Incensos e seus usos

incenso paz meditação saúde aura energia magia rituais

Publicado em 28 de agosto de 2019 por

O Ayurveda ensina que, para ser saudável, é preciso desenvolvimento espiritual, a harmonia com o mundo exterior e o equilíbrio fisiológico. Descrições detalhadas do uso de incensos podem ser encontradas em Mahabharata e Ramáiana, textos dos hindus que contam sobre eventos que ocorreram mais de 5.000 anos atrás.

É lá que aparecem também as primeiras menções de varas aromáticas usadas ​​para criar uma atmosfera favorável em templos e áreas festivas, bem como para realizar rituais mágicos e tratar todos os tipos de doenças.

Os nossos antepassados valorizavam incenso como ouro, prata e especiarias. O incenso era considerado símbolo de riqueza, um dom valioso. Até hoje, em muitas culturas, a fumigação com incenso permanece comum, enquanto óleos aromáticos são usados ​​na perfumaria e em outras indústrias.

Os aromas e sua influencia sobre o corpo

Por que, então, os aromas podem ter um efeito positivo tão pronunciado sobre energia e fisiologia? Na verdade, não há nada de estranho nisso. As plantas sempre possuem uma reserva muito grande de energia vital, permitindo que se adaptem a condições ambientais adversas.

O mesmo potencial da força vital está em todos os objetos do mundo ao nosso redor. Através do cheiro, sua energia e qualidades são transmitidas para nós, e essa influência pode fazer maravilhas.

Os compostos voláteis de aromas, penetrando na aura, eliminam suas deficiências, aumentam a imunidade, promovem a cicatrização de feridas, redistribuição e harmonização de energia, enchem o corpo etéreo de luz e o fazem mais denso.

Publicidade

Além disso, eles têm um enorme efeito positivo na saúde fisiológica, assim como nas emoções humanas. Os aromas podem ajudar a restaurar a aura, a obter um gosto pelo bem e pela justiça, a eliminar complexos e raiva.

A escolha do aroma incenso é feita de acordo com o tipo de corpo (chamado de Prakriti no Ayurveda). Se o incenso é usado para obter tratamento terapêutico, então o atual desequilíbrio dos doshas (chamado de Vikriti na Ayurveda) também é eliminado. Depois de considerar tanto Prakriti quanto Vikriti, a escolha da fragrância apropriada pode ser feita.

Os incensos ayurvédicos são feitos de várias ervas, as partes de madeira de algumas árvores aromáticas e algumas resinas especiais. Mais de 100 dessas substâncias aromáticas podem ser usadas, cada uma para um tipo específico de incenso.

Existem vários incensos e, consequentemente, métodos para sua classificação. Isso se deve tanto a uma grande variedade de usos e aplicações. Normalmente, os incensos distinguem-se por local de produção, aparência, composição e finalidade.

incenso paz meditação saúde aura energia magia rituais

A composição dos incensos

A composição dos incensos é dividida em duas partes: a base e o óleo aromático. As bases, por sua vez, também podem ser divididas em dois tipos: bases de carvão e “Masala” (uma mistura de pó de partículas finas ou plantas aromáticas esmagadas).

Os incensos à base de carvão têm uma cor preta brilhante. Eles são bons porque, quando queimados, o carvão não produz odores, e o incenso só emite o aroma do óleo.Isso é muito bom quando um efeito para sistemas específicos do corpo é necessário.

Os incensos Masala podem ter vários tons: do bege claro ao marrom escuro. Ao queimar, o cheiro depende não apenas do óleo, mas também da composição da base. É errado pensar que a qualidade do incenso depende da cor e que os incensos pretos são artificiais, enquanto os claros são naturais. A principal coisa para incenso é a qualidade do óleo, bem como a qualidade da mistura “Masala” no caso de incenso de tom claro.

O incenso, também chamado de agarbatti, é dividido em grupos de acordo com suas propriedades:

  • Estimulantes – aumentam a concentração, melhoram a memória, eliminam a depressão, aumentam o desempenho. Estes incluem cedro, capim-limão, limão, erva-doce, tangerina, laranja, patchouli, canela, schisandra chinesis, rododendro, magnólia, cânfora e sândalo.
  • Adaptógenos – normalizam o trabalho do sistema nervoso, aumentam as habilidades interpessoais. Hortelã, lavanda, satureja, louro, jasmim, rosa, mirra, orégano, amêndoa.
  • Calmantes – usados para fadiga mental e física, estresse, depressão. Camomila, gerânio, neroli, erva-cidreira, sândalo, árvore de chá, olíbano, lótus, orquídea, manjerona. 
  • Protetores – contra vampirismo energético, inveja e má vontade.
  • Restauradores de aura: jasmim, erva-cidreira, amêndoa, sálvia, cravo, rosa, ópio, alecrim, zimbro, olíbano, limão. Em clima frio, recomenda-se o uso de eucalipto, amêndoa, canela, gerânio, cânfora, rosa e afrodésia. Na estação quente: sândalo, olíbano, jacinto, violeta, magnólia, limão, bergamota, lavanda. O afrodisíaco mais forte é o almíscar.

Tipos de incenso. 

Publicidade

O primeiro tipo é o incenso com base em ervas e madeira de árvores. Geralmente tem formato de varas com uma haste fina dentro (esse tipo de incenso originou na Índia) e varas sem núcleo ou haste (feitos no Nepal e no Tibete); existem também cones para uma fumigação mais rápida, com a intensidade da queima aumentando exponencialmente.

Existe incenso em formato de espiral – ele cria um pilar de energia para dar sinais aos deuses. O óleo natural é extraído com grande dificuldade e eficiência muito baixa: por exemplo, para obter 1 kg de óleo de rosa, você precisa de 3 toneladas de pétalas de rosa. Já o sândalo permite a obtenção de óleo por destilação.

Nos tempos antigos, cada gota desse óleo custava uma grande moeda de ouro. Sang é um pó natural de plantas e ervas resinosas. Uma pequena poção dele rapidamente preenche o ar com um aroma forte. Esse tipo de incenso é usado com menos frequência, principalmente para rituais religiosos entre budistas, cristãos, hindus e krishnaitas.

Existe também o incenso ritual dos povos indígenas, que acompanha a ingestão de ayahuasca, entre outras coisas. São misturas de substâncias secas e consistem principalmente de Copal (resina da árvore do gênero Burserae), mas existem variações nas quais o componente principal é Palo Santo. Esse tipo de incenso é geralmente produzido na América Latina.

Como escolher e comprar incenso? Primeiro de tudo, você tem que determinar para qual finalidade você quer comprar incenso.

Para uso cotidiano em casa

Para uso cotidiano em casa você pode usar muitos tipos de incenso. Os incensos hindus a base de bambu são os mais comuns: são baratos, prontamente disponíveis e a escolha de aromas é grande. 

Alguns incensos tailandeses são menos conhecidos, mas possuem as mesmas qualidades.

Incensos chineses para uso doméstico diário são criados, como regra, levando em conta os princípios do Feng Shui, têm um aroma profundo com tons delicados e têm um efeito harmonizador. O incenso chinês tem formato de varas finas e sem haste, longas e muitas vezes coloridas.

O incenso mais valioso e raro é o incenso japonês. No Japão, fazer incenso é uma arte, como a cerimônia do chá, caligrafia ou ikebana. O incenso japonês tem formato de varas finas coloridas sem haste, com uma variedade de aromas, incluindo aromas tradicionais, bem como misturas mais complexas e originais.

Entre os incensos japoneses, existem variedades especiais para pessoas sensíveis, com um aroma particularmente delicado e leve. Se você não sabe qual incenso escolher para sua casa, experimente fragrâncias “familiares” mais populares que melhorem a compreensão mútua entre os membros da família e criem a energia do calor, conforto e luz na casa: jasmim, laranja, almíscar, tangerina, coco, olíbano, limão, sândalo, mirra e misturas desses aromas.

Para presentear amigos

Para dar de presente, você pode comprar sets de incensos, bem como incensos raros e originais. No entanto, até mesmo um par de pacotes elegantes de incenso barato pode ser muito útil, e servir como uma boa adição a outro presente básico.

O incenso é um dos presentes mais universais e seguros, mas ao selecioná-lo, é importante levar em conta os hobbies da pessoa. Desse jeito, a pessoa vai gostar do seu presente e não vai se esquecer dele.

Para os adeptos dos textos místicos do Oriente, você pode oferecer incenso tibetano em uma linda caixa de presentes, ou um conjunto de vários tipos de incenso tibetano.

Os conhecedores da cultura japonesa vão gostar de incenso japonês, especialmente porque é uma coisa que não é tão fácil de achar.

Se as preferências do destinatário do presente são desconhecidas, você dar incenso com aromas florais a uma mulher – esse “buquê aromático” é tão universal quanto um buquê de flores frescas.

Para um homem, você pode dar incenso com fragrâncias amadeiradas (pinho, sangue de dragão, sândalo, etc.).

Já incenso com cheiros “deliciosos” como: chocolate, café, coco, baunilha, tangerina, canela e outros, é um presente absolutamente universal. Se você der incenso, não se esqueça de dar ao mesmo tempo um suporte para eles – isso vai completar seu presente e mostrar sua atenção e cuidado.

O suporte é especialmente importante em caso do incenso tibetano: seus pauzinhos são bastante grossos e exigem um suporte especial, que não se encontra na maioria dos lares. Incensos japoneses e chineses geralmente (mas não sempre) já vêm acompanhados por um suporte.

incenso paz meditação saúde aura energia magia rituais

Incensos  para praticas espirituais e meditação

Para praticas espirituais e meditação, os incensos tibetanos e nepaleses serão ideais. Desde os tempos antigos, eles foram criados como um meio de curar o corpo e o espírito, portanto, eles incluem componentes exclusivamente naturais, muitas vezes muito raros, com poderosas propriedades curativas e espirituais.

O aroma do incenso tibetano e nepalês nunca é doce ou “perfumado” – é um aroma contido, nobre e puro, que vem de plantas que crescem no clima severo do Tibete. Além disso, alguns incensos chineses e japoneses também são adequados para criar uma atmosfera de meditação, especialmente aqueles que são especificamente criados para serem usados em “templos”, bem como palitos de sândalo.

De outros tipos de incensos, use aromas que permitem enriquecer seu espírito e energia, para alcançar uma fusão harmoniosa com o mundo exterior. Estes são sândalo, mirra, pinho, olíbano, almíscar, neroli, zimbro, rosa e rododendro.

Para rituais

Em quase todas as tradições, a queima de incenso é parte integrante do ato mágico. Incensos são selecionados dependendo da tarefa e da tradição na qual a prática é conduzida.

Por exemplo, em rituais para relacionamentos amorosos, usam-se afrodisíacos como: ilangue-ilangue, rosa, vetiver, jasmim, almíscar e outros, mas eles não funcionarão para um ritual de purificação.

Em vez disso, o uso de sálvia, olíbano e zimbro será muito mais adequado. Curiosamente, alguns sabores têm um efeito tão pronunciado que eles são usados ​​para propósitos rituais e místicos em uma variedade de tradições, do cristianismo ao xamanismo: estes incluem olíbano, mirra e cedro.

Entre os incensos indianos você pode encontrar variedades rituais que eram especialmente criadas para diferentes propósitos: “Casa Limpa”, “Ouro e Prata”, “Cura Divina”, “Poder Superior” e outros.

Frequentemente, resinas aromáticas são usadas ​​para rituais (olíbano e misturas baseadas nele, bem como em mirra, copal, etc.), além de ervas (sálvia comum e branca, zimbro, hierochloe e outros). Alguns praticantes preferem criar suas próprias misturas aromáticas. No entanto, na maioria das vezes, você já pode encontrar um análogo pronto.

Em geral, a seleção de incenso ritual e de gratidão é deixada para o especialista que conduz o ritual. Um dos benefícios mais importantes do incenso é que, geralmente, são feitos de ingredientes naturais e 100% puros.

Apesar do uso de incenso na Ayurveda para fins terapêuticos, eles também são usados diariamente durante os rituais religiosos e outros rituais pessoais para influenciar a mente e os estados mentais.

Vários aromas têm sido conhecidos desde os tempos antigos por ajudarem a alcançar uma sensação de relaxamento, bem-estar e admiração, o que ajuda ainda mais na meditação e no culto.

Uma atenção especial deve ser dada ao ingrediente Guggulu ou Gugul contido em alguns incensos ayurvédicos. Guggulu ou Gugul é muito semelhante em suas propriedades ao olíbano e à mirra. Tradicionalmente, tem sido usado para rituais de purificação. Ele não só tem um efeito muito benéfico sobre o ambiente, ele também ajuda uma pessoa a se sentir mais relaxada e iluminada, ajudando assim na prática de meditação.

Este ingrediente também é encontrado às vezes no incenso tibetano. Ambos os tipos de incenso – o ayurvédico e o tibetano – são feitos de ingredientes muito semelhantes e são secos ao ar fresco para máxima pureza e eficácia. Como regra geral, eles não contêm carvão ou outras substâncias tóxicas que são combustíveis. Isso também exclui qualquer probabilidade de desenvolver um vicio.

Eles têm sido usados por séculos durante a oração, meditação, certos rituais tântricos, bem como para limpar o ambiente em casa e curar o espírito e a mente.

incenso paz meditação saúde aura energia magia rituais

A ação de incenso sobre o corpo humano

O incenso tem um efeito geral de harmonização e ajuda a aumentar o fluxo de energia para o corpo. O uso de incenso é recomendado para melhorar o desempenho, relaxamento, atrair o sexo oposto, se livrar de emoções negativas e pensamentos desagradáveis. Além disso, são ativamente utilizados para rituais de purificação.

  • Pau-de-águila – guardião do lar e da família.
  • Aloe vera – propriedades antissépticas fortes que são capazes de limpar o ambiente de uma variedade de bactérias e vírus patogênicos. O incenso é bem adequado para a queima à noite, pois tem um forte efeito sedativo.
  • Melancia/banana – carrega um monte de qualidades positivas que melhoram o fundo de energia geral, elevando o humor, ajudando com a fadiga, aliviando a tensão nervosa e o estresse.
  • Amêndoa – um aroma que desperta sentimentos, o que fez dele um meio forte de aumentar a energia sexual.
  • Âmbar e sândalo – No Oriente, a resina de âmbar é usada em práticas de limpeza como um meio de remover toda a energia destrutiva negativa. Para um procedimento de limpeza em casa, basta queimar uma vara de incenso que traz partículas de resina de âmbar. Fortalece o elemento fogo no corpo, aquece o coração, torna-o gentil e receptivo.
  • Maçã – o aroma de maçã alivia depressão, medo e irritabilidade.
  • Bergamota – ajuda a ter sucesso no trabalho criativo, superar as dificuldades, neutraliza a energia negativa dos outros.
  • Citronela – é um excelente remédio para a fadiga e sonolência. Além disso, devido ao seu forte aroma, citronela tem um efeito benéfico no espaço interno e externo, remove todos os tipos de energia negativa.
  • Cravo – restaurando a força após o estresse físico e nervoso, esse aroma harmoniza o espaço de energia de uma pessoa, aumenta a vitalidade, torna a mente calma e clara.
  • Café – um aroma tônico e revigorante, que ajuda na concentração.
  • Cereja – ajuda a sentir melhor as alegrias da vida. É favorável à compactação e clarificação da aura, ajuda na concentração da mente, alivia a tensão nervosa e a fadiga.
  • Camomila – elimina um complexo de inferioridade, ajuda em situações difíceis da vida.
  • Chocolate – eleva o humor e cria um ambiente acolhedor.
  • Canela – estimula a circulação sanguínea, reduz os efeitos da intoxicação, fortalece o sistema nervoso. Aquece, alegra e alivia a depressão.
  • Cedro elimina processos de estagnação no corpo e no espaço circundante, purifica o ambiente, promove clareza mental e boa saúde. Melhora o desempenho e a imunidade.
  • Coco – estimula o apetite, fortalece os processos metabólicos no corpo, alivia a apatia e a sonolência.
  • Dianthus – fornece assistência na superação do nervosismo excessivo, protege contra efeitos informativos energéticos negativos, contribui para a rápida recuperação de lesões e cirurgias.
  • Eucalipto – estimula habilidades mentais, fortalece a memória, melhora o humor, alivia a sonolência. Limpa o ambiente, mata as bactérias. Um poderoso agente antiviral e anti-inflamatório. Ajuda na asma. Um bom repelente de insetos.
  • Olíbano – ajuda a preservar a sobriedade da mente em qualquer situação, protege a casa dos maus espíritos, protege e limpa a aura das pessoas e serve como uma excelente ferramenta para a meditação.
  • Olíbano-mirra – ajuda na busca espiritual, protege das forças do mal.
  • Chá verde – vale notar as propriedades tônicas dele, que ajudam uma pessoa a sentir leveza e clareza mental. Limpa o corpo de todos os tipos de blocos de energia.
  • Gardênia – ajuda com insônia, excesso de trabalho, dores de cabeça e inflamações. Possui um bom efeito terapêutico.
  • Toranja – alivia a dor e espasmos nas áreas dos quatro chacras superiores: peito, ombros, pescoço e cabeça. Normaliza o metabolismo lipídico (obesidade, colesterol alto no sangue). Estimula o trabalho do hipotálamo, ajuda a se livrar temporariamente dos sintomas de tosse brônquica, resfriado ou gripe.
  • Gengibre – fortalece a determinação, ajuda a escolher o caminho certo em um relacionamento amoroso, ajuda a sobreviver a um ataque energético.
  • Jacinto – é um bom relaxante, ajuda na insônia, alivia o nervosismo e o estresse.
  • Madressilva – eficaz para a prevenção de resfriados, bem como para dores de cabeça, insônia e estresse.
  • Mel – recomendado para uso como preventivo para resfriados, fadiga e estresse.
  • Zimbro – usado para limpar o espaço de energia estagnada. O aroma de zimbro protege contra os efeitos das forças das trevas, melhora a atitude, elimina o medo, aumenta a intuição e a força pessoal. Recomenda-se para exaustão moral, memória fraca, insônia e ressaca.
  • Jasmim – estimula a criatividade, fortalece a autoestima, uma sensação de bem-estar, ajuda a adaptar-se a um ambiente desconhecido, tem efeito anti-stress, elimina a fadiga, a tensão muscular, mobiliza as forças de reserva do corpo.
  • Kiwi – ajuda nos estágios iniciais de dores da garganta e também tem uma tremenda capacidade de curar doenças cardíacas, ajuda a queimar gorduras que bloqueiam as artérias, e isso, por sua vez, reduz o risco de coágulos sanguíneos.
  • Lírio – alivia a depressão e sinais de fadiga no corpo e na mente.
  • Lótus – alivia da fadiga, favorece o desenvolvimento espiritual de uma pessoa, ajuda a suavizar a gravidade da depressão e da melancolia, aguça a intuição.
  • Lavanda – promove o autoconhecimento. É usada na meditação, pois ajuda a se relaxar.
  • Limão – promove a recuperação após o trabalho duro, fortalece o sistema imunológico humano. Proporciona um equilíbrio de emoções, ajuda a eliminar a ansiedade, melhora o humor e o bem-estar. Estimula habilidades mentais. Tem efeitos antivirais e anti-infecciosos.
  • Almíscar branco – restaura a integridade energética da aura, torna a pessoa invulnerável diante outros, usado para meditação. Ajuda com agitação, fadiga mental, alivia o estresse, desperta paixão em homens e mulheres.
  • Noz moscada – adequado para a meditação, ajuda a alcançar a tolerância no amor e no trabalho. Especialmente relevante para adolescentes, protegendo-os de más influências.
  • Magnólia – acalma, promove relaxamento e descanso.
  • Mirra – a principal propriedade de mundos é purificar o coração humano e, naturalmente, o espaço de tudo que é negativo, das pragas, do mau-olhado e dos problemas em geral. Mirra vai eliminar o que em sua opinião estraga a atmosfera de sua casa e impede que você viva em harmonia e paz.
  • Laranja – aumenta o otimismo, a fé na própria força, o charme, abre a alma para o bem, prepara para a percepção de informação positiva, fortalece o corpo depois de uma doença.
  • Patchouli – é um incenso de dinheiro. Alivia o sofrimento, dá força, determinação e autoconfiança. É um estimulador erótico forte, aumenta a sensibilidade, elimina a frigidez e a impotência. Serve também como um agente antiviral.
  • Pinho – usado para doenças pulmonares, aumenta o fluxo de energia limpa, ajuda a recuperar rapidamente a energia após um baque emocional. Desenvolve uma percepção filosófica de falhas. É útil para aqueles que têm um sentimento injustificado de culpa. Tem um forte efeito anti-inflamatório e antisséptico.
  • Rosa e mel – o aroma de mel limpa o trato respiratório, alivia a condição em resfriados, tem propriedades imunobiológicas e antialérgicas.
  • Rosa – converte a energia negativa de frustração e tristeza na energia construtiva do auto-aperfeiçoamento. Ajuda a avaliar sobriamente a situação e encontrar as raízes do problema. Refresca e esclarece pensamentos, ajuda a tomar a decisão certa.
  • Alecrim – revitaliza e renova a energia, promove um estilo de vida ativo e devolve o interesse perdido. Desenvolve a intuição.
  • Açafrão – tem a capacidade de purificar o espaço energético. Além disso, estes incensos têm um efeito terapêutico leve no corpo humano, melhorando o sistema imunológico e nervoso.
  • Sândalo – promove relaxamento, ajuda na prática espiritual, meditação, acalma os nervos.
  • Morango – elimina a fadiga, estresse e eleva o humor.
  • Tangerina – relaxa, alivia o estresse mental, elimina a depressão. Melhora a circulação sanguínea, promove a harmonização do sistema digestivo. Um leve afrodisíaco, que trata a frigidez e a impotência.
  • Baunilha – dá alegria aos sentimentos, torna o coração mais generoso, promove relações de confiança.
  • Vetiver – elimina a depressão. Devolve a atividade emocional e espontaneidade.
  • Violeta – é tanto um perfume erótico que reúne e abre os corações de homens e mulheres, como um aroma com efeito fortalecedor geral, que pode elevar até o humor muito baixo, além de ser uma ferramenta para aumentar a vitalidade.
  • Orquídea selvagem – conhecida por suas propriedades eróticas, graças ao qual é ideal para momentos intimidade. O aroma de orquídea também melhora o humor e aumenta a vitalidade.
  • Ilangue-ilangue – um bom antidepressivo, que causa um sentimento de autoconfiança. Alivia cólicas, toques e dores de cabeça. Um excelente afrodisíaco, que aumenta a potência masculina.
  • Árvore de chá – protege contra os efeitos da energia agressiva do mundo exterior.

Leia também:

A Mulher Búfalo Branco (Ptecincala Ska Wakan)

Xamanismo nos dias de hoje

Superstições, mitos e lendas sobre grilos

Os totens em Diferentes Tradições

Trabalhando com Animais Totem

O que é um Animal Totem?

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário