Óleo de semente de uva

Óleo de semente de uva pele cabelos saúde antienvelhecimento acne

Publicado em 15 de maio de 2019 por

O óleo de semente de uva tem uma maravilhosa propriedade calmante: é um dos óleos base mais famosos e pertence a um grupo muito valioso e comum de óleos. Este é um óleo base derivado dos subprodutos da produção de vinho que ganhou sua merecida popularidade apenas no século XX.

Sendo um dos melhores para cuidados com a pele oleosa, esse óleo exibe capacidades tônicas e regenerativas bem únicas. O efeito antienvelhecimento e tonificante dele, bem como sua capacidade de ser absorvido na pele sem resíduos, o destacam favoravelmente entre outros óleos vegetais.

Em que se deve prestar atenção ao comprar este óleo?

A ingestão do óleo de semente de uva é muito comum na maioria dos países. Hoje, esse óleo pode ser comprado mesmo em supermercados e lojas de conveniência, e é considerado um alimento. Existem vários tipos desse óleo no mercado, a diferença de um para o outro é principalmente a composição e método de produção. Apesar do fato de os óleos relacionados aos fabricantes de produtos para aromaterapia serem os melhores, outros fabricantes também produzem óleos de qualidade.

Óleo de semente de uva pele cabelos saúde antienvelhecimento acne

Nome e rótulo

Muitas vezes, esse óleo é rotulado simplesmente como óleo de uva, mas o nome completo “óleo de semente de uva” é mais comum. Nos produtos de fabricação estrangeira, os nomes podem variar de Grape Seed Oil até a abreviação do mesmo, Grape Oil, ou o nome em Latim oleum Vitisi viniferae.

Certifique-se de verificar o nome botânico da planta. Qualquer formulação que não seja Vitis vinifera e Vitis vinifera L. deve servir como uma alerta. Afinal, o esclarecimento do tipo de uvas ou o uso de outro nome latino pode indicar falsificação.

Publicidade

Planta e regiões de cultivo

Sementes de uva remanescentes da produção de vinho e suco servem com matéria prima para a produção de óleo. Variedades claras ou escuras de uva podem ser usadas. Para o óleo de uva, as propriedades curativas e as propriedades cosméticas permanecem inalteradas, independentemente da variedade de uvas utilizadas – seja de espécies de mesa ou de vinho e até mesmo de variedades mais simples.

As regiões de produção de óleo de semente de uva coincidem completamente com o mapa mundial de vinhos. Uma vez que a extração do óleo está diretamente ligada ao bagaço que sobra após a produção de vinho, o óleo é normalmente obtido no mesmo local em que grandes vinhedos estão localizados.

Devido ao fato de o bagaço não poder ser armazenado por um longo período de tempo, o país de origem e a região de crescimento da planta sempre coincidem.

Os melhores óleos são feitos na base de sementes de uva extraídos na França e na Itália, devido à rigidez do cumprimento das regras de cultivo de variedades de uva de vinho, bem como total compatibilidade com o meio ambiente.

Mas isso não significa que o óleo de outros países difira muito em suas características. Para aromaterapia, por exemplo, você pode usar os produtos dos países da Europa Oriental. O importante é garantir que o óleo tenha sido obtido a partir de matérias-primas ecologicamente limpas. Rotulação BIO e Organic são extremamente importantes para óleos prensados a frio e produtos não refinados.

Falsificações

Falsificações do óleo de semente de uva são extremamente raras. O fato é que a grande variedade e variação de qualidade entre os produtos disponíveis no mercado hoje, bem como o uso extremamente amplo deste óleo base, tornam a tarefa de escolher um óleo para ingestão bem como para uso em aromaterapia muito mais fácil.

Até hoje não houve casos de falsificação de óleos prensados a frio com o uso de óleos refinados, nem de substituição do óleo de uva por misturas com outros óleos base. Na maioria das vezes, um estudo cuidadoso da composição e do método de obtenção garante que você obtenha exatamente o óleo mencionado na embalagem.

Consequentemente, os casos de compra de produtos cujas propriedades diferem das esperadas são provavelmente relacionados à falta de atenção do próprio comprador.

Publicidade

Óleo de semente de uva pele cabelos saúde antienvelhecimento acne

Método de obtenção

O método de obtenção de óleo afeta diretamente seu rendimento, assim como o tipo de matéria-prima utilizada. Uvas escuras contêm apenas 6% de óleos gordos, enquanto nas sementes de uva branca, o teor de óleo pode chegar a 20%.

O óleo base de semente de uva é obtido de duas maneiras:

  1. O óleo para uso doméstico e industrial é extraído de semente de uva pré-triturada usando solventes orgânicos. Este é o método mais popular. A extração a quente fornece um óleo mais versátil e muito mais acessível. O rendimento é maior nesse caso, o que torna a produção mais lucrativa.
  2. O óleo mais valioso e caro com propriedades benéficas únicas é obtido, como todos os óleos base, pelo método clássico de prensagem a frio. Este método permite obter uma quantidade muito pequena do óleo de sementes de uva, então este produto é considerado um luxo e é raramente usado principalmente por causa de sua singularidade e dificuldade de achá-lo. Esse produto geralmente é vendido apenas por empresas de aromaterapia.

Para fins culinários e uso interno, você pode usar os dois tipos de óleo de semente de uva. O óleo prensado a frio possui o maior valor em termos do conteúdo de nutrientes e antioxidantes, mas por conta do alto preço, ele raramente é usado como alimento, e é frequentemente substituído por óleo de extração mais barata e quente.

Para que o óleo possa ser ingerido durante o tratamento térmico, ele passa por um processo de refinação. Então, para fins culinários, geralmente é usado o óleo refinado de uva.

No caso do óleo de semente de uva, a refinação não indica a impossibilidade de seu uso para fins cosméticos. O fato é que, com o método de extração quente, o refinamento na maioria das vezes é usado apenas para se livrar de impurezas químicas.

Todos os nutrientes no óleo são quase completamente preservados. Naturalmente, é melhor escolher o óleo não refinado. Para aromaterapia, no entanto, você pode usar óleos refinados de alta qualidade.

Até recentemente, o óleo de uva era considerado quase inteiramente industrial, sendo amplamente utilizado na fabricação de tintas e vernizes. Mas hoje esse status é preservado apenas para óleos de baixa qualidade, enquanto variedades mais valiosas e de alta qualidade são usadas principalmente na indústria de perfumaria e cosméticos, nas indústrias médica e de alimentos.

Óleo de semente de uva pele cabelos saúde antienvelhecimento acne

Características

O óleo de semente de uva é leve, suave e de fácil absorção sendo considerado, na aromaterapia, um dos óleos mais delicados. As características universais e sua equilibrada e única composição de microelementos distinguem-no entre outros óleos base e o transformam em um dos óleos mais populares, porque ele é excelente para uso mesmo na pele oleosa.

  1. Composição

O óleo de semente de uva é diferente de outros óleos base com alto teor de ácido linoleico. Seu único concorrente na composição de ácidos graxos é o óleo de girassol. A dominância do ácido linoleico na composição explica a rápida absorção desse óleo e sua eficácia na pele oleosa.

O óleo também contém outros ácidos graxos – ácido esteárico, oleico, araquídico e palmítico. Eles aumentam a capacidade de penetração do ácido linoleico e afetam a textura e o turgor da pele.

Esse óleo pode não ter tantas vitaminas e minerais como outros óleos base que são mais nutritivos, mas aqui, eles encontram-se em uma proporção ideal para a absorção da pele.

A quantidade ideal de vitamina E, assim como o complexo das chamadas “vitaminas da beleza”, permite que o óleo forneça um efeito regenerador eficaz. Acredita-se que uma colher de sopa de óleo de uva possa preencher completamente a necessidade diária de vitamina E.

Uma das características mais valiosas desse óleo base é o alto teor de antioxidantes na forma de procianetos (típicos de óleos prensados a frio e muito menos pronunciados na composição dos óleos refinados). A eficácia particular das propriedades antioxidantes do óleo de uva se deve ao fato de que todos os antioxidantes estão contidos na fração insaponificável e criam uma espécie de barreira protetora com ação prolongada.

O óleo também contém clorofila natural, taninos e proteínas, que desempenham um importante papel na tonificação da pele e têm um efeito regenerador.

A composição de vitaminas, microelementos, taninos e uma combinação de ácidos gordos é considerada um tesouro natural e confere a este óleo propriedades particularmente valiosas. É nessa combinação que os componentes do óleo de uva reduzem os níveis de colesterol, têm efeitos anti-inflamatórios e atuam como um poderoso antioxidante com efeito antienvelhecimento.

Óleo de semente de uva pele cabelos saúde antienvelhecimento acne

  1. Coloração e aroma

O óleo é claro, verde amarelado, luminoso e muito bonito. Sendo um dos óleos vegetais mais claros, as sementes de uva às vezes superam até mesmo o óleo de girassol refinado neste indicador.

Quando visto em luz natural, tons claros de verde amarelado devem ser visíveis. Eles são quase imperceptíveis, mas ainda assim, são bem pronunciados contra um fundo branco.

Muitas pessoas classificam o óleo de uva como um óleo base vegetal, quase desprovido de cheiro, embora um leve aroma permaneça mesmo após o refino. Este óleo base, quando pressionado a frio, tem sempre um leve, discreto e quase imperceptível aroma de nozes.

Devemos também notar o sabor especial do óleo. Se a aroma deste óleo base torna possível distinguir nuances individuais, o seu sabor parece incrivelmente limpo. Leve e rapidamente envolvente ao mesmo tempo, parece quase não gorduroso, e quando usado na cozinha, dá leveza e frescor aos pratos, o que contrasta agradavelmente com a maioria dos óleos vegetais.

  1. Seu comportamento quando aplicado na pele

Mesmo ao toque, o óleo de semente de uva parece incrivelmente suave. É leve, relativamente não gorduroso, fluido e tem propriedades de alta penetração. Este é um dos raros óleos completamente absorvido mesmo quando misturado com outros óleos.

Esse óleo tem um efeito mate visível na pele oleosa.

Depois da aplicação, seus efeitos tonificantes começam a ser sentidos na pele imediatamente.

Propriedades medicinais

Óleo de semente de uva pele cabelos saúde antienvelhecimento acne

  • Antioxidante ativo:

Quando ingerido, o óleo de uva retarda os processos de envelhecimento, promove a renovação celular e impede a destruição das células. Atua como poderoso agente anti-inflamatório e regulador, com efeitos sistêmicos e refrescante. Ele tem um efeito benéfico no metabolismo.

  • Efeito anti-inflamatório:

Suaviza a inflamação, alivia a irritação das membranas mucosas, normaliza o processo de digestão e metabolismo, ajuda a normalizar a microflora e reduz o risco de distúrbios hormonais. Elimina a irritação e o desconforto da pele.

  • Propriedades antissépticas e bactericidas:

Este óleo é usado na prevenção e tratamento de várias doenças, incluindo doenças cutâneas.

  • Efeito anti-esclerótico e melhoria do sistema cardiovascular:

O óleo também é eficaz na prevenção da aterosclerose, porque sua combinação de substâncias ativas ajuda a estabilizar e reduzir o colesterol. Ele também torna as paredes dos vasos sanguíneos mais elásticas, estimula a circulação sanguínea e evita e varizes. Ele é usado na prevenção de doenças cardiovasculares.

O óleo de semente de uva também é eficaz contra celulite.

Propriedades cosmetológicas

Óleo de semente de uva pele cabelos saúde antienvelhecimento acne

 

  • Propriedades regeneradoras:

Melhora visivelmente a aparência e condição da pele, tornando-a macia, suave e fresca. Restaura os processos metabólicos e o equilíbrio natural da pele, conferindo-lhe uma cor bonita e saudável e melhorando a elasticidade da mesma.

O óleo de uva também é eficaz para lidar com áreas problemáticas. A restauração do equilíbrio de gordura e água da pele é atingida através da regeneração de processos metabólicos intracelulares e mudanças funcionais qualitativas no estado da epiderme.

  • Efeito calmante e anti-inflamatório (em combinação com efeito curativo):

O óleo pode ser utilizado no tratamento de fissuras, feridas, no tratamento de acne e dermatite. Tem um efeito curativo em pequenas lesões de pele, pele seca e inflamação sob a influência de fatores adversos.

  • Efeito antienvelhecimento:

Devido ao teor relativamente alto de agentes oxidantes, o óleo de semente de uva impede a destruição das células e, assim, previne o envelhecimento da pele.

Ele não só rejuvenesce a pele, mas também melhora seu tom e elasticidade, suaviza as rugas e, ao contrário de outros óleos base, restaura a hidratação natural da pele.

Devido a suas propriedades únicas e um poderoso efeito tonificante, esse óleo é considerado um dos melhores óleos para o cuidado da pele madura e envelhecida.

Propriedades que melhoram a elasticidade e melhoram o tom da pele são especialmente perceptíveis na área do colo e no cuidado dos tipos da pele propensos à perda de elasticidade.

  • Propriedades hidratantes:

Efetivamente hidrata as camadas mais profundas da epiderme, preservando e restaurando a umidade natural.

  • Propriedades tonificantes:

O óleo de semente de uva refresca e tonifica, tornando a pele suave e brilhante. Devido ao seu conteúdo único e muito alto de antioxidantes, ele melhora os processos metabólicos dentro das células da epiderme, proporcionando um efeito de longa duração.

  • Funções reguladoras da pele oleosa:

Graças à regulação das glândulas sebáceas, junto com um efeito refrescante, é ideal como óleo base para a pele oleosa. Ele fecha os poros, dá uma cor saudável e não provoca acumulação de sujeira e erupções cutâneas, combatendo defeitos comuns.

  • Efeito adstringente:

Esse efeito é significativo em casos de acne, bem como vários tipos de dermatites e outras doenças da pele.

A aplicação frequente pode contaminar os poros, mas esse óleo ainda é considerado seguro nesse sentido. Apesar do óleo de uva ser recomendado em uma mistura com outros óleos base e com duração limitada dos procedimentos e cursos com o seu uso, ele não provoca acne na pele oleosa e problemática.

  • Óleo de uva é adequado para absolutamente qualquer tipo de pele.

Como qualquer um dos óleos base mais populares da aromaterapia, ele provoca mudanças positivas em praticamente qualquer tipo de pele, mas é particularmente bom para os tipos oleosos e combinados.

Seus efeitos anti-inflamatórios e tônicos são mais pronunciados quando o óleo é usado na pele com tendência a distúrbios do equilíbrio lipídico da água.

Óleo de semente de uva pele cabelos saúde antienvelhecimento acne

Uso no cuidado de cabelos

O óleo possui um efeito antioxidante e tonificante no cabelo, especialmente quando usado para massagem. Note, no entanto, que ele é melhor contra cabelos quebradiços que contra a perda de cabelos propriamente dita.

Com uso regular em produtos de cabelo, esse óleo elimina completamente o esgotamento das madeixas e lhes concede um brilho agradável.

O efeito de reduzir o conteúdo excessivo de gordura devido à regulação da secreção de sebo também se manifesta no couro cabeludo, especialmente em cabelos oleosos ou combinados (pontas que são propensas à secura excessiva com alto teor de gordura nas raízes).

O óleo de uva funciona também como protetor labial.

Uso

O óleo de semente de uva requer um teste de tolerância para saber se existirão reações negativas a qualquer produto de uva. Em outros sentidos, o óleo é considerado suave e seguro para uso, então não há contraindicações e o óleo pode ser aplicado em qualquer idade e em qualquer tipo de pele.

O óleo refinado é absolutamente termoestável, o que permite seu uso na culinária, até mesmo para fritura. Qualquer óleo de uva pode ser armazenado por apenas um ano e, quando aberto, deve ser mantido na geladeira.

Combinações com outros óleos base

Com o uso do óleo base obtido por prensagem a frio, é melhor usar outro óleo vegetal para diluir o óleo de uva. Nesse caso, o teor de semente de uva geralmente não excede 15%. O óleo refinado e obtido por extração e o óleo refinado podem ser usados na forma pura e como um aditivo.

Para que este óleo não entupa os poros, pode ser misturado com outro óleo base em partes iguais. Raramente é usado em sua forma pura.

A capacidade do óleo de semente de uva de ser completamente absorvido pela pele permite que ele seja usado como veículo para óleos base mais pesados. Ele é capaz de transformar outros óleos e mostra sua fácil absorção em qualquer mistura, como se apagando a textura dos aditivos.

Em particular, este óleo base facilita a distribuição e assimilação de óleos de abacate, jojoba, gérmen de trigo e amêndoa, e serve como um excelente óleo transportador para o óleo de pêssego e de semente de damasco.

O óleo de uva pode também ser usado como transportador para quaisquer óleos essenciais. De fato, esta é a opção mais fácil para uso interno e externo. Tradicionalmente, de 3 a 6 gotas de óleos essenciais selecionados são adicionados a 10 ml do óleo base. A composição será mais eficaz em uma mistura com apenas um óleo essencial, ao invés de composições mais complexas.

Óleo de semente de uva pele cabelos saúde antienvelhecimento acne

Métodos e dosagens

O óleo de semente de uva é utilizado nas seguintes dosagens:

  • Para massagem: para cada 10 gramas de óleo diluído, adicione até 6 gotas de qualquer óleo essencial relaxante (ou aquele que corresponde ao propósito do procedimento);
  • Para massagem com profundo impacto em áreas com imperfeições (celulite ou irregularidades): 1 colher de sopa de óleo de semente de uva, misturado com a mesma quantidade do óleo de abacate (ou jojoba) adicionada a 1-2 gotas de óleos essenciais de gerânio, laranja, limão e zimbro;
  • Para máscaras e aplicações: o óleo puro ou diluído em outro óleo base pode ser usado com a adição de 2-3 gotas dos óleos essenciais desejados. Molhe um guardanapo com a mistura. Em caso de pele problemática, é melhor adicionar 1 colher de sopa 1 gota do óleo de camomila, Ylang-Ylang, limão, lavanda, alecrim, sândalo ou árvore de chá. Para pele desbotada, óleo de rosa, hortelã, neroli e sândalo;
  • Como aditivo para melhorar ou preparar cosméticos: 15 gramas do óleo por 100 ml de produto;
  • Em sua forma pura ou misturada a outros óleos base: use para massagear o couro cabeludo e melhorar o cabelo para prevenir a fragilidade e a perda do mesmo (massageie por pelo menos 5 minutos);
  • Para pele oleosa, lesões e inflamações: use em sua forma pura ou misturado a óleos essenciais na proporção de 1-2 gotas por 1 colher de sopa de óleo;
  • Em forma pura ou misturado com outros óleos base: usado para melhorar a elasticidade e para uma rápida regeneração da pele, incluindo na área do colo, pescoço, da pele ao redor dos olhos e para tratamento de celulites.

Como ingerir o óleo de semente de uva?

Esse óleo geralmente não é consumido em sua forma pura, embora, como qualquer outro óleo base especialemente com óleo de coco, possa ser ingerido na quantidade de 1-2 colheres em jejum para prevenção de várias doenças.

O curso dura até 3 semanas. Como antioxidante, é melhor usar o óleo de semente de uva para fins culinários, porque é nesse contexto que ele mostra sua eficácia como suplemento dietético.

Na culinária, é usado para tratamento térmico de alimentos (apenas óleo refinado), bem como para um aditivo a saladas, molhos e para enriquecer as características de sabor das marinadas.

O óleo refinado pode ser usado na preparação de pães e doces. Junto com o óleo de amendoim, o óleo de uva é considerado um dos melhores óleos para fritar, porque resulta em menos gordura em combinação com uma impressionante crosta crocante.

Leia também:

Varizes: causas e métodos de tratamento

Tintura de calêndula formas de fazer e usar

Adoçante de fruta do monge

A importância dos minerais para o corpo

Complexo B o que é, o que faz e o que sua ausência pode causar

O Óleo de avelã e suas maravilhosas propriedades

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário