaterapia, também são aceitáveis as marcações oleum ex fructibus et foliis Hippopheae, sea buckthorn (nome inglês que às vezes é usado soletrado). Se houver outras marcações na embalagem do óleo, não compre esse produto.

O óleo base de espinheiro marítimo é considerado um dos óleos vegetais mais comuns na aromaterapia.

 Este óleo é raramente falsificado, mas a qualidade varia bastante: hoje você pode encontrar óleos de espinheiro marítimo de alta qualidade, mas também óleos mais baratos, feitos de matérias-primas de baixa qualidade e praticamente desprovidos de todas as propriedades curativas.

A qualidade do óleo de espinheiro marítimo é determinada não apenas pela área de cultivo, local de produção, mas também pelo método de obtenção de óleo.

Um indicador muito importante, que serve para avaliar a qualidade do óleo e suas características, é o nível de carotenoides, que não deve apenas ser indicado nas instruções e no rótulo, mas também deve ser de pelo menos 180 mg%.

Publicidade

Se não houver informações sobre isso, você não deve comprar tal produto.

Óleo espinheiro marítimo saúde pele rosto cabelos cancer

A planta e as regiões de produção

É melhor comprar óleo de espinheiro marítimo, produzido no mesmo local em que a planta foi cultivada.

O fabricante deve fornecer informações sobre a situação ambiental da região, avaliação de controle, certificados e padronização.

Verifique se tem indicação que o óleo é obtido a partir de espinheiro marítimo selecionado especialmente para esses fins, de alta qualidade e com características de frutificação aprimoradas: a mediocridade das matérias-primas determina diretamente a baixa qualidade do próprio óleo.

Método de obtenção

Este óleo nutritivo único com uma composição incomum é extraído das bagas de espinheiro, que são processadas juntamente com as sementes.

A qualidade da base depende do método de produção: o óleo de espinheiro obtido por prensagem a frio é considerado o melhor.

Prensagem a quente leva à perda de uma proporção significativa de tocoferóis e vitaminas, enquanto a extração com solventes de óleo ou dióxido de carbono afeta significativamente o espectro de propriedades cosméticas e curativas.

A qualidade do óleo também depende das matérias-primas. Na verdade, o óleo de espinheiro marítimo deve muito de sua composição às sementes, mas o teor de óleo nos tecidos moles (polpa) das frutas também é muito alto.

O óleo obtido exclusivamente de sementes é considerado um tipo de concentrado e é mais agressivo em todos os aspectos do que o óleo combinado feito de sementes e frutas.

Características

Óleo espinheiro marítimo saúde pele rosto cabelos cancer

Composição

Óleo de espinheiro marítimo possui uma alta concentração de ácido ascórbico, vitaminas E, A, B1 e B2, PP e K.

Sua composição química é absolutamente dominada pelos ácidos graxos de alta qualidade suplementados com fitoesteróis. Entre os ácidos graxos, o ácido palmítico tem o maior teor, sendo responsável por cerca de 40% da massa de óleo, além de 30% do ácido palmitoléico.

O óleo de espinheiro marítimo contém ácidos orgânicos exclusivos, até 6% de carotenoides, 24 minerais e mais de 18 aminoácidos, bem como esteróis, alcanóis e tocoferóis.

Textura, cor e cheiro

A consistência do óleo de espinheiro marítimo é muito líquida, mas com alta oleosidade e alto conteúdo de gordura.

O óleo mantém sua transparência absoluta a altas temperaturas de pelo menos 25 graus, enquanto, quando reduzido a temperaturas mais baixas, pode ficar turvo (embora, geralmente, essa turvação possa ser mais observada no óleo extraído exclusivamente de sementes do que em óleo misto de sementes e frutas).

A cor do óleo de espinheiro marítimo não é menos espetacular do que a cor das bagas; no entanto, a cor do óleo contém menos pigmentos amarelos e mais vermelhos. A paleta varia entre laranja e vermelho profundo.

Já o aroma do óleo de espinheiro marítimo, assim como o sabor, repete completamente as características das bagas deste arbusto.

Em suas características gastronômicas, este óleo base pertence aos mais intensos e incomuns dos óleos vegetais.

Açucarado, doce, com tons azedos e amadeirados, o cheiro deste óleo parece rico e intenso, enquanto o sabor combina adstringência com um acabamento amargo, o que apenas revela a intensidade geral.

Óleo espinheiro marítimo saúde pele rosto cabelos cancer

Comportamento na pele

Em sua forma pura, o óleo de espinheiro marítimo quase nunca é usado para fins de aromaterapia.

Em cosméticos diários ou especiais, bem como em qualquer método que envolva contato com a pele, o óleo é utilizado apenas na forma diluída com outros óleos básicos.

É aconselhável combinar o espinheiro marítimo com óleos com propriedades protetoras e anti-inflamatórias. Isso se deve ao conteúdo extremamente alto de caroteno, que com uso constante leva à hipersensibilidade e extrema suscetibilidade da pele aos raios UV e a elementos traumáticos, incluindo produtos químicos.

Uma exceção a essa regra são doenças e lesões cutâneas graves, nas quais a cura intensiva se torna mais importante que a fototoxicidade extrema.

Quando aplicado à pele, mesmo em forma diluída, o espinheiro marítimo tem um efeito anestésico e calmante. Ao mesmo tempo, a sensação é de um óleo gorduroso e espesso. Na sua forma pura, ele aumenta a sensibilidade e a suscetibilidade da pele.

Quando aplicado na pele envelhecida, o óleo diluído de espinheiro marítimo tem um efeito mais notável: apesar da predominância de outro óleo vegetal, ele consegue ter um efeito emoliente e regenerador que aumenta a elasticidade da pele.

Óleo espinheiro marítimo saúde pele rosto cabelos cancer

Propriedades curativas

Os talentos preventivos e curativos do óleo de espinheiro marítimo estão principalmente associados ao seu alto teor de antioxidantes e vitaminas. Das características terapêuticas, podemos citar as habilidades regenerativas.

Em particular, este óleo é altamente eficaz como um meio de estimular a cicatrização de várias úlceras, feridas e queimaduras, ajuda a eliminar sintomas externos e as causas da acne, líquen, eczema.

Além disso, o óleo é usado também no tratamento da tuberculose de pele.

A capacidade do óleo de espinheiro marítimo de estimular a regeneração dos tecidos e curá-los se manifesta não apenas na epiderme, mas também com lesões internas.

Em particular, óleo base de espinheiro marítimo é perfeito para o tratamento complexo de úlceras gástricas, câncer do sistema digestivo, para combater doenças e distúrbios do pâncreas.

Suas propriedades curativas também se manifestam na esfera ginecológica, inclusive no tratamento de erosão cervical, vaginite e colpite.

Além disso, o óleo de espinheiro marítimo tem um efeito anticâncer e radioprotetor, antibacteriano, analgésico e anti-inflamatório nos tecidos e órgãos.

Na maioria das vezes, é usado para fins profiláticos ou terapêuticos após 40 anos. Em particular, é um dos óleos mais eficazes, mas também suaves, não apenas para prevenção, mas também para o tratamento da aterosclerose.

Uma das propriedades específicas do óleo de espinheiro marítimo, devido ao seu conteúdo extremamente alto de caroteno, é sua capacidade de efetivamente compensar a deficiência de vitamina A, melhorar a visão, ajudar a curar defeitos e lesões na córnea e aumentar a eficácia da terapia de conjuntivite.

O óleo de espinheiro marítimo de alta qualidade também tem capacidade antibacteriana, em particular, para suprimir o crescimento e a propagação de Proteus, Staphylococcus aureus e Escherichia.

Óleo espinheiro marítimo saúde pele rosto cabelos cancer

Propriedades cosméticas

As características cosméticas do óleo de espinheiro marítimo tornam possível usá-lo como um meio para cuidados especiais e para enriquecer produtos cosméticos diários. Neste caso, este óleo é usado apenas como um suplemento vitamínico, e não em sua forma pura.

Acredita-se que seja um dos melhores suplementos ativos de nutrição e regeneração para o envelhecimento e desbotamento da pele, especialmente aqueles tipos de epiderme que combinam perda de textura e turgor com secura excessiva.

O óleo de espinheiro marítimo também é usado para cuidar da pele seca jovem.

O espinheiro marítimo é bastante eficaz para a acne, tendência a rachaduras, vários tipos de dermatite e ajuda a eliminar a pigmentação e as sardas.

Óleo de espinheiro marítimo também é usado para cuidados com os cabelos. Como suplemento nutricional, melhora apenas ligeiramente as características de xampus e bálsamos, contribuindo para a saúde geral do cabelo, como um óleo de cuidado especial que estimula o crescimento do cabelo, é realmente eficaz.

No entanto, a aceleração do crescimento depende da consistência e frequência dos procedimentos (a duração do curso não deve ser inferior a duas semanas).

Óleo espinheiro marítimo saúde pele rosto cabelos cancer

Características de aplicação

Este óleo é utilizado em todos os métodos, exceto para aplicações locais. Sua ingestão é possível apenas em forma diluída, com a fração mássica de óleo de espinheiro marítimo em misturas com outros óleos vegetais não superior a 10%.

Devido à sua alta fototoxicidade, o óleo extraído por prensagem a frio não é recomendado para uso no verão na pele do rosto. No entanto, é possível aplicá-lo na pele do corpo e das mãos.

O óleo de espinheiro marítimo pode ser usado tanto em métodos externos quanto para ingestão. No entanto, não é recomendado ingerir o óleo com doença do cálculo biliar, processos inflamatórios ativos do fígado, pâncreas e vesícula biliar.

O óleo de espinheiro marítimo, devido ao alto teor de vitamina E, pode ser armazenado por muito tempo, até 4 anos, mas sempre bem selado.

O uso de óleo de espinheiro marítimo é significativamente limitado devido à fototoxicidade extremamente alta.

Aqui são os métodos recomendados para o uso de óleo de espinheiro marítimo e dosagens aceitáveis:

  • em procedimentos cosméticos especiais e diários, o óleo diluído em outro óleo base (calêndula, erva de São João, azeite de oliva) com uma concentração não superior a 10%;
  • com lesões cutâneas graves, o óleo de espinheiro marítimo é usado na forma de curativos;
  • para doenças do trato digestivo e inflamação – ingestão de uma colher de sopa de óleo, até 2 vezes ao dia (na forma pura ou em uma mistura com uma quantidade igual de óleo de erva de São João); depois de tomar, fique de repouso por 15 minutos;
  • para úlceras pépticas, tome uma colher por via oral até três vezes ao dia;
  • em caso de problemas ginecológicos, 5-10 ml de óleo de espinheiro marítimo é usado em forma pura para lubrificação com duração de curso de 8 a 12 procedimentos e um intervalo de um mês e meio;
  • para faringite, laringite ou sinusite, lubrifique as mucosas ou faça inalações de óleo com duração de aproximadamente 15 minutos.

O conteudo desse artigo é meramente informativo, para usar qualquer produto no tratamento de saúde procure um medico.

Leia também:

Óleo essencial de alecrim: propriedades, usos e contraindicações.

Máscaras de Abacate

Argila no tratamento da celulite: usos e receitas

Manteiga de Cacau – propriedades e uso

  

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário