13 incríveis benefícios do óleo essencial de Melissa

Os benefícios do óleo essencial de Melissa são atribuídos às suas propriedades como um antidepressivo, emenagogo, sedativo, antiespasmódico, estomacal, antibactericida, carminativo, diaforético, febrífugo, hipotensivo, sudorífico e tônico, entre outros. É um óleo extensivamente utilizado em quase todos os tipos de bálsamos devido às suas capacidades calmantes e aroma agradável.

Publicado em 27 de agosto de 2017 por

Os benefícios do óleo essencial de Melissa são atribuídos às suas propriedades como um antidepressivo, emenagogo, sedativo, antiespasmódico, estomacal, antibactericida, carminativo, diaforético, febrífugo, hipotensivo, sudorífico e tônico, entre outros. É um óleo extensivamente utilizado em quase todos os tipos de bálsamos devido às suas capacidades calmantes e aroma agradável.

O óleo é extraído a partir da destilação à vapor dos botões frescos, folhas e ramos da Melissa ou Melissa officinalis, como é cientificamente conhecida. O Trans e Cis Ocimeno, citronel, cariofilina, germacreno, geraniol, acetato de geranila, linalol, entre outros, são os componentes principais do óleo essencial de Melissa, que também é conhecido como bálsamo de limão.

A Melissa é uma planta nativa da região mediterrânea e tem sido popularmente referida como Planta de Abelha, além disso, ela é particularmente famosa por sua capacidade calmante, estimulante da memória e antidepressiva, entre outros que são listados abaixo.

13 incríveis benefícios do óleo essencial de Melissa. Vivernatural.com.br

Benefícios do óleo essencial de Melissa para a saúde:

1 – Antidepressivo: essa propriedade é uma das quatro mais significativas desse óleo, já que ele é um levantador eficiente de humor e um antidepressivo. Percebeu-se que ele espanta a tristeza e inspira alegria e esperança. Esse é o motivo pelo qual foi chamado de “Elixir da Vida” ou “Néctar da Vida” durante o século XV.

 

Publicidade

2 – Cordial: isso significa que ele provoca sentimentos de felicidade e promove certo calor ao sistema respiratório e cardiovascular. O auxilio dessa propriedade pode evitar resfriados frequentes.

 

3 – Nervine: o óleo essencial de Melissa é também considerado uma substância nervia. Isso significa que ele serve como um tônico para o sistema nervoso, mantendo-o saudável, funcionando adequadamente e ajudando a evitar desordens nervosas. Problemas como vertigens, nervosismo e convulsões podem ser tratadas ao usar essa propriedade do óleo.

 

4 – Sedativo: esse óleo essencial seda e acalma, e é bom para suavizar inflamações, ansiedade, nervosismo, traumas e choques. Ele também promove o sono devido à essa propriedade e relaxa o corpo, mente e alma enquanto traz sentimentos de paz e contentamento. No passado, era usado para ajudar soldados a relaxarem e afastar a fadiga e o estresse do combate.

 

5 – Antiespasmódico: uma contração excessiva e/ou inexplicável no corpo é chamada de “espasmo”. Espasmos podem ocorrer nos sistemas respiratório, muscular, nervoso e digestivo, causando tosses severas, câimbras, convulsões, falta de ar e dores abdominais severas. Eles devem ser levado a sério, já que casos extremos podem ser fatais. O óleo essencial de Melissa, sendo um sedativo eficiente e relaxante, pode promover alívio rápido de espasmos em todas as partes do corpo.

 

Publicidade

6 – Estomacal: o óleo de Melissa acalma, tonifica e fortalece o estômago, ajudando no funcionamento suave do estômago e do processo digestivo. Ele também ajuda a curar feridas, cortes ou úlceras no estômago, manter o fluxo adequado de sucos gástricos e bile no órgão, além de protegê-lo de infecções.

 

7 – Carminativo: gases que escalam os intestinos são forçados a sair por esse óleo, já que ele é muito eficaz em expelí-los ao reduzir a tensão dos músculos abdominais e aliviando inchaços e câimbras.

 

8 – Antibacteriano: o óleo de Melissa possui propriedades antibacterianas e mostrou-se efetivo por inibir infecções bacterianas no cólon, intestino, trato urinário e rins.

 

9 – Sudorífero: o óleo de Melissa promove o suor, essa propriedade é muito benéfica à saúde, já que juntamente ao suor, muitas toxinas são removidas e os poros da pele são limpos para que gases tóxicos como o nitrogênio possam sair. O suor também reduz a temperatura corporal quando o organismo se encontra superaquecido.

 

10 – Febrífugo: sendo antibactericida, o óleo essencial de Melissa combate bactérias ou micróbios no corpo, incluindo aqueles que causam febre. Novamente, devido à sua propriedade sudorífera, ele ajuda a reduzir a temperatura corporal e remove as toxinas produzidas durante a febre através do processo do suor.

 

11 – Hipotensivo: isso é algo que pode ser imensamente benéfico para pessoas hipertensas que correm riscos de ataques cardíacos ou hemorragias cerebrais sempre que a pressão arterial sobe. O óleo de Melissa, sendo naturalmente hipotensivo, reduz a pressão sanguínea.

 

12 – Tônico: um tônico mantém tudo em ordem e certifica-se de que todos os sistemas funcionem adequadamente, melhorando a imunidade e promovendo força adicional ao corpo. O óleo de Melissa possui componentes que desempenham essa exata função.

 

13 – Emenagogo: muitos problemas relacionados à Tensão Pré Menstrual e à menstruação podem ser tratados com o auxílio do óleo essencial de Melissa. Isso inclui problemas como obstruções ou irregularidades referentes à menstruação, dor e fadiga extrema durante o período menstrual, menopausa prematura, irritação e depressão após a menopausa.

 

13 incríveis benefícios do óleo essencial de Melissa. Vivernatural.com.br

Outros benefícios: esse óleo também se mostrou efetivo no tratamento de Herpes, inflamações, úlceras, infecções fúngicas, dores de cabeça e fadiga. Ele também estimula a melhora.

Nota: é não-tóxico, contudo, pode causar irritações em pessoas sensíveis. Portanto, mulheres grávidas e pessoas com pele sensível devem evitar usar esse óleo essencial.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário