Como se livrar das temidas estrias pós-parto

estriaS gravidez saúde nutrição beleza pele

Publicado em 27 de março de 2020 por

As estrias são um problema comum entre as mulheres, especialmente após a gravidez. Elas geralmente têm forma de linhas finas no abdômen, quadris e seios.

Estrias podem aparecer devido a alterações hormonais ou a perdas ou ganhos acentuados de gordura nessas áreas. No artigo de hoje, falaremos sobre como removê-las

 após o parto.

As estrias geralmente aparecem nos últimos estágios de gravidez, e existem várias razões para seu aparecimento. São eles:

  • Gravidez precoce – quando a jovem mãe ainda é adolescente;
  • Ganho acentuado de peso durante a gravidez;
  • Gravidez de dois ou mais bebês simultaneamente;
  • Estrias anteriores à gravidez;
  • Hereditariedade: esse fato também desempenha um papel importante no aparecimento de estrias durante a gravidez e após o parto.

Elass são formadas quando o corpo cresce mais rápido que a pele – isso leva as fibras elásticas localizadas diretamente sob a pele a se rasgar, formando as famigeradas estrias.

Ganhar peso rapidamente pode levar a estrias, especialmente no abdômen e nos seios – e infelizmente, são justamente essas duas áreas que crescem mais durante a gravidez. Elas também podem aparecer nos quadris, nas nádegas e nos braços superiores.

Publicidade

As estrias aparecem primeiro como linhas avermelhadas ou roxas, que depois de um tempo, empalidecem e podem se tornar brancas ou cinzas.

estriaS gravidez saúde nutrição beleza pele

1.      Como evitar estrias durante a gravidez

Muitas mulheres se perguntam se é possível evitar o aparecimento de estrias durante a gravidez. Infelizmente, é muito difícil, visto que não existem formas e métodos eficazes para evitar o aparecimento delas durante a gestação: as estrias aparecem em 90 por cento das mulheres neste período da vida.

O que quer que os fabricantes de cosméticos ofereçam, nenhum desses meios contra estrias pode impedir sua aparição, pois são aplicados na camada superior da pele e, dessa forma, não penetram na camada inferior do órgão, onde são formadas.

O que você pode fazer é diminuir o número de estrias, sua visibilidade e reduzir a probabilidade de que elas apareçam. Isso pode ser atingido alterando seu estilo de vida.

  1. Tente não ganhar muito peso durante a gravidez.
  2. Tenha uma alimentação equilibrada e saudável, que inclua um grande número de frutas e vegetais.
  3. Tire alimentos gordurosos ou que contenham aditivos artificiais, conservantes e uma grande quantidade de sal de sua dieta –esses produtos levam não apenas ao rápido ganho de peso, mas também retêm fluidos no corpo, o que pode causar estrias.
  4. Beba pelo menos 1,5 litros de água limpa diariamente.
  5. Hidrate constantemente a pele, especialmente nos lugares onde a aparição das estrias é mais provável. Além disso, hidratar sua pele com remédios naturais também é útil pois remove a coceira e a irritação na pele que ocorrem durante a gravidez devido ao estiramento da pele durante o crescimento do feto. Especialmente no abdômen. A hidratação deixa a pele mais lisa e firme.
  6. Pratique exercícios, dando preferência àqueles que atuem na área com estrias. Exercícios tonificam a pele e a tornam mais resistente, fortalecendo os músculos enfraquecidos. Duchas de contraste e natação também fortalecem os músculos, aumentando seu tónus e melhorando a circulação sanguínea, o que ajuda a reduzir o aparecimento de estrias.

 

 

Publicidade

 

2.      Como remover estrias após o parto – métodos caseiros contra estria

Conhecer remédios caseiros que ajudarão a prevenir e reduzir o número de estrias durante a gravidez, bem como reduzir sua manifestação após o parto, pode vir a calhar para algumas mulheres.

A principal tarefa nesse ponto é hidratar a pele, uma vez que quanto mais hidratada, mais macia e elástica ela será, o que, por sua vez, diminuirá as chances de aparecimento de estrias.

3.      Óleos contra estrias

Azeite de oliva

azeite pode ser facilmente encontrado em qualquer loja e é um remédio muito popular para estrias durante a gravidez. Coloque um pouco de azeite na palma da sua mão e esfregue no abdômen, inclusive na parte inferior. Deixe por meia hora. Remova o resíduo com um lenço e enxágue com água.

Além de azeite, você pode usar outros óleos, tais como: óleo de amêndoa doce, óleo de coco, óleo de jojoba, manteiga de karité, óleo de abacate.

É válido também acrescentar vitamina E a qualquer creme ou óleo citado acima para hidratar a pele.

Manteiga de karité e cacau

Esses são considerados os óleos mais populares contra estrias. Eles nutrem e hidratam bem a pele e são hipoalérgicos.

Aplique manteiga de cacau ou de karité na área onde as estrias podem surgir e esfregue suavemente na pele com movimentos de massagem.

O uso destes óleos pode melhorar a elasticidade da epiderme e prevenir o ressecamento. Aplique-os regularmente durante a gravidez e após o parto.

Óleo de mamona

Aplique óleo de mamona na área com estrias. Cubra esta área com filme alimentar e um saco plástico e coloque uma garrafa de água quente ou uma almofada de aquecimento por cima. Deixe por 30-40 minutos e enxágue.

O calor abre os poros e o óleo é mais facilmente absorvido pela pele, penetrando nas camadas mais profundas. Este procedimento deve ser feito após o parto, pois o calor pode provocar abortos espontâneos.

Óleos essenciais

Os melhores óleos para prevenir e reduzir as estrias são o óleo essencial de gerânio, rosas e lavanda. Misture-os com outros cosméticos e faça uma massagem nas áreas afetadas pelas estrias.

estriaS gravidez saúde nutrição beleza pele

4.      Outros meios de evitar estrias

Gel de aloe vera

Aplique-o na área das estrias. Esse gel pode ser comprado em farmácias. É possível também usar a polpa das folhas de babosa.

Suco de limão

O ácido do suco de limão branqueia as cicatrizes das estrias. Corte o limão e esfregue a pele estriada. Deixe por 5-10 minutos e enxágue com água fria.

Faça isso diariamente até que as estrias se tornem menos perceptíveis. Mas atenção: enxágue bem e não se exponha ao sol durante o procedimento, pois isso pode causar manchas na pele.

Suco de batata

Surpreendentemente, o suco de batatas age de forma semelhante ao suco de limão. Corte as batatas ao meio e esfregue na pele. Deixe na pele por algum tempo e enxágue com água.

Suco de uva:

Corte uvas verdes e esfregue o suco na pele na área das estrias. Em seguida, enxágue com água.

Mel

As propriedades antissépticas do mel podem reduzir o aparecimento de estrias na pele. Use apenas mel natural.

Pegue uma pequena quantidade do produto e aplique uniformemente em um guardanapo ou gaze. Aplique nas estrias e deixe até que o mel seja absorvido. Enxague com água morna.

Com o mel, você pode fazer também uma esfoliação que tira células mortas da pele e, adicionalmente, massageia o corpo. Misture o mel com sal e glicerina. Aplique com movimentos de massagem e deixe até o a esfoliação secar. Em seguida, enxágue.

Leite, açúcar, pepino e água de coco:

Misture 2 colheres de leite integral com um pouco de suco de limão e suco de pepino. Adicione meia colher de sopa de açúcar.

Aplique na pele e massageie por aproximadamente 5 minutos em movimentos circulares. Lave e limpe a pele.

Em seguida, aplique água de coco e deixe secar na pele. Quando a água for absorvida, aplique manteiga de karité ou o gel de aloe vera.

Após alguns minutos, enxágue a pele e aplique um hidratante.

Este procedimento deve ser feito três vezes por semana para aliviar e reduzir as estrias.

Alfafa

As folhas de alfafa servem como uma rica fonte de proteínas, aminoácidos essenciais e vitaminas E e K. Seu efeito antifúngico desintoxica a pele e promove a cicatrização das estrias.

Misture folhas de alfafa em pó com uma pequena quantidade de óleo de camomila para fazer uma pasta. Massageie com esta pasta. Faça uma massagem com esta pasta 2-3 vezes ao dia.

Mumiyo

Dissolva um comprimido de mumiyo em uma pequena quantidade de água e coloque na área afetada. Esfregue bem a pasta na pele. Em seguida, enxágue.

Você pode fazer também um creme com mumiyo. Para isso, dissolva 1 comprimido numa pequena quantidade de água e misture com um hidratante para bebés. Misture bem e aplique este creme todos os dias nas estrias.

O creme deve ser armazenado na geladeira, pois contém água. Cuidado: os comprimidos de mumiyo são falsificados com frequência. Uma pessoa inexperiente raramente sabe distinguir um mumiyo verdadeiro do falsificado. Compre em locais seguros.

Esfoliante de Açúcar

O esfoliante de açúcar é outro remédio contra estrias que você pode fazer em casa. Misture uma colher de sopa de açúcar com uma pequena quantidade de suco de limão e óleo de amêndoa.

Você pode adicionar algumas gotas de óleo de jojoba, que também funciona bem para estrias na pele.

Aplique a esfoliação na pele úmida com estrias e massageie por alguns minutos. O procedimento é eficaz na remoção de células mortas, revelando novas células. Faça esta massagem diariamente.

Clara de ovo

A clara de ovo firma e rejuvenesce a pele. Bata as claras e aplique onde há estrias. Deixe até que seque. Em seguida, enxágue e aplique hidratante.

Parafina

Hoje em dia é possível comprar parafina pronta, com componentes que ajudam no combate a estrias. Se não for possível comprar tal parafina, uma parafina médica comum quebra o galho.

Derreta a parafina. Aplique uma mistura de qualquer óleo cosmético para a pele e adicione óleo essencial.

Molhe um tecido com a mistura de parafina e aplique na área do corpo com estrias. Tenha cuidado e não se queime! Cubra com um filme ou um saco plástico e coloque um cobertor em cima. Mantenha até que a parafina tenha esfriado.

5.      Massagem contra estrias

Essa massagem pode ser feita em casa. Antes de fazê-la, aplique um óleo de massagem no qual você possa adicionar óleos essenciais.

O abdômen deve ser massageado em um movimento circular no sentido horário.

Nos braços, quadris e nádegas, a massagem deve ser feita de baixo para cima.

A massagem melhora a circulação sanguínea, aumenta o fluxo de linfa, fortalece a pele e estimula a regeneração das células da pele.

estriaS gravidez saúde nutrição beleza pele

6.      Tratamento de estrias por procedimentos médicos

Muitos médicos estão inclinados a acreditar que é melhor combater as estrias com remédios naturais, especialmente durante a lactação. Mas se você está ansiosa para remover as estrias o mais rápido possível, pode apelar para métodos médicos de remoção de estrias após o parto.

Vamos ver o que a medicina estética nos oferece:

  • Peeling químico: o peeling químico é a remoção de uma parte da epiderme (da pele) por meios químicos. Tais produtos geralmente contêm ácido tricloroacético, ácido glicólico, ácido láctico, salicílico ou carbólico, que quando aplicados na área com estrias causam primeiro o aparecimento de bolhas e em seguida a descamação da pele. Esse procedimento é doloroso e apresenta alguns riscos, pode culminar no aparecimento de melasmas, alterações na cor da pele e cicatrizes.
  • Remoção a laser: o resurfacing a laser é um método comum de remoção de estrias. Atua nas camadas mais profundas da pele, exatamente onde as estrias se formam. O resurfacing a laser é um procedimento eficaz, mas muito caro.
  • Ácido glicólico: o ácido glicólico tem propriedades esfoliantes. Ele ajuda a estimular a produção de colágeno, aumentando a elasticidade da pele, o que torna as estrias menos perceptíveis. Cápsulas de ácido glicólico podem ser compradas em farmácias.

    Cremes contra estrias

Existem muitos cremes que impedem o aparecimento de estrias ou ajudam a torná-las menos perceptíveis. É importante saber o que um bom creme contra estrias deve conter.

Um bom creme de estrias deve conter qualquer um desses componentes.

  • Retinol: hidrata a pele e promove a regeneração da mesma.
  • Colágeno e elastina: estes dois ingredientes melhoram a elasticidade da pele e aceleram sua regeneração.
  • Óleo de jojoba ou manteiga de karité: estes óleos nutrem e hidratam a pele e melhoram a circulação sanguínea.
  • Óleos essenciais: melhoram os processos metabólicos na pele e aumentam sua elasticidade.

Note que além desses ingredientes, cremes contra estrias podem conter outros componentes não completamente seguros durante a amamentação.

Como você pôde ver, há muitas maneiras e métodos de remover estrias após o parto, a serem usados à escolha de cada mulher. Apenas lembre-se de que não é possível livrar-se completamente de estrias após o parto: o mais provável é que elas a acompanhem pelo resto de sua vida. Elas só podem ser reduzidas, ficando menos perceptíveis.

O tratamento das estrias é melhor quando as mesmas ainda estão no estágio de cor avermelhada. Estrias velhas são muito mais difíceis de remover, seja por métodos caseiros ou clínicos.

Com o tempo, eles se tornarão mais leves e menos perceptíveis e possivelmente lhe incomodarão menos. Em qualquer caso, antes de iniciar qualquer medicação, consulte um médico, especialmente se for usar meios cosméticos e farmacêuticos, pois estes nem sempre são seguros e podem ter efeitos colaterais.

O processo de se livrar das estrias é longo e leva vários meses. O mais importante nesse processo é a regularidade.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário