Otite nos bichinhos

Ainda que a otite se manifeste como uma das doenças mais comuns em animais domésticos, muitas pessoas não têm conhecimento de que esse mal afeta os bichinhos.

Publicado em 22 de outubro de 2017 por

Ainda que a otite se manifeste como uma das doenças mais comuns em animais domésticos, muitas pessoas não têm conhecimento de que esse mal afeta os bichinhos.  

O que é a otite? A otite é um processo inflamatório que afeta qualquer uma das 3 partes do ouvido: externo, médio e interno. Essa doença é mais comum em cães por conta do canal auditivo, que na maioria das vezes, é bastante longo, apesar disso, algumas raças de gatos têm predisposição à otite. 

Otite externa: aguda ou crônica 

A otite externa é mais comum em cães que em gatos – sua taxa de incidência é de até 20% e 2% respectivamente. A otite externa pode ser aguda ou crônica. Nos casos agudos, acontece breves episódios de inflamação no canal do ouvido que são, normalmente, causados por infeções bacterianas. Por outro lado, a crônica é pior: têm processos inflamatórios longos, ou recorrentes, que geralmente, são causados por alergias ou doenças autoimunes. 

O que causa a otite? 

A otite pode surgir por vários fatores, os principais são: 

Infecção: a otite infecciosa é causada por bactérias, na maioria dos casos, o animal apresenta pus no ouvido. Seu agente causador, normalmente, é: Streptococcus pneumoniae

Fungos: a otite causada por fungos é a mais comum. Geralmente, ela vem acompanhada por excesso de cera com um cheiro adocicado, seu principal agente causador é a Malassézia. 

Publicidade

Parasitas: os carrapatos e ácaros aparecem como agente causador da otite por parasitas. 

Produção excessiva de cera: alguns animais produzem muita cera. Essa cera acumulada fermenta e inflama, causando a otite. 

Outros fatores são: predisposição genética, traumas, alergias, tumores, questões hormonais e presença de algum corpo estranho na orelha do animal.

Sintomas da otite

Dependendo do tipo de otite, os sintomas variam, contudo, geralmente há:

Coceira pujante: o animal coça as orelhas com a pata, balança a cabeça para o lado, esfrega as orelhas no chão, em móveis, e nota-se certo desespero e até mesmo perda do equilíbrio

Secreções e mau cheiro: em alguns casos, sai pus das orelhas dos bichinhos, seguido de um odor intenso.

Vermelhidão: o ouvido fica bem vermelho, as orelhas incham e pode haver perda de audição.

Dor intensa: o animal demonstra que está com dor e bastante incomodado quando alguém encosta em suas orelhas, (em alguns casos) ele pode ficar muito irritado.

Publicidade

Feridas: devido ao ato de coçar, pode ocorrer hematomas, dermatites e abrasões.

Prevenções

Manter a higiene do ouvido de seu companheiro é a melhor prevenção que existe:

Um dos perigos vem de casa: o potinho de água não deve ser muito longo ou de difícil acesso, pois os animais acabam ficando com as orelhas úmidas e isso contribui para a proliferação de fungos e bactérias. Tenha cuidado na hora do banho, não deixe cair água dentro da orelha do seu pet, enxugue-o bem.

Limpeza das orelhas com vinagre de maçã: o vinagre de maçã possui importantes propriedades antissépticas que são de grande ajuda para a limpeza do ouvido e para a recuperação do tecido inflamado, portanto, use uma solução para limpar as orelhas de seu pet. Coloque meio copo de água, meio copo de vinagre de maçã e misture bem. Pegue um algodão, mergulhe na solução e passe com cuidado e leveza, isso ajudará na limpeza do ouvido. NÃO SE DEVE UTILIZAR VINAGRE SE EXISTIR ALGUMA FERIDA.

Tratamento da otite

Óleo essencial de árvore do chá é um aliado por conta das suas propriedades antissépticas, bactericidas e antivirais. Use 20 gotas do óleo, misturado em meio copo de azeite de oliva. Coloque algumas gotas no ouvido do animal doméstico todos os dias.

Óleo de amêndoas doces: este óleo ajuda a parar a infecção. Devido aos seus efeitos emolientes, aliviará as dores e incômodos. Deve-se aplicar diariamente 5 gotas no ouvido afetado durante um período mínimo de 2 semanas.

Chá verde: O chá verde é ideal para diminuir a infecção e inflamação e ajuda a diminuir as dores. Faça o chá verde comum, apenas com água e as folhas, deixe esfriar e aplique algumas gotas no ouvido afetado. Uma vez por dia será o bastante. 

Nota: Os bichinhos agradecem todos os cuidados, pois a otite causa dores enlouquecedoras. Tome muito cuidado antes de aplicar qualquer produto na orelha do seu animalzinho. CONSULTE UM ESPECIALISTA ANTES DE QUALQUER PROCEDIMENTO.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário