Chocolate: 7 propriedades dele que irão surpreendê-lo

chocolate saúde alimentação

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 por

Desde os tempos antigos, propriedades curativas foram atribuídas ao chocolate. Não é à toa que o nome dos cacaueiros em latim significa “alimento dos deuses” (“Theobroma Cacao”)

Ainda hoje, o chocolate é acompanhado por muitos mitos. Por exemplo, todos nós sabemos desde a escola que comer esse alimento ajuda a resolver problemas e melhora o humor. Mas qual é o poder real do alimento? Veja a seguir:

Não se apresse em tirar sua roupa mais quente quando a primavera vem, pois o sol da primavera é enganoso e os ventos ainda são frescos e insidiosos: uma caminhada pode transformar-se em dor de garganta ou otite. Em segundo lugar, no inverno o corpo fica enfraquecido. Para repor as reservas de substâncias úteis, tais como vitaminas e microelementos, use… chocolate.

Imunidade

Foi provado que o chocolate aumenta a imunidade. Chocolates amargos promovem a produção ativa de imunoglobulina: uma substância responsável pela proteção antiviral do organismo. Até mesmo o aroma de chocolate vindo da mesa vai servir como um apoio à saúde. Cientistas determinaram que esse cheiro causa emoções positivas, que por sua vez, fazem com que o organismo produza mais imunoglobulina. Isso significa que estar perto de uma barra de chocolate pode te proteger contra resfriados comuns.

Tosse

Chocolate amargo ou escuro (o importante é que tenha um teor de cacau de pelo menos 50%) é capaz de salvar de uma tosse persistente: a teobromina encontrada em grandes quantidades em grãos de cacau, luta com a tosse. Alias, ela é mais eficaz no combate à tosse do que a codeína: uma droga popular contra tosse. Ao mesmo tempo, a teobromina não causa efeitos colaterais, e mulheres grávidas e lactantes podem usá-la sem restrições na forma de chocolate.

Dor de garganta

Coloque um pedaço de chocolate amargo na língua e dissolva-o lentamente. Repita esse procedimento duas ou três vezes durante o dia. A dor de garganta será aliviada e a recuperação completa virá mais cedo. O fato é que ele  tem um efeito antibacteriano e antimicrobiano. Chocolate derretido, envolvendo as paredes de uma garganta dolorida, tem o poder de combater gradualmente as bactérias nocivas através de flavonoides. Estas substâncias necessárias para o corpo estão contidas em alimentos de origem vegetal: em casca de laranja, chá verde, vinhos tintos e chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau.

Publicidade

Visão

Não só chocolate amargo, mas também ao leite (e até mesmo o branco!) ajudará a melhorar a visão. Pesquisadores descobriram que depois de comer chocolate, o suprimento de sangue para a retina melhora. Além disso, o alimento estimula o fluxo sanguíneo no cérebro, o que também tem um efeito positivo na acuidade visual. Note, no entanto, este efeito positivo não dura mais do que algumas horas, então você não pode ignorar as recomendações do seu oftalmologista e trocá-las por ele. Recomendamos manter uma barra de chocolate no porta-luvas do seu carro em caso de neblina. Coma alguns pedaços em uma situação de pouca visibilidade, durante neblina ou chuva: isso aumentará não só a sua acuidade visual, mas também a concentração e a atenção!

Dentes

Substâncias antibacterianas, flavonoides e polifenóis, não penas ajudam a curar dores de garganta, mas também previnem a cárie dentária. Sim, é verdade: principal alegria de todas as formiguinhas, o chocolate, está do lado dos dentistas na guerra pela saúde dos dentes! A casca de cacau contém um enorme estoque de substâncias antibacterianas. Existem até cremes dentais de chocolate e enxaguantes bucais feitos a partir de extrato de cacau. A substância teobromina, contida no chocolate, protege seus dentes melhor que o flúor. Basta comer apenas 30 gramas de chocolate por dia.

Pele

O chocolate é um meio cosmético comprovado. Os envoltórios e máscaras de chocolate oferecidas nos salões de beleza e centros de SPA são meio comuns. As propriedades benéficas dele tornam a pele mais elástica, radiante e firme, enquanto seu cheiro sedutor elevará seu ânimo e acalmará seus nervos. Você pode preparar uma máscara nutritiva de chocolate em casa. O mais difícil é resistir à tentação de come-la antes do procedimento. Oferecemos aqui algumas receitas comprovadas para cuidados com a pele facial e corporal:

Envoltório de chocolate melhora a circulação sanguínea e ajuda na luta contra a celulite:

Derreta duas barras de chocolate escuro, adicione 2 colheres de sopa de argila rosa e uma pitada de gengibre seco. Misture e aplique no corpo. Cubra com película aderente e deixe por algum tempo. Após 15-20 minutos, lave com água morna e aplique um creme para o corpo.

Máscara facial para todos os tipos de pele que nutre a derme, tornando-a macia e suave:

Derreta 30-50 gramas de chocolate e adicione suco de 4-6 uvas. Aplique no rosto e deixe por 10-15 minutos. Em seguida, enxague com água morna.

Longevidade

Se as 6 propriedades anteriores ainda não o convenceram completamente a abrir uma barra de chocolate amargo, aqui vaia propriedade mais importante: ele pode aumentar a longevidade. É literalmente um depósito de benefícios e saúde. Chocolate contem uma enorme quantidade de antioxidantes, e os produtos de cacau reduzem os níveis de colesterol e normalizam a pressão sanguínea. Pesquisas confirmam que o alimento tem um efeito positivo no músculo cardíaco. Se a sua dieta diária inclui um pequeno pedaço dele, sua vida será não apenas mais longa, mas também mais brilhante!

No entanto, nem tudo que você vê nas prateleiras das lojas melhora a saúde. Não é difícil escolher o chocolate certo, basta ter em mente algumas regras simples: em primeiro lugar, quanto mais produtos de cacau existirem, melhor será seu efeito para a saúde. Sempre escolha chocolate meio amargo (com pelo menos 50% de cacau), preferivelmente o amargo, em que a proporção de cacau seja de cerca de 72%. Em segundo lugar, a composição de alta qualidade deve incluir manteiga e massa de cacau. Estes são componentes caros, mas é neles que todas as substâncias benéficas estão contidas.

Se um chocolate trouxer apenas cacau em pó, ou pior, uma casca de alfarroba e semente de uva torrada, é melhor não consumir tal produto. Infelizmente, muitas vezes a manteiga de cacau é substituída por gorduras vegetais baratas. O terceiro sinal do verdadeiro chocolate é o brilho da barra e sua tendência a quebrar. Não podemos esquecer-nos do sabor, e claro! O cheiro dele é uma qualidade  completamente irresistível!

Publicidade

Algumas receitas que levam chocolate:

Torta de abóbora e chocolate triplo da Soninha

Chocolate quente caseiro

Torta de nozes, Whiskey e Chocolate

Torta de chocolate e pecãs do Léo

Bolo de chocolate com merengue e sorvete

Torta de creme de café

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário