Vertigem e tonturas

De acordo com pesquisa realizada pela Abbott Laboratories, em 2017, a prevalência de tonturas é muito alta entre as pessoas.

Publicado em 5 de novembro de 2018 por

De acordo com pesquisa realizada pela Abbott Laboratories, em 2017, a prevalência de tonturas é muito alta entre as pessoas. Devido ao processamento regular, a maioria (67,5%) dos entrevistados enfrentou problemas de saúde – em cada quatro casos, um é problema de tontura. A metade dos inquiridos com tonturas encontrou isso também em parentes idosos.


A maioria dos entrevistados não procurou informações sobre tonturas e não consultou um médico. Um em cada quatro dos que vão ao médico com o problema de tontura foram consultar um neurologista, embora muitos prefiram consultar um terapeuta ou cardiologista. Em cada caso de contato com um médico, foi possível aliviar os sintomas, mas não eliminá-los; em 15% dos casos o tratamento não trouxe resultados. Apenas 10% dos entrevistados disseram que o tratamento prescrito por um médico, eliminou tonturas.

Falando mais sobre vertigem

Vertigo ou vertigem é o resultado de um processo complexo no aparelho vestibular, que é responsável pelo equilíbrio e orientação do corpo no espaço, qualquer falha neste mecanismo implica várias consequências. A vertigem pode ser causada por uma série de processos patológicos que levam a desequilíbrios dos sistemas que controlam a visão, equilíbrio, sensações táteis e dolorosas, bem como a posição do corpo.

A vertigem é um sintoma muito comum, mas o diagnóstico de suas causas é extremamente difícil. Por outro lado, os ataques de tonturas não podem ser ignorados, porque a aparência deste sintoma reduz a qualidade de vida. Quando sentir tonturas é indicado consultar um médico.

De acordo com a classificação médica, tonturas podem se manifestar em mais de 80 doenças.  

Sintomas

  • Desfalecimento;
  • Sensação de desmaio;
  • Sensação de desequilíbrio ou instabilidade;
  • Desorientação ou sensação de estar flutuando na água;
  • Tonturas que ocorrem apenas ao se levantar;
  • Falsa sensação de movimento.
  • Como dito anteriormente, ter vertigem pode indicar várias doenças, portanto, fique atento!
  • Dica: normalmente, o paciente deve consultar pelo menos 4 especialistas diferentes antes que eles possam diagnosticar a causa real da aparência da vertigem.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário