26 benefícios impressionantes do alecrim

Os benefícios de saúde mais interessantes do alecrim incluem sua capacidade de estimular a memória, melhorar o humor, tratar Alzheimer, curar o câncer

Publicado em 3 de setembro de 2018 por

Os benefícios de saúde mais interessantes do alecrim incluem sua capacidade de estimular a memória, melhorar o humor, tratar Alzheimer, curar o câncer, reduzir a inflamação, aliviar a dor e proteger o sistema imunológico. A erva também ajuda a estimular a circulação, desintoxicar o corpo, proteger ele de infecções bacterianas, prevenir o envelhecimento precoce e curar as condições da pele.

O que é alecrim?

Alecrim (Rosmarinus officinalis é uma erva perene lenhosa nativa da região do Mediterrâneo. Tem folhas finas parecidas com agulhas e um toque prateado. As flores são rosa, roxas, brancas ou azuis. É uma das ervas mais comumente encontradas no estoque de cozinheiros. A erva tem um sabor quente, amargo e adstringente, mas fornece um sabor e aroma maravilhosos a sopas, molhos, ensopados, assados e recheios. Pode ser usado na forma de pó seco ou folhas frescas. Estes podem ser usadas para preparar chá, óleo essencial e extrato líquido.

A erva é considerada sagrada pelos antigos romanos, gregos, egípcios e hebreus e é particularmente prevalente na culinária italiana. As vezes é chamada de “Orvalho do Mar” ou “Velho Homem”.

Fatos nutricionais

Alecrim fresco tem uma reserva muito alta de vitaminas, como vitamina A, vitamina C, vitamina B6, tiamina, folato, bem como minerais, a exemplo o magnésio, o cálcio, o cobre, o ferro e o manganês. Possui abundantes antioxidantes em seus compostos fenólicos, como diterpeno, carnosol e ácido rosmarínico, assim como em seus óleos essenciais, como cineol, canfeno, borneol, acetato de bornil, α-terpineol e α-pinene.

A erva tem alto teor de fibra dietética. É baixa em colesterol e sódio, mas é rica em gorduras saturadas.

Benefícios do alecrim para a saúde

Crescimento capilar

O óleo de alecrim promove o crescimento do cabelo, previne a calvície, retarda o envelhecimento, trata a caspa e seca o couro cabeludo. Estudos mostram que a erva pode diminuir o número de casos de alopecia androgenética (calvície permanente), aumentando o crescimento do cabelo. Ela também promove a cicatrização através de aumento da microcirculação do couro cabeludo e diminui a perda de cabelo após a lavagem.

Publicidade

Melhora a função cerebral

Um dos primeiros usos documentados de alecrim por razões de saúde foi seu uso como um estimulante cognitivo. A erva ajudava a melhorar o desempenho e a qualidade da memória. Também é conhecido por aumentar a atenção, inteligência e foco.

Previne Alzheimer

O alecrim previne as placas beta-amilóides e suprime a acetilcolinesterase (AChE), que são as principais causas de Alzheimer, ataxia e demência. Ele também tem sido associado ao estímulo da atividade cognitiva em idosos, bem como àqueles que sofrem de outros transtornos cognitivos agudos. 

Proteção neurológica

O ácido carnósico no alecrim tem propriedades neuroprotetoras. Ajuda a reduzir o estresse oxidativo e a superestimulação nas células nervosas, protegendo assim o sistema nervoso.  Além disso, a erva protege certas partes do cérebro contra danos nos tecidos, como lesão isquêmica, cura o tecido nervoso e reduz os coágulos sanguíneos. 

Desintoxicação do fígado

O alecrim tem sido associado a níveis mais baixos de cirrose e a um tempo de cicatrização mais rápido do fígado, que é um dos órgãos mais lentos a se curar. Também reduz as enzimas hepáticas plasmáticas, que podem causar diabetes do tipo 2. Carnosol impede a distorção do tecido do fígado. Também previne o esgotamento do glicogênio hepático, as moléculas de armazenamento de energia.

Reduz estresse

Até mesmo o próprio aroma de alecrim tem sido associado a melhoria de humor e limpeza da mente.  Tem um efeito calmante sobre aqueles que sofrem de ansiedade e depressão crônicas. Além disso, ele reduz os níveis de cortisol salivar (o hormônio do estresse), o que ajuda a aliviar a tensão no corpo.

Equilíbrio hormonal

Carnosol em alecrim equilibra o androgênio e estrogênio no corpo. Além disso, reduz o hormônio DHT (dihidrotestosterona), o que ajuda a melhorar a saúde da próstata e melhorar o crescimento do cabelo.

Previne câncer

Publicidade

Manganês, carnosol, ácido rosmarínico, ácido carnósico e outros extratos de alecrim têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-proliferativas e anticancerígenas. Eles matam seletivamente as células cancerígenas. A erva demonstrou resultados promissores no tratamento de vários tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, sangue, mama, próstata, ovário, cervical, fígado, pulmões, bexiga e pâncreas.

Cuidados da pele

Os antioxidantes dos óleos essenciais de alecrim ajudam a melhorar a qualidade da pele. Tem um potente efeito antienvelhecimento e ajuda a curar manchas e aumentar o brilho natural. Além disso, seus extratos, quando usados com suplementos cítricos, previnem a pele contra os danos dos raios UV, com efeito muito maior do que quando se usa só os suplementos. 

Reduz tosse

As folhas de alecrim retiram o catarro e o muco do sistema respiratório, proporcionando alívio da tosse, resfriado, gripe e até asma. O ácido rosmarínico previne qualquer tipo de acúmulo de líquido nos pulmões. 

Limita o ganho do peso

Os extratos de alecrim exercem efeitos anti-inflamatórios e anti-hiperglicémicos e promovem a perda de peso. De acordo com um estudo, o alecrim rico em ácido carnósico pode ser usado como um tratamento preventivo para distúrbios metabólicos.

Efeito antibacteriano e antimicrobiano

O alecrim é especificamente útil contra infecções bacterianas. Ele está ligado à prevenção de infecções por estafilococos, que causam furúnculos letais e bolhas e são altamente contagiosos. Também erradica completamente várias bactérias gram-negativas e gram-positivas.

Previne coágulos de sangue

Devido ao seu forte perfil antioxidante, o alecrim tem um efeito antitrombótico e ajuda a prevenir formação de coágulos sanguíneos.

Efeito antiúlcera

A ingestão de alecrim provou ser eficiente contra o crescimento da bactéria H. pylori, um patógeno perigoso que pode causar úlceras de estômago.

Aumenta a imunidade

Os componentes ativos do alecrim são antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos. Isso representa um ataque em três frentes contra muitas doenças e patógenos diferentes que podem ameaçar o sistema imunológico ou danificar a integridade do corpo.

Mantem saúde intestinal

Alecrim aumenta o fluxo biliar e mantém a vesícula biliar funcionando perfeitamente. Isso, por sua vez, ajuda a manter a saúde intestinal e combater as doenças do intestino, como a síndrome do intestino irritável (SII) e a colite.

Ajuda na digestão

Com suas fortes propriedades anti-inflamatórias, o alecrim tem sido tradicionalmente usado como um remédio natural para dores de estômago, constipação, gases, inchaço e diarreia. Adicioná-lo à sua dieta pode lhe ajudar a regular seus movimentos intestinais e seu sistema gastrointestinal. 

Refresca o hálito

Sendo um agente antibacteriano natural, o alecrim funciona como ótimo refrescamento de hálito que melhora sua saúde bucal. 

Coloque folhas de alecrim em um copo de água quente e, em seguida, gargareje ou deixe a água em sua boca por um tempo para eliminar as bactérias. Desse jeito, você terá o hálito naturalmente fresco e limpo durante toda a noite!

Estimula fluxo sanguíneo

Alecrim atua como um estimulante para o corpo e aumenta a produção de glóbulos vermelhos e fluxo sanguíneo. 

Alivia dores

Como substância analgésica, o alecrim é aplicado topicamente na área afetada para aliviar a dor. Quando consumida oralmente, a planta age como um analgésico para dores de cabeça e enxaquecas. Além disso, alivia cólicas menstruais e estomacais, assim como dores nos rins.

Anti-inflamatório

Carnosol e ácidos carnosic são dois poderosos antioxidantes e compostos anti-inflamatórios encontrados no alecrim, que têm sido associados à redução da inflamação dos músculos, vasos sanguíneos e articulações. Isso faz com que seja um tratamento eficaz para muitas coisas, incluindo pressão arterial, gota, artrite e lesões sofridas durante exercícios físicos ou cirurgia. É eficaz na forma oral ou aplicado topicamente. Além disso, a redução da inflamação no sistema cardiovascular pode ajudar a melhorar a saúde do coração e prevenir o aparecimento da aterosclerose.

Desintoxica o corpo

Alecrim é ligeiramente diurético, o que significa que pode ajudar a eliminar as toxinas de forma eficiente através de urinação.  Além disso, ao aumentar a taxa em que a água deixa o corpo, a erva também pode ajudar a eliminar patógenos, sais, toxinas e até o excesso de gordura quando consumida regularmente. Ela ajuda a curar a uremia, principalmente em pessoas com disfunção tireoidiana.

Uma fonte rica de antioxidantes

Os compostos antioxidantes do alecrim formam uma linha secundária de defesa por trás do próprio sistema imunológico do corpo. Os antioxidantes fortes do alecrim incluem ácido rosmarínico, ácido caféico, ácido búlico e carnosol.

Degeneração macular

O ácido carnósico no alecrim ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que afeta a retina externa do olho. 

Reduz espasmos

As propriedades antiepilépticas do alecrim ajudam a reduzir os espasmos involuntários dos músculos, como o coração.

Aumenta o movimento

De acordo com um estudo, cineole contido no alecrim impulsiona as atividades físicas, aumentando a locomoção.

Efeitos colaterais

Embora a planta de alecrim seja classificada como segura pela FDA mesmo em concentrações mais altas, seu uso excessivo em longo prazo tem efeitos colaterais como:

  • Vômito
  • Irritação da pele
  • Coceira no couro cabeludo em pacientes calvos
  • Aumenta o nível de glicose no sangue em diabéticos
  • Induz convulsões como epilepsia
  • Espasmos musculares
  • Coma

Outros efeitos colaterais incluem:

  • Edema pulmonar: Muito líquido é acumulado nos pulmões.
  • Reduz a fertilidade: O consumo em longo prazo de alecrim pode levar à diminuição da contagem, densidade e mobilidade de espermatozoides em homens. Em mulheres grávidas, pode levar a complicações e aborto.
  • Interação com outras drogas: Pode interagir negativamente com certos medicamentos como Warfarin (anticoagulante), Lithium (depressão maníaca), Lasix (diurético) e outros.

Uma nota importante: Se você é alérgico a outros membros da família de hortelã, pode sentir desconforto se consumir ou aplicar alecrim ou seu óleo, mas as reações são geralmente leves.

 

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário