O Apanhador de Sonhos

Apanhador de Sonhos amuleto xamanismo índios

Publicado em 11 de outubro de 2019 por

É improvável que haja uma pessoa que não tenha ouvido falar sobre o Apanhador de Sonhos pelo menos uma vez na vida, mas… O que é um Apanhador de Sonhos? Qual é o seu propósito?

O Apanhador de Sonhos é um amuleto popular entre os povos nativos norte-americanos e entre os povos da Sibéria. É um talismã que tem um significado sagrado antigo, mas que na cultura moderna não perdeu sua relevância.

Externamente, o apanhador de sonhos se assemelha a uma peneira, sendo que a forma de um apanhador clássico é um círculo.

Ele é feito a partir ramos de videiras ou salgueiro. Uma rede semelhante a uma teia esticada dentro de um aro.

O material da teia pode ser qualquer fio de origem natural. É aconselhável decorar os fios com penas e miçangas – as penas são principalmente de aves de rapina. Por tradição, uma pena simbolizando a respiração é colocada no centro do Apanhador de Sonhos, porque o ar é a coisa mais importante na vida.

As contas podem ser escolhidas dependendo do apanhador – osso, madeira ou pedra. Os artesãos modernos usam contas de plástico ou vidro.

Publicidade

Apanhador de Sonhos amuleto xamanismo índios

  1. A lenda do velho xamã Lakota

Quando, onde e por quem o amuleto do Apanhador de Sonhos foi criado pela primeira vez? É improvável que alguém seja capaz de dar uma resposta confiável a esta pergunta. No entanto, há uma lenda sobre o Grande Espírito Professor Iktomi, que apareceu na forma de uma aranha para o xamã mais velho da tribo Lakota.

A aranha falou sobre o ciclo de vida, algo pelo que todas as pessoas passam, sobre as forças que acompanham nossas vidas, sobre a escolha que cada pessoa enfrenta e sobre como, dependendo se a decisão certa é tomada ou não, você pode contar com a ajuda de boas forças ou a intervenção de pessoas más.

Durante a conversa, a aranha decidiu dobrar os galhos de um velho salgueiro em um anel e, em seguida, decorando-o com uma pena de pássaro, começou a tecer uma teia dentro do anel.

“É possível dizer que esse círculo de galhos de salgueiro simboliza o ciclo da vida de uma pessoa: primeiro o embrião é formado, depois o bebê nasce, cresce e entra na idade adulta. Então, começando a envelhecer, ele assume a responsabilidade pelo cuidado de novos bebês. Nesse caso, o círculo se fecha” – dizendo isso, a aranha, girou sua teia, assim um buraco no centro.

O xamã transmitiu sua visão ao povo de Lakota, que começou a fazer apanhadores de sonhos e usá-los na vida cotidiana. Começaram a pendurá-los em habitações, acima das camas, para peneirar seus sonhos e visões.

O salgueiro torcido em um círculo simboliza a vida de uma pessoa. O apanhador de sonhos flutua sobre a cama do homem adormecido, capturando sonhos em suas redes: os maus ficam presos na rede e morrem ao amanhecer, enquanto os bons penetram na pessoa pelo buraco central, permanecendo nas penas até a noite seguinte. Os Lakota acreditam que o Apanhador de Sonhos tem o destino de sua vida futura.

Apanhador de Sonhos amuleto xamanismo índios

  1. A lenda Ojibway

Publicidade

Já em outra lenda tambem dos índios norte-americanos conta-se que: Enquanto os índios viviam no continente americano de certa forma bem perto uns dos outros, era fácil para a velha aranha, sua padroeira, cuidar de seus filhos.

Mas assim que se afastaram em busca de uma vida melhor em todo o vasto território do Canadá moderno e dos EUA, tornou-se difícil para ela fazer viagens intermináveis. Foi então que o Velho Espírito começou a tecer amuletos de sua teia para proteger as crianças pequenas dos pesadelos.

Com o tempo, essa tradição foi adotada por pais nativos americanos que tentavam, com a ajuda de apanhadores de sonhos, proteger seus filhos e entes amados de pesadelos.

  1. Na Sibéria

O apanhador de sonhos foi apresentado aos xamãs da Sibéria por seus espíritos padroeiros, para servir como uma ferramenta para trabalhar com materiais delicados. Gradualmente, os xamãs começaram a fazer amuletos redondos para aqueles que sofriam de pesadelos. Então a tradição foi capturar esses pesadelos com a ajuda de um talismã específico.

Apanhador de Sonhos amuleto xamanismo índios

  1. Os itens do apanhador de sonhos

Com a ajuda de um apanhador de sonhos, pode-se atrair alegria e inspiração, torná-lo um assistente em sonhos lúcidos e entender as causas dos eventos que ocorrem na realidade. O objetivo do apanhador pode ser ajustado pela seleção de pedras, penas e cor da linha, por exemplo. Entenda abaixo:

  • As pedras

As pedras devem ser exclusivamente naturais. Por exemplo, o Quartzo fumado protege, ajuda a ver e lembrar; a ametista dá clareza de visão, ajuda a entender as causas de eventos e ações e afasta pesadelos. O cristal de rocha aprimora todas as funções de um apanhador, ajuda a realizar sonhos, ao passo que a obsidiana pode proteger contra pesadelos. Vidro é permitido, mas em princípio, indesejável. 

  • As penas

O principal requisito para as penas usadas nos coletores é que elas devem ser descartadas durante a muda das aves vivas. Para as apanhadoras, as penas da coruja são tradicionalmente usadas para adquirir sabedoria. Para os homens, as mais indicadas são as penas de águia, que dão, de acordo com as crenças populares, coragem.

Você também pode usar as penas de um papagaio: elas o ajudarão a olhar para o passado e obter respostas para perguntas importantes. Penas brancas de uma coruja polar parecem especialmente bonitas.

  • O tamanho

O tamanho do coletor não importa, de forma que eles são feitos tradicionalmente para que seja conveniente pendurar sobre a cabeça. O número de pontos de contato da rede com o aro deve ser um múltiplo de oito (de acordo com o número de pernas da aranha) ou sete (de acordo com o número de profecias). O melhor apanhador de sonhos possível é aquele feito por você para uso próprio.

O amuleto do apanhador de sonhos pertence a todos que estão na casa e não fazem mal. No máximo, um apanhador de penas plásticas e coloridas de origem indeterminada pode “conferir” pesadelos e insônia.

Apanhador de Sonhos amuleto xamanismo índios

  • Os sonhos

Os sonhos ocupam um lugar especial na cultura de diferentes povos. Seus símbolos são interpretados já há muitos séculos, pois eram considerados janelas para o outro mundo.

Naturalmente, os Apanhadores de Sonhos também começaram a desempenhar um papel igualmente importante.

Filtrar sonhos é a aplicação mais simples e lógica: bons sonhos, belas imagens, dão uma sensação agradável e, consequentemente, garantem um bom humor quando acordamos. Pesadelos que fazem você acordar no meio da noite, naturalmente ficam presos na rede do apanhador.

  1. Diferentes tradições, diferentes funções

Curiosamente, a diversidade de apanhadores de sonhos é dividida em muitas variedades. No entanto, todos os apanhadores têm uma série de características comuns pelas quais podem ser facilmente reconhecidos.

Hoje, existem três dos tipos mais populares de design, dependendo da origem do item mágico:

  • Apanhador de sonhos nativo americano: um objeto na forma de um círculo preenchido com linhas entrelaçadas. Essa “teia” captura bons sonhos, que descem sobre a pessoa adormecida e tornam seu sono calmo e agradável, mas, ao mesmo tempo, atrasam os maus sonhos. Os maus espíritos que carregam pesadelos permanecem entrelaçados e desaparecem nos raios de sol do amanhecer.
  • Ferramenta mágica dos xamãs siberianos: este apanhador de sonhos foi projetado para atrair qualquer visão, não importando se são sonhos agradáveis ​​ou pesadelos, pois todos eles são significativos para o xamã. Com a ajuda do amuleto, ele vê em sonho as imagens de espíritos presos. Confrontar as forças negativas permite ao xamã penetrar nas profundezas de sua própria consciência. Tais amuletos podem ser perigosos para adeptos inexperientes de tais rituais.
  • Amuleto asiático: a força de um objeto está nos componentes simbólicos dos quais é feito. Muitas vezes, os apanhadores de sonhos asiáticos contêm figuras de animais ou constelações do zodíaco.

Apanhador de Sonhos amuleto xamanismo índios

  1. Como escolher um amuleto de apanhador de sonhos

Ao escolher o apanhador de sonhos certo, seu esquema de cores, que também é simbólico, é de grande importância. Aqui está uma lista de cores primárias e seus efeitos nos seres humanos:

  • A cor branca simboliza pureza, cura. Dá elevação à pessoa. Representa uma energia brilhante e a libertação de doenças.
  • A cor preta simboliza o infinito e a energia feminina da vida. Dá à pessoa resistência, firmeza de mente, força para completar o que foi iniciado.
  • A cor vermelha simboliza vontade e poder. Dá energia, estimula a criatividade.
  • O rosa simboliza a energia do amor. Concede vitalidade, alivia o estresse, ajuda a entender a si mesmo.
  • A cor laranja dá harmonia, equilibra princípios masculinos e femininos, promove a força necessária para resistir a manifestações negativas.
  • A cor amarela simboliza o começo espiritual. Dá à pessoa saúde física e mental, força espiritual e exacerba a percepção mental.
  • A cor verde simboliza a vida sem fim. Dá uma visão objetiva do mundo, o poder de implementar planos.
  • Tons escuros de azul simbolizam a verdade. Concedem à pessoa a capacidade de prever o futuro, aumentam a percepção positiva da realidade, tornam a consciência brilhante.
  • Tons claros de azul dão à pessoa a harmonia da vida e purificam o espírito, ativando a lógica.
  • O violeta simboliza a alma. Ele dá inspiração ao homem, dá força à humildade, promove a aceitação da realidade.

As informações acima caracterizam apenas o apanhador de sonhos dos índios norte-americanos, enquanto o amuleto do xamã siberiano é feito de acordo com princípios completamente diferentes. Para o amuleto da Sibéria, cores escuras são as mais usadas: azul escuro, preto, raramente vermelho. Note que pessoas não familiarizadas com o xamanismo não devem adquirir um item mágico tão sério.

Apanhador de Sonhos amuleto xamanismo índios

  1. Onde colocar o Apanhador de Sonhos em sua casa

Dado o objetivo deste item mágico, o amuleto deve ser colocado acima da cabeceira da cama da pessoa

Se isso não for possível, um local adequado seria:

  • parede na cabeceira da cama;
  • lâmpada na mesa de cabeceira;
  • portas do quarto/roupeiro.

Além de seu objetivo direto, o amuleto desempenhará uma função decorativa, contribuindo para a decoração do cômodo.

Apanhador de Sonhos amuleto xamanismo índios

  1. Tatuagem de amuleto de apanhador de sonhos: o que fazer e onde colocá-la

Atualmente, a imagem mágica deixou de ser privilégio dos índios. Agora, esse padrão de tatuagens é generalizado em todo o mundo.

O mestre, de acordo com seu plano ou desejo do cliente, pode alterar significativamente a aparência do objeto representado.

Quais são os objetivos da pessoa que quer colocar a imagem do apanhador de sonhos em seu corpo?

  • eliminar o efeito de energias prejudiciais;
  • melhorar a qualidade do sono, superar problemas e pesadelos;
  • encontrar harmonia com a natureza, cujo símbolo também é o amuleto do apanhador de sonhos;
  • demonstrar compromisso com os costumes antigos.

Assim, a imagem da tatuagem do amuleto do apanhador de sonhos tem o significado de um talismã, seguindo tradições e liberdade antigas.

Quanto mais próxima a tatuagem estiver da cabeça, mais forte será o seu efeito. A decoração mais comum com esse padrão é o pescoço e os antebraços.

O efeito positivo de uma tatuagem é baseado no conforto psicológico da presença de um sinal protetor no corpo. Outro local comum para aplicar a imagem são as costelas.

Apanhador de Sonhos amuleto xamanismo índios

  1. O amuleto no esoterismo moderno

Atualmente, o amuleto do apanhador de sonhos é amplamente utilizado. O esoterismo moderno atribui importância à orientação correta da pessoa adormecida em seu mundo interior.

Ao criar um apanhador de sonhos com nossas próprias mãos, damos a eles certos significados de lugares no mundo dos nossos sonhos.

Antes de usar o apanhador de sonhos, aconselha-se meditar profundamente.

Assim, uma conexão será estabelecida entre você e o mundo sutil. Você terá a oportunidade de sentir a respiração do outro mundo.

Depois de acordar, a pessoa que usou o amuleto lembra os sonhos mais facilmente e pode entendê-los. Além disso, estar sintonizado para atrair bons sonhos e repelir os maus permitirá que o sonhador descanse bem e recarregue seu vigor.

Note que é de suma importância que o Apanhador de Sonhos seja colocado livremente acima da cama e movido livremente sob a influência de correntes de ar.

Leia também:

Animal Totem e Animal de Poder – qual a diferença?

Como encontrar o seu Animal Totem

Animal Espiritual Porco-Espinho

Animal Espiritual Salmão

Tigre animal de poder símbolo do estar no presente

Animal Espiritual Salamandra

Urso Polar, animal símbolo de pureza

Como escolher um Animal Totem para lhe ajudar nas tarefas vitais

Anti-totem e o lado sombrio do Animal Totem

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário