Lythrum: propriedades mágicas

A planta Lythrum consegue sobreviver em todo o mundo, em diferentes zonas climáticas. Não é encontrado apenas em desertos e lugares pouco habitados

Publicado em 17 de setembro de 2018 por

A planta Lythrum consegue sobreviver em todo o mundo, em diferentes zonas climáticas. Não é encontrado apenas nos desertos asiáticos mais quentes e nas regiões polares. A planta ama o sol e a umidade, mas pode se livrar do excesso de água de uma maneira original: gotas minúsculas são simplesmente espremidas e caem no solo na forma de gotas de orvalho. De fato, é muito semelhante às lágrimas. Seus nomes comuns são salgueirinha, erva-carapau, salicária ou salgueirinha-roxa. 

Provavelmente, essa particularidade dessa linda erva daninha se tornou a base de seu nome russo (plakun – de plakat’, chorar), embora haja outra versão, ele está relacionado ao local de origem da planta. A lenda diz que a erva brotou do chão, onde caíram as lágrimas da Virgem, que sentia saudade do seu filho. Foi então que a grama maravilhosa ganhou força especial: com um olhar só, os demônios começaram a chorar e fugir.

Propriedades curativas do lythrum na medicina folclórica

Lythrum é uma excelente planta de mel com floração prolongada. No entanto, a sua aparência atrai não só as abelhas. As próprias inflorescências que consistem de pequenas estrelas púrpuras são bastante decorativas, e com isso a planta é utilizada para a jardinagem. Desde os tempos antigos, suas propriedades especiais também eram usadas na medicina, pois essa erva servia como uma droga para várias doenças femininas, inflamações, contusões, irritações da pele e intoxicação por venenos.

Lythrum é usado em decocções ou compressas, ele tonifica bem quando usado externamente (por exemplo, na forma de banhos revigorantes). Todos esses procedimentos podem ser feitos no verão, quando os arbustos estão cobertos de flores. Durante o resto do ano, hastes secas, raízes e folhas são usadas. Quanto ao uso mágico, para isso o lythrum deve ser colhido apenas em uma única noite: Ivan Kupala.

Para que os mágicos usam o lythrum?

Os antigos eslavos tinham sua própria opinião sobre a origem do lythrum. Eles acreditavam que os primeiros brotos surgiram da terra graças a Lada, a deusa do lar e da família, paz e amor. Não é de surpreender que a planta tenha sido dotada de poderes especiais, que são proteger da destruição, expulsar os demônios e resistir a quaisquer magias negras.

O arsenal de meios especiais de cada feiticeiro deve ter lythrum, pois as propriedades mágicas da flor ajudam uma pessoa a encontrar tesouros escondidos, colocar forte proteção pessoal na realização de rituais (incluindo rituais de exorcismo). Para os herboristas, esta planta também é essencial. Há uma crença de que a preparação de coleções medicinais será muito melhor se o curandeiro levar com ele um ramo de um lythrum quando for coletar plantas e flores.

Publicidade

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário