Pressão baixa ou hipotonia arterial

Quando o assunto é pressão, a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas é a pressão alta, porém, a pressão baixa é muito grave

Publicado em 17 de maio de 2018 por

Quando o assunto é pressão, a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas é a pressão alta, porém, a pressão baixa é tão grave e preocupante quanto, e também pode levar à morte. Nesse artigo, discutiremos um pouco mais sobre esse sorrateiro mal que geralmente não apresenta sintomas.

Basicamente, a hipotonia significa que a pressão arterial é mais baixa do que deve ser. Normalmente, mulheres e pessoas magras sofrem mais de pressão baixa. Indivíduos que se exercitam regularmente podem apresentar pressão mais baixa que pessoas que são sedentárias.

O que causa pressão baixa?

Quedas de pressão podem estar associadas a situações que favorecem a perda do controle do fluxo de sangue e a diminuição da quantidade de sangue no corpo. Desidratação, passar longos períodos sem comer, uso excessivo de medicamentos contra hipertensão e outros podem ser os responsáveis por essa condição.

Ademais fatores que podem causar hipotonia incluem levantar de repente após muito tempo deitado, ingerir diuréticos e remédios para emagrecer. 

Sintomas

Quando a pressão arterial está baixa, o fluxo de sangue para os tecidos cai e o oxigênio não chega às células em quantidade suficiente. Podem surgir, então, os seguintes sintomas: fraqueza, perda de forças, baixa energia, taquicardia e sensação de desmaios. Confira outros:

  • Mal-estar;
  • Tonturas e vertigens;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga;
  • Falta de concentração;
  • Cansaço;
  • Respiração ofegante;
  • Visão embaçada;
  • Confusão;
  • Pele fria;

Prevenção e controle

Confira algumas dicas para evitar/controlar a pressão baixa:

Publicidade

  1. Beba muita água: como uma das causas da hipotonia é a desidratação, é aconselhado beber líquidos durante o dia, que podem ser água, sucos naturais, isotônicos etc
  2. Pratique exercícios:é muito melhor começar o dia com um pouco de atividade. Isso condicionará a pressão sanguínea de modo positivo, melhorando a circulação do sangue em todo o corpo. Você pode caminhar, correr ou nadar por um curto período todas as manhãs.
  3. Coma bem! Caso o indivíduo já sofra de alguns sintomas, ele é aconselhado a consumir uma maior quantidade de carboidratos em pequenas porções. Pães, macarrão, arroz, batatas, grãos integrais, verduras, frutas peixes e frango são bons alimentos para ser consumidos
  4. Evite mudanças bruscas de posição, especialmente se estiver deitado, levante-se devagar e sem pressa.
  5. Equilibre o sal: ao contrário de indivíduos que sofrem com pressão alta, pessoas que sofrem com pressão alta devem aumentar (levemente) o consumo de sódio.
  6. Tenha atenção aos remédios: caso esteja sofrendo com os sintomas, pare e reveja todos os medicamentos, pois alguns fármacos podem reduzir a pressão sanguínea.

Tratamentos

Chegou a melhor parte do artigo: a do tratamento natural. Confira abaixo as melhores receitas para combater esse mal!

Chá de alecrim com erva-doce: é estimulante e favorece o aumento da pressão arterial.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de erva-doce;
  • 1 colher de chá de alecrim;
  • 3 cravos da índia, sem cabeça;
  • 1 copo de água com aproximadamente 250 ml.

Modo de preparo:

Junte a colher de chá de erva-doce, a colher de chá de alecrim e os três cravinhos ou cravos da índia no copo de água. Coloque tudo em uma panela em fogo brando e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba todos os dias à noite antes de dormir.

Chá de boldo de jardim: nesse chá, estão contidas propriedades estimulantes que combatem a pressão baixa sem causar o extremo de pressão alta ao tomar.

Publicidade

Ingredientes:

  • 300 ml de água filtrada, fervente;
  • 2 colheres de folhas secas de boldo, ou cinco folhas frescas do boldo de folhas miúdas, ou ainda, uma folha do boldo de folhas graúdas.

Modo de preparo:

Assim que a água levantar fervura, coloque as folhas dentro, desligue o fogo e tampe a chaleira. Deixe descansar por cinco minutos. Tome a xícara de chá lentamente, preferencialmente adocicada com mel. Pode tomar até três vezes por dia.

 

Sais de Epsom

Os sais de Epsom têm sido comprovadamente muito úteis para aumentar a pressão arterial, e por isso, são considerados um eficiente remédio caseiro, que proporciona resultados imediatos para o problema. Para se beneficiar de todas as propriedades desses sais, você deve dissolvê-los em um banho quente por cerca de 15 minutos.

 

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário