Propriedades mágicas da lavanda

lavanda amor magia proteção saúde stress

Publicado em 25 de abril de 2019 por

A história do uso de lavanda pelo homem se perde nos séculos: a erva já era conhecida no antigo Egito, e foi amada, respeitada e amplamente usada no mundo antigo.

Os antigos egípcios cultivavam lavanda no jardim sagrado de Tebas. Como incenso, ela era uma mercadoria importante do comércio internacional e acompanhava pessoas nobres ao longo da vida e até mesmo após a sua morte, uma vez que fazia parte de pomadas para embalsamamento.

Dizem que Cleópatra seduziu Júlio César e Marco Antônio com a ajuda do aroma dessa erva.

lavanda amor magia proteção saúde stress

Origem do nome

O nome da planta é derivado do latim lava (lavar) e reflete suas propriedades antissépticas e higiênicas –os romanos adicionavam a erva ao banho para se refrescar e aromatizar.

Ela também era usada para lavar roupas e para a limpeza de casas na ausência de sabão. Além disso, a lavanda cobria o chão em templos e habitações. Nesse tempo, era costume usar lavanda como agente aromatizante para o tratamento e prevenção de doenças infecciosas.

Publicidade

Diversos usos da Lavanda na antiguidade

As mulheres ricas de Roma tinham o costume de se esfregar com óleo essencial dela porque acreditavam que ele afugentava os vírus, pestilências e epidemias. Os romanos amavam tanto a lavanda que essa erva os acompanhava durante as campanhas militares.

Desta forma, esta planta mediterrânea chegou à Europa e a conquistou: mais de mil anos se passaram desde a queda de Roma e a Europa continua à mercê das belas flores azuis!

lavanda amor magia proteção saúde stress

Idade media Contra bruxas e demônios

Na Idade Média, quando as antigas tradições eram proibidas pela igreja, a lavanda tornou-se uma planta sagrada: a capacidade de espantar o diabo e as bruxas era atribuída a ela.

A erva até se tornou um atributo indispensável na ordenação de padres. Pessoas usavam cruzes feitas de inflorescências secas ou penduravam buquês nas entradas das casas. Lavanda sempre foi cultivada nos jardins dos mosteiros.

A planta é capaz de auxiliar no relaxamento, e pode ajudar o indivíduo a se acalmar e atrair forças e amor. Com sua ajuda, os maus espíritos podem ser derrotados: você pode fumigar espaços com lavanda, ou então usá-la para fazer amuletos ou banhos purificantes.

As garotas nos velhos tempos misturavam lavanda com alecrim, acreditando que tal mistura as ajudaria a manter a castidade. Porém, as mulheres, ao mesmo tempo, levavam a planta com elas para serem sempre desejadas pelos maridos.

No entanto, a lavanda deve ser usada com muita cautela, uma vez que, em grandes doses, seu efeito sobre uma pessoa se torna negativo: ela provoca agressão, raiva e até mesmo ódio pelo mundo inteiro.

Publicidade

lavanda amor magia proteção saúde stress

Poderes curativos e mágicos da Lavanda

A Lavanda é um antigo meio mágico e curativo. Na magia, ela simboliza proteção, sono, longevidade, purificação, felicidade, equilíbrio mental e dinheiro e atrai forças do bem e amor romântico.

Existe uma crença antiga de que a lavanda promove o autoconhecimento, a recuperação rápida das forças, além de proporcionar relaxamento completo da energia, reduzindo a agressividade e ajudando a curar a inveja.

Existe também a crença de que a erva ajuda a invocar sonhos sobre a vida passada. A lavanda é considerada uma das plantas sagradas pelos índios americanos: os xamãs nativos dessa região queimam a planta para limpar espaços ou almas, criar um ambiente adequado para a feitiçaria e afastar os maus espíritos.

Na Europa, acredita-se desde os tempos antigos, que seu aroma  atrai amor e uma vida longa.

lavanda amor magia proteção saúde stress

Fomas de uso

A planta é frequentemente usada em misturas curativas, e a decocção feita dela é adicionada ao banho para fins de limpeza. Adicionalmente, a lavanda é um excelente agente relaxante.

Para garantir a tranquilidade dentro de casa, suas flores são colocadas nos cantos da mesma. Ela conta, ainda, com a capacidade de afastar as forças do mal, instilar otimismo e melhorar o humor.

Os romanos queimavam-na em carvão quente para que seu cheiro mágico protegesse a jovem mãe e seu filho recém-nascido.

Já os gregos antigos dedicavam a lavanda à deusa Hécate, a dona das bruxas, feiticeiros e magia.

lavanda amor magia proteção saúde stress

A lavanda e o amor

A Lavanda é a flor do amor e é usada em magias relevantes: se, antes de se separar de seu amado, a mulher colocar flores da erva debaixo do travesseiro dele, então o desejo dela se tornará realidade. Para melhorar os relacionamentos íntimos, sempre mantenha um sachê com a planta no quarto.

Lavanda não é apenas um meio relaxante perfeito: ela alivia sintomas e cura várias doenças.

O óleo curativo feito a partir das flores da planta pode ser usado para tratar doenças de coração e restaurar a memória.

Ele também é amplamente usado por homeopatas e especialistas em aromaterapia para tratar depressão. No entanto, as propriedades curativas da planta ajudam também a tratar várias doenças físicas, bem como a aliviar dores.

O óleo essencial de lavanda é usado como óleo de massagem: ele relaxa os músculos e dá a sensação de leveza. Sua forte ação antisséptica é efetivamente usada para tratar acne e queimaduras.

Leia também:

Como encontrar o seu Animal Totem

Manjericão na magia

Os totens em Diferentes Tradições

Leitura das Quatro Direções

A Mulher Búfalo Branco (Ptecincala Ska Wakan)

Futark: valores e distribuição das runas

 

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário