13 benefícios impressionantes da hortelã

Os incríveis benefícios para a saúde da hortelã incluem melhor digestão, perda de peso, alívio de náuseas, depressão, fadiga e dor de cabeça.

Publicado em 30 de agosto de 2018 por

Os incríveis benefícios para a saúde da hortelã incluem melhor digestão, perda de peso, alívio de náuseas, depressão, fadiga e dor de cabeça. A erva é usada também no tratamento da asma, perda de memória e problemas de pele.

O que é hortelã?

Hortelã (Menta) é uma erva popular e um purificador de boca bem conhecido. Tem mais de duas dúzias de espécies e centenas de variedades. É uma erva que tem sido usada há centenas de anos pelas suas propriedades medicinais notáveis.

O mercado está cheio de produtos com o sabor característico de hortelã, como pastas de dentes, gel de barbear, gomas de mascar, refrescantes de hálito, balas, chás, bálsamos, óleos e inaladores. Devido ao seu sabor fresco, o extrato de hortelã combina bem com chocolates, bolos, biscoitos, sorvetes, suplementos nutricionais, produtos sem açúcar e barras energéticas.

Benefícios da hortelã para a saúde

A maioria de nós está familiarizada com a função refrescante de hortelã, mas a planta tem muito mais a oferecer do que isso. Os benefícios de hortelã para a saúde incluem o seguinte:

Ajuda na digestão

Hortelã é um ótimo aperitivo ou limpador de paladar. Também promove a digestão e acalma o estômago em caso de indigestão ou inflamação. Quando o seu estômago se sente doente, beba uma xícara de chá de hortelã e imediatamente vai sentir um alívio. Além disso, se você é alguém que viaja longas distâncias de avião ou barco, o óleo de mentol derivado da hortelã pode ser muito bom para náuseas e enjoos relacionados. 

O aroma da erva ativa as glândulas salivares em sua boca, bem como as glândulas que secretam as enzimas digestivas, facilitando assim a digestão. Esses atributos são o motivo pelo qual a hortelã é amplamente utilizada nas artes culinárias. Muitos países incluem hortelã como parte de aperitivos ou como um elemento de limpadores de paladar, para serem comidos antes do prato principal para que você possa digerir sua comida confortavelmente.

Publicidade

Trata náuseas e dores de cabeça

Folhas de hortelã, especialmente as recém-esmagadas, ajudam a lidar com náusea e dor de cabeça. O forte e refrescante aroma da menta é um remédio rápido e eficaz para a náusea. Use óleo de menta ou qualquer outro produto que tenha um sabor de hortelã para sentir um alívio imediato de seus problemas com estômago. Na verdade, muitas pessoas mantêm o óleo de mentol ou produtos com sabor de menta com eles em todos os momentos para evitar náuseas. Bálsamos com base de hortelã ou óleo de menta básico, quando esfregados na testa e nariz, dão alívio rápido em caso de dor de cabeça.  Esta erva é uma substância naturalmente calmante, por isso pode aliviar a inflamação e febre que é frequentemente associada a dores de cabeça e enxaquecas.

Previne desordens respiratórios

O forte aroma dessa erva é muito eficaz para limpar o congestionamento do nariz, garganta, brônquios e pulmões, o que dá alívio a distúrbios respiratórios que muitas vezes levam à asma e resfriados comuns. Como a menta esfria e acalma a garganta, nariz e outros canais respiratórios, também alivia a irritação que causa a tosse crônica. Esta é a principal razão pela qual tantos bálsamos são baseados em hortelã. Ao contrário dos inaladores que são baseados em aerossóis, aqueles com hortelã como o componente básico tendem a ser mais eficazes e ecologicamente corretos também.

Trata asma

O uso regular de menta é muito benéfico para pacientes com asma, pois a erva é um bom relaxante e alivia o congestionamento. Dito isto, usar muita hortelã dessa maneira também pode irritar o nariz e a garganta.

Ajuda na amamentação

Para muitas mulheres, a amamentação é uma linda parte do processo de criar um filho, mas isso pode afetar seus seios e mamilos. Estudos mostraram que o óleo de menta pode reduzir as rachaduras nos mamilos e a dor que frequentemente acompanha a amamentação. 

Reduz depressão e fadiga

A hortelã é um estimulante natural e somente o cheiro pode ser suficiente para carregar você de energia e fazer seu cérebro funcionar em um nível mais alto novamente.  Se você está se sentindo lento, ansioso, deprimido ou simplesmente exausto, a menta e seu óleo essencial podem ajudar. Pode ser ingerido, aplicado topicamente em forma de compressas ou inalado como vapor. Todas essas técnicas podem lhe dar um impulso tão necessário. Uma maneira popular de obter bons resultados de uma maneira fácil é colocar algumas gotas de óleo essencial de menta ou óleo de mentol em seu travesseiro à noite e deixá-lo funcionar em seu corpo e mente enquanto você dorme.

Cuidados da pele

Enquanto o óleo de menta é um bom antisséptico e antipruriginoso, o suco obtido da hortelã é um excelente limpador de pele. Acalma a pele e ajuda a curar infecções e coceira. Além de ser uma boa maneira de reduzir espinhas, o suco pode até diminuir sintomas da acne em algumas pessoas. Suas propriedades antipruriginosas podem ser usadas para tratar picadas de insetos como as de mosquitos, abelhas, marimbondos, vespas e borrachudos. A sensação de resfriamento irá aliviá-lo da irritação e do desejo de coçar, enquanto a natureza anti-inflamatória da hortelã reduzirá o inchaço. É por isso que o óleo de menta é muitas vezes um componente básico de repelentes de insetos, como velas de citronela: esse aroma forte é muito desagradável para a maioria dos insetos. 

Previne perda de memória

Um estudo recente sobre os efeitos que a hortelã tem sobre o estado de alerta, retenção e função cognitiva  mostrou que as pessoas que frequentemente usam goma de mascar, em que o principal ingrediente ativo é hortelã, tinham níveis mais altos de retenção de memória e alerta mental do que aqueles que não o faziam. As qualidades estimulantes da hortelã dão mais um motivo para colocar aquele chiclete de hortelã na boca ou mastigar umas folhas nos momentos em que você se sente um pouco para baixo.

Perda de peso

Além de todos os outros benefícios de hortelã para a saúde, a erva pode ajudar em seus esforços para perder peso de forma saudável. A hortelã é um estimulante, como mencionamos acima, mas também estimula as enzimas digestivas que absorvem e nutrientes dos alimentos e consomem a gordura, transformando-o em energia usável. Portanto, adicionando hortelã à sua dieta, você está aumentando a quantidade de gordura consumida e colocada em uso, em vez dela ser armazenada, contribuindo para o ganho de peso.

Melhora a esterilidade

Publicidade

Há opiniões contraditórias sobre o papel da hortelã no tratamento desta condição. Alguns argumentam que o uso prolongado de mentol pode causar esterilidade, reduzindo a capacidade da mulher de engravidar, interferindo na produção de óvulos e matando os gametas. Isso se deve às propriedades germicidas e inseticidas da erva, que são benéficas para muitos problemas de saúde. Outra pesquisa afirmou que os homens que fumam cigarros mentolados são mais propensos a sofrer de impotência do que aqueles que fumam cigarros normais. Não é certo se isso é devido apenas ao tabaco ou se o aspecto mentolado tem algo a ver com isso. Outro grupo de pesquisadores sugere que a menta na verdade pode ser usada para tratar a esterilidade em mulheres. Sem dúvida, muita pesquisa deve ser feita ainda sobre os efeitos da hortelã na impotência masculina e na esterilidade feminina.

Higiene bucal

Como a menta tem qualidades germicidas e refresca rapidamente a respiração, contribui para a saúde bucal ao inibir o crescimento bacteriano prejudicial dentro da boca e ao limpar a língua e os dentes. É por isso que a hortelã costumava ser esfregada diretamente nos dentes e nas gengivas para refrescar a boca e eliminar crescimento de formas perigosas de bactérias. Pela mesma razão, hoje em dia a hortelã é um dos elementos mais comuns em cremes dentais, enxaguantes bucais e outros produtos de higiene dental. Naturalmente, a maneira mais fácil de obter esses resultados é simplesmente mastigar as folhas.

Cura alergia e febre do feno

Alergias sazonais e febre do feno (também conhecida como rinite) afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Foi provado que extratos de folhas de hortelã inibem a liberação de certos produtos químicos, que agravam os sintomas nasais graves associados a febre do feno e alergias sazonais.

Previne câncer

Pesquisas atuais mostram que certas enzimas que podem ser encontradas na hortelã podem ajudar a prevenir e tratar o câncer.

Outros benefícios

Além de seu amplo uso industrial em sorvetes e chocolates, bem como em bebidas alcoólicas e não alcoólicas, cosméticos, remédios, inalantes e refrescantes do hálito, a hortelã é usada como condimento e item decorativo na preparação culinária em todo o mundo. Bebidas e comidas contendo hortelã refrescam você no verão e a erva é muito popular como um ingrediente de coquetéis que dão uma explosão refrescante de sabor. Além disso, hortelã é um bom relaxante.

Uma propriedade peculiar da hortelã que parece bastante contrária aos seus efeitos tradicionais de resfriamento e calmante é que ela induz transpiração se consumida durante a febre, eliminando assim a febre e acelerando a taxa de recuperação. Suco de hortelã também pode ser aplicado para curar e aliviar queimaduras. É bom também no tratamento do reumatismo. Dizem que a erva é boa para melhorar a atividade do cérebro, embora a pesquisa legítima e consistente sobre o seu impacto neurológico é incompleta.

Você está se sentindo cansado ou entediado depois de ler todas as informações sobre hortelã? Por que você não mastiga um chiclete de hortelã então? Isso pode se tornar aquele impulso refrescante que você precisa!

 

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário