Causas e tratamentos para caspa

Você sabia que o couro cabeludo – assim como a nossa pele – se descama? Pois bem, isso acontece por conta da renovação de suas células.

Publicado em 31 de janeiro de 2018 por

Você sabia que o couro cabeludo – assim como a nossa pele – se descama? Pois bem, isso acontece por conta da renovação de suas células, que dão lugar a um novo tecido. A descamação fina é considerada normal, contudo, quando o indivíduo passa a mão no cabelo e observa muitas escamas esbranquiçadas, isso é caspa (Dermatite Seborreica, uma inflamação do couro cabeludo). 

Existem dois principais tipos de caspa

A caspa seca que se caracteriza por pontos brancos soltos e visíveis.

A capa oleosa, em que o quadro muda: apresenta escamas gordurosas e amareladas que ficam presas à cabeça devido ao excesso de sebo.

Confira abaixo alguns tratamentos naturais para caspa:

Os tratamentos caseiros trazem ótimos resultados e podem ser feitos utilizando algumas plantas medicinais como Aloe vera, Sálvia e sabugueiro – essas plantas em forma de chá e aplicadas diretamente no couro cabeludo são muito eficazes contra esse incômodo problema. Vamos aos tratamentos:

Aloe Vera:

Sua função é basicamente soltar a caspa do couro cabeludo, facilitando, dessa forma, sua remoção. Usar essa planta é bastante fácil, sendo que basta aplicá-la diretamente na cabeça e deixar descansar por 30 minutos, enxaguando a cabeça com água em seguida.

Sálvia e alecrim:

Possuem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que ajudam no combate aos fungos causadores da caspa. O indivíduo precisará de apenas 2 colheres de Sálvia, 1 colher de chá de folhas de alecrim e 1 xícara de água fervente. Basta adicionar as folhas em uma xícara com a água fervente, esperar esfriar e espalhar no couro cabelo.

Publicidade

Chá de sabugueiro:

Suas propriedades atuam na diminuição da inflamação e aliviam a coceira e irritação no couro cabeludo. A receita do chá de sabugueiro é bem simples: junte 2 colheres de folhas de sabugueiro e 250ml de água, coloque a água e as folhas em uma panela por 5 minutos, quando a mistura esfriar, lave a cabeça normalmente e aplique o chá, deixando secar naturalmente.

Creme de Mel com Óleo de coco.

Já foi provado cientificamente que o mel de abelha puro tem poder curativo quando aplicado sobre o couro cabeludo, adicionalmente, o óleo de coco tem efeito antifúngico que ajuda na eliminação da caspa e hidrata o escalpo.

Fazer essa receita é simples: use uma medida de mel e uma de óleo de coco, misture até ficar homogênea e aplique no cabelo, faça massagem e deixe descansar por 30 minutos. Enxague bem após a pausa. Importante: essa receita é aconselhada apenas às pessoas com caspa seca.

Shampoo caseiro anticaspa de limão

Ingredientes: 250 ml de água, 1/2 xícara de chá de sabão neutro ralado, suco de 1 limão coado e 30g de alecrim.

Modo de preparo: em uma panela, junte a água e o sabão, deixe ferver até que o sabão se dissolva por completo. Desligue e aguarde 15 minutos. Em seguida, adicione o suco de limão e o alecrim, misture bem. Depois de pronto, lave a cabeça normalmente com o shampoo.

Importante: essa receita é aconselhada apenas às pessoas com caspa oleosa.

Shampoo anticaspa hidratante de azeite com vinagre de maçã

Ingredientes: 1/3 copo de azeite de oliva, 2 gemas e 1/2 copo de vinagre.

Modo de preparo: bata bem as gemas e misture os outros ingredientes, aplique nos cabelos secos por meia hora e enxague a seguir com bastante água. A aplicação sugerida é de uma vez por semana.

Shampoo anticaspa hidrante de limão e mel

Publicidade

Ingredientes 3/4 de xícara de azeite de oliva, suco de um limão e 1/2 xícara de mel.

Modo de preparo: misture os ingredientes, espalhe pelo cabelo todo com um pente de dentes largos. Envolva a cabeça com um filme pvc e cubra com uma toalha aquecida. Deixe por 15 minutos e enxágue bem, após esse processo, lave normalmente os cabelos. A aplicação sugerida é de duas vezes por semana.

Dica: para evitar caspas, sempre seque bem o cabelo, não deixando ele úmido por muito tempo.

 

Nota: vale destacar que os tratamentos aqui informados NÃO substituem o acompanhamento médico. Mulheres grávidas devem tomar cuidado redobrado antes de ingerir qualquer tipo de substância. Consulte um especialista.   

Leia também:

Suco de babosa, um forte bioestimulante natural: seis receitas para terapia intensiva de vitaminas

Receita de vinho caseiro de pétalas de rosa

Top 20 meios naturais para uma ótima saúde do seus cabelos

22 maneiras de perder peso naturalmente

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário