Abacate manteiga

Abacates são membros da família Lauraceae juntamente com os loureiros. Também incluidos na família estão as plantas que produzem cânfora comestível, sassafrás e canela.

Publicado em 20 de agosto de 2017 por

Descrição/sabor

Tem polpa cremosa e delicada que é verde e vai escurecendo conforme se aproxima da casca e clareando em aproximação ao caroço. Sabor suave e marcante. Sua árvore apresenta rápido desenvolvimento e pode chegar a 10 metros de altura e até 6 de circunferência. É tolerante ao frio e pode aguentar temperaturas de -7ºC, fazendo da fruta uma das mais fáceis de serem cultivadas, sendo primariamente uma planta doméstica. Todas as variedades de abacate são identificadas como de tipo A ou B, referindo-se ao seu tipo de florecimento. O abacate-manteiga é do tipo A. Todas as flores de abacate têm partes femininas e masculinas, abrindo-se, inicialmente como fêmeas, fechando, e então reabrindo-se como machos. Contudo, os dois tipos se abrem e fecham em diferentes padrões, criando coincidência entre o estágio masculino em um e feminino no outro, permitindo a polinização cruzada.

Estação/disponibilidade

Abacates estão disponíveis do fim do verão até meados do inverno.

Fatos correntes

Abacates são membros da família Lauraceae juntamente com os loureiros. Também incluidos na família estão as plantas que produzem cânfora comestível, sassafrás e canela. Existem três espécies de abacate: mexicanos, guatamalos e provenientes do Oeste da Índia. Ainda que todos possuam diferentes características, a polinização cruzada permite o desenvolvimento de variedades ilimitadas.

Valor nutricional

Abacates são muito conhecidos por seu grande conteúdo de gorduras “boas” (HDL), que podem ajudar a diminuir naturalmente o nível de colesterol do sangue. São também ricos em fibras dietéticas, Vitaminas B-6 e K e contém mais potássio que as bananas.

Aplicações

São geralmente comidos crus, já que não cozinham bem. De fato, cozimento prolongado ou exposição a altas temperaturas -como fervimento- tornam a fruta amarga. O gosto amanteigado é bem complementado com sabores ácidos, tais como: vinagre balsâmico e suco de limão. Seu farto e gorduroso conteúdo fazem da fruta um ótimo ingrediente para sorvetes ou smoothies. Suas folhas secas são usadas em alguns pratos mexicanos como saborizantes, e seu gosto parecido com anis se mistura bem com pimenta e alho. Estoque em temperatura ambiente até seu completo amadurecimento, depois disso, refrigere para evitar que continue o processo. Vale lembrar que a polpa se enegrece quando em contato com o ar, então, para prevenir a descoloração de abacates partidos, espirre suco de limão ou vinagre na superfície, cubra com plástico e refrigere-os por até dois dias antes do consumo.

Compartilhe a natureza!

Publicidade

Deixe um comentário