Anemia, causas, sintomas e muito mais

A anemia é uma condição do corpo humano, caracterizada por uma concentração reduzida de hemoglobina em uma unidade de volume sanguíneo

Publicado em 24 de setembro de 2018 por

A anemia é uma condição do corpo humano, caracterizada por uma concentração reduzida de hemoglobina em uma unidade de volume sanguíneo e, por consequência se relaciona, com uma diminuição simultânea do número de glóbulos vermelhos. A condição da anemia é secundária e geralmente ter anemia significa um sintoma de uma doença mais grave.

As possíveis doenças são várias, infecciosas, parasitárias, pré-cancerosas e outras. No entanto, a anemia como condição pode causar alguns males, os principais são: ruptura na troca gasosa do corpo, fadiga crônica, aumento do sono, labirintite, fraqueza, aumento da irritabilidade, etc. Em casos graves, a anemia pode levar a condições de choque, hipotensão grave, insuficiência pulmonar e choque hemorrágico.

Causas

A principal causa da anemia é a deficiência de ferro, vitamina b12 ou ácido fólico. Outras causas comuns são por perda de sangue e doenças crônicas ou distúrbios. Vale destacar que o critério de diagnóstico de anemia em homens é visível pela diminuição da concentração de hemoglobina no sangue para abaixo de 130g. Anemia em homens é menos frequente do que em mulheres, devido à fisiologia: ausência de menstruação levando a uma perda mensal de sangue, gestação, lactação que é muitas vezes acompanhada de deficiências.

Já nas mulheres, a anemia é diagnosticada com níveis de hemoglobina inferiores a 120g. Fisiologicamente, as mulheres são mais propensas a desenvolver anemia, justamente por causa do sangramento menstrual, em que o corpo feminino perde os glóbulos vermelhos, o volume médio de perda de sangue mensal é de 40 a 50 ml de sangue, mas com menstruações abundantes a quantidade de secreções pode atingir até 100ml por um período de 5 a 7 dias.

Sintomas

Os sintomas da anemia dependem muito do tipo dela, mas os principais sintomas são:

  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dor de cabeça;
  • Tonturas;
  • Vertigem;
  • Ruídos nos ouvidos;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia;
  • Pele pálida;
  • Perda de apetite;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Irritabilidade.

Em caso de anemia causada pela falta de ácido fólico pode ocorrer estomatite (inflamação da mucosa oral), inflamação da língua, pele amarelada, formigamento nas mãos e nos pés.

Publicidade

Tipos de anemia

A anemia é considerada uma das condições patológicas mais comuns entre a população mundial. Entre as variedades de anemia, distinguem-se várias condições principais.

  • Anemia ferropriva;
  • Anemia hemolítica;
  • Anemia aplástica;
  • Anemia sideroblástica;
  • B12-deficiente, resultante da deficiência de vitamina B12;
  • Anemia pós-hemorrágica;
  • Anemia falciforme e outras formas.

Prevenção

Como a forma mais comum da doença é a anemia por deficiência de ferro, deve ser prevenida por alimentação equilibrada. É recomendado ingerir alimentos que contenham ferro (carne vermelha, cereais integrais, castanha de caju, leguminosas, entre outros). Outro fator importante é a presença de vitamina C (laranja, abacaxi) vitamina B12 (ovos, queijos, peixes).

Redobre atenção quando estiver em períodos de gestação, lactação e idade de crescimento. Vegetarianos tendem a ter mais chances de ficar anêmicos.

Alimentos que devem ser evitados

Publicidade

Gorduras, café, chá forte, coca-cola, álcool, alimentos com vinagre, alimentos com alto teor de cálcio e outros.

Tratamento natural

O tratamento natural é um ótimo aliado quando o assunto é combater doenças de forma saudável. Confira agora algumas receitas deli que auxiliaram o indivíduo a tratar anemia.

Chá de Artemísia:  é excelente contra anemia, porque contém vitamina C e ajuda o organismo a absorver e utilizar melhor o ferro

Ingredientes

1 colher de folhas secas de Artemísia

1 litro de água

Modo de preparo

Coloque os 2 ingredientes numa panela e ferva por 15 minutos, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Quando estiver morno coe e beba uma xícara de chá de Artemísia sempre que consumir alimentos ricos em ferro de origem vegetal, como feijão, carnes vermelhas ou brancas.

Suco de laranja, cenoura e beterraba

Suco poderoso para combater anemia, vitamina c e ferro garantido!

Ingredientes

150 gramas de beterraba crua ou cozida (cerca de 2 fatias grossas)

1 cenoura pequena crua

2 laranjas com bastante sucomelaço à gosto para adoçar

Modo de preparo

Passe a beterraba e a cenoura pela centrífuga ou processador de alimentos, para retirar ao máximo o seu suco. Depois, adicione a mistura ao suco puro da laranja e beba logo a seguir, para aproveitar ao máximo suas propriedades medicinais. 

Remédio caseiro de gergelim

Gergelim contém elevado teor de ferro, sendo um excelente remédio caseiro para combater a anemia.

Em água morna, coloque 1 colher (chá) de sementes de gergelim preto e deixe por duas horas. Após, triture até formar uma pasta e estique para transformá-la em emulsão. Junte a emulsão a um copo de leite morno e adicione mel.

Suco de couve e agrião

O agrião é rico em vitaminas, cálcio e ferro. Contribui para aumentar e fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

3 folhas de couve

3 folhas de agrião

1 xícara de dente de leão

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário