Brincadeiras para bebês nos primeiros meses de vida

brincadeiras mãe bebês

Publicado em 14 de janeiro de 2019 por

O primeiro mês de vida da criança não é muito ativo: os bebês passam mais tempo dormindo, um terço do tempo é gasto pelas mães na amamentação e o resto é o que sobra para a criança como tempo livre. Nisso, o alegre mundo dos brinquedos vem em auxílio dos pais. No entanto, poucos deles realmente examinam os brinquedos antes de comprar.

No que você deve prestar atenção ao comprar um brinquedo para bebê?

Primeiro de tudo, confira o fabricante, o material do produto e se há pequenas peças que podem ser um perigo para a saúde da criança. Preste atenção ao fato de se a criança é alérgica a alguma coisa – isso se aplica principalmente a brinquedos macios e de pelúcia: as vilosidades podem se acumular nas mãos do bebê, e ele pode engoli-las. Nesse caso, será preciso a ajuda de um médico.

Chocalhos, brinquedos de silicone e de borracha são adequados para bebês (preste atenção na composição da borracha e verifique se a tinta não descasca). Quando a tinta dos brinquedos penetra no corpo das crianças, pode causar sérias intoxicações.

Não devemos nos esquecer de jogar com bebês. Eles são fofos e divertidos e devem ser acalmados e cansados, e o mais importante, devem gostar do jogo. Desde o primeiro dia, a criança ouve tudo o que acontece ao seu redor (quando está acordado), quem fala com ele, se acostuma com essa voz e consegue entender quando há convidados na casa.

Lista das brincadeiras para bebês nos primeiros meses de vida

Rimas

As mães devem se lembrar de algumas da infância, rimas engraçadas. Ao falar, não se esqueça de sorrir suavemente, não levante a voz e siga a reação da criança, para que ela fique satisfeita. Se o bebezinho estufa seus lábios e começa a chorar, isso significa que ele não está gostando. Não precisa mais repetir dessa rima. Os oftalmologistas aconselham os pais a pendurarem brinquedos (chocalhos) na forma de contas em carrinhos e berços, mantendo distância de 35-40 cm da criança, o que também se aplica a babás de música em cima da cama: elas não podem ser penduradas muito próximo.

Teatro de dedos

Você pode usar o excelente jogo dos dedos (ele ajuda a desenvolver percepção tátil). Não há nada mais comovente do que uma pequena mãozinha de um bebê tocando gentilmente na mãe. Com cada toque, a criança sentirá o calor, o cuidado e o interesse de sua mãe, e, é claro, isso pode também substituir a massagem, porque há muitos pontos de percepção nos dedos. Você pode começar a contar os dedinhos do bebê um por um, chamando-os pelos nomes (polegar, indicador, médio, anelar, dedo mínimo) ou inventar um conto de fadas com dedinhos.

Publicidade

Esconde-esconde

As habilidades motoras de um bebê podem ser desenvolvidas brincando de esconde-esconde: a mãe atrai a atenção do bebê, captura o olhar dele, depois move o rosto para a direita, o bebê encontra a mãe, seguindo com o olhar e, em seguida, a mãe se move para a esquerda, para cima e para baixo. Esse jogo de esconde-esconde pode ser feito com o brinquedo luminoso favorito do bebê, que pode ser não apenas colorido, mas também musical, com luzes. O jogo de esconde-esconde, em que a mãe fecha o rosto, perguntando “Onde está a mamãe?” e, em seguida, responde “Achou!”, abrindo as mãos. Faça a criança rir, causando emoções agradáveis. Todos os membros da família podem jogar este jogo.

O que temos aqui?

O jogo “O que temos aqui?” ensina a distinguir as imagens. Em um pedaço de papel, desenhe ou imprima uma carinha, um animal, um herói de desenho animado e mostre-o à criança, fazendo a pergunta: “O que temos aqui?”, respondendo pelo bebê. O importante é que o desenho seja grande e brilhante, e que o rosto da mãe “ilustrasse” as respostas com um sorriso, se é uma carinha, ou com a voz, se é algo grande.

Barra horizontal para bebê

Se a mãe está ocupada, o momento do jogo pode ser substituído por uma barra horizontal para crianças, que é colocada em cima do bebê. É possível pendurar quinquilharias nela, ou um brinquedo favorito, e a criança ficará interessada por um tempo. No futuro, aos seis meses de idade, ele também vai precisar dele como ajuda para aprender a sentar-se sozinho, tentando levantar-se, segurando a barra horizontal com as mãos.

Desenhos coloridos

Se a criança estiver se entediando rapidamente com os brinquedos pendurados no berço e a mãe não tiver tempo de brincar com o bebê, é possível colar grandes desenhos coloridos com diferentes padrões às paredes do berço. Podem ser padrões folclóricos tradicionais, um tabuleiro de xadrez, figuras geométricase etc…

Pausa musical

“Pausas musicais” também têm um significado positivo para a criança e contribuem para o relaxamento da mãe. Você pode familiarizar a criança com a reserva de ouro de música clássica, enquanto mostra a ele sua própria atitude e esse gênero musical. Gradualmente, você pode introduzi-lo a outros ritmos e gêneros, porque o poder da música contribui para a educação estética, o surgimento de caráter e a opinião individual da criança. É necessário monitorar a reação da criança: nem todos os bebês gostam de música, e alguns preferem apenas um ritmo ou um gênero específico (a tarefa dos pais nesse caso é descobrir qual).

Brincar com um bebê de três meses não é diferente, só que nesse caso as brincadeiras devem ser um pouco mais ativas, mais alegres e um pouco mais complicadas (“relógio”, massagem nas costas e assim por diante). Nessa idade, o bebê pode segurar a cabeça, deitado de bruços, e isso expande suas capacidades no jogo.

Muitas pessoas provavelmente pensam que brincar com bebês de um mês de idade não é obrigatório, mas esses jogos realmente ajudarão no desenvolvimento da criança, porque eles ativam a atenção, visão, audição e habilidades motoras.

Publicidade

Leia tambem;

Cálcio. Para que é usado pelo corpo?

Criando um jardim de fadas

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário