A magia do carvalho

Carvalho magia masculino proteção força Zeus Thor Perun

Publicado em 14 de maio de 2019 por

O carvalho é o rei das árvores em todos os sentidos. Na tradição mística de todos os povos indo-europeus, o carvalho era considerado a árvore mais poderosa e era dedicado ao deus celestial do trovão.

Deuses como Zeus, Júpiter, Héracles, Dagda (líder dos antigos deuses irlandeses), Thor, Yahweh e até Alá eram associados a esta planta.

Acredita-se que as raízes de carvalho se estendem a uma profundidade igual à altura de sua copa, portanto a árvore simboliza Deus, cujas leis governam tanto o céu quanto o inferno.

Em algumas tradições, ele aparece como a Árvore do Mundo, o centro do mundo e todo o universo.

O carvalho é uma árvore sagrada associada aos portões celestiais através dos quais uma divindade pode aparecer diante das pessoas ou até mesmo servir como casa para um deus ou deuses.

Carvalho magia masculino proteção força Zeus Thor Perun

Publicidade

Na antiguidade

Nos tempos antigos, as portas eram na maioria das vezes feitas de carvalho – a madeira mais durável e resistente ao desgaste. A palavra “duir” (o nome do carvalho no alfabeto druida Beth-Luis-Nion) em muitas línguas europeias significa “porta”: por exemplo, o antigo celta “dorus”, o latim “foris”, o grego “thura” e o alemão “tig” são todos derivados da palavra “dwar” que significa “porta” em sânscrito.

Rituais, cerimônias e iniciações eram frequentemente realizados perto de carvalhos.

A árvore sempre foi a personificação do poder masculino e posição de vida ativa.

O nome científico do carvalho, “Quercus“, vem da palavra celta “quer”, que significa “vermelho, bonito”.

As plantas que os druidas consideravam mais sagradas eram o visco e o carvalho em que ele cresce. Para realizar rituais solenes, eles escolhiam bosques de carvalho e nenhuma cerimônia era realizada sem folhas de carvalho.

Carvalho magia masculino proteção força Zeus Thor Perun

Vários países significado similar

Na religião dos antigos povos germânicos, o carvalho também era considerado a principal árvore sagrada. Ela provavelmente foi dedicada ao deus do trovão, Donar, ou Tura (o equivalente ao Thor norueguês).

Os Jutos também adoravam o regente do trovão Dagda, associado ao carvalho, a árvore sagrada.

Publicidade

Na prática de magia nórdica, o carvalho era usado em feitiços destinados a proteger, aumentar a força física e alcançar um sucesso estável.

Os gregos associavam esta árvore ao maior dos deuses: Zeus, o deus do céu, chuva e trovão. O santuário em Dodona, onde Zeus era adorado na forma de um oráculo de carvalho, é talvez o mais antigo e provavelmente o mais famoso da Grécia.

No Monte Lykaion em Arcádia, a personificação de Zeus como o deus de carvalho e chuva mostrou-se clara através de uma ferramenta mágica usada pelo sacerdote de Zeus, que mergulhava um ramo da arvore em uma fonte sagrada.

Na antiga Itália, todos os carvalhos eram dedicados a Júpiter, o itálico, gêmeo de Zeus.

Em Roma, no Capitólio, ele era adorado não apenas como uma divindade, mas também senhor da chuva e do trovão.

Entre os eslavos, o carvalho era também a árvore sagrada do deus do trovão Perun, semelhante a Zeus. Sabe-se que em Novgorod, uma vez, houve uma estátua de Perun na forma de um homem com uma pedra trovejante na mão.

Em sua honra, um fogão de toras de carvalho queimava dia e noite e, se ele morresse, o atendente seria condenado à morte por negligência.

Lituanos associavam o carvalho ao deus do trovão e relâmpago Perkunas, ou Perkuns. Em sua honra, luzes eternas eram acesas e alimentadas pela madeira de certas variedades da arvore. Se o fogo morresses, era novamente aceso esfregando pedaços da árvore sagrada.

Carvalho magia masculino proteção força Zeus Thor Perun

Uso de toras da arvore 

Uma tora de carvalho também era considerada sagrada. Graças a ela, a chama eterna era mantida no templo de Vesta no meio do verão como parte de um ritual.

Em muitas culturas, queimar uma tora era visto como um ato que levaria à ressurreição do espírito da fertilidade (nesse sentido, o uso generalizado de cinzas de carvalho na medicina tradicional é muito característico).

Na tradição bíblica, o carvalho era um símbolo de Jesus Cristo, e portanto, de acordo com algumas versões da tradição cristã, a cruz do crucifixo não era feita de populus tremula, mas sim de carvalho.

Uso prático

A popularidade do carvalho em todas as mitologias e religiões do mundo, sem dúvida, deve-se às suas enormes propriedades mágicas – talvez não exista nem uma única tradição esotérica, nem uma única escola de feitiçaria ou bruxaria, onde as propriedades místicas do carvalho não seriam usadas de uma forma ou outra.

Proteção contra mal olhado força auxiliar

O carvalho é um dos meios mais poderosos para se proteger contra mau-olhado e danos. Para fazer isso, basta guardar sempre um pedaço de casca de carvalho, ou suas folhas, ou até mesmo algumas bolotas.

Talismãs feitos de carvalho possuem uma força muito grande. Qualquer amuleto feito de madeira de carvalho aumenta o poder de todos os signos mágicos, sem exceção, seja runas antigas ou símbolos modernos do Reiki, signos misteriosos de Buda ou símbolos místicos da Cabala.

Para proteção pessoal contra vibrações negativas, você pode usar uma cruz, contas ou um rosário de carvalho.

Muitas tradições de bruxas recomendam fortemente plantar um carvalho ao lado do outro, mas não no quintal, pois sua energia pode ser esmagadora. Em particular, este aviso aplica-se aos lares onde há crianças pequenas.

Se você plantar um carvalho perto do portão de entrada, nenhuma feitiçaria maligna ou feitiço maligno poderá penetrar na casa.

O carvalho limpa o espaço ao seu redor e atrai vibrações e energia positivas. Devido a suas propriedades protetoras, essas árvores eram usualmente plantadas ao redor dos mosteiros, pois acreditava-se que isso não permitiria nenhuma feitiçaria ou magia negra.

Carvalho magia masculino proteção força Zeus Thor Perun

Energia renovada

Carregar folhas e casca de carvalho pode aumentar reservas energéticas, o que, por sua vez, dará mais vitalidade ao corpo.

Em certo sentido, carvalho é um reservatório de energia. Portanto, recomenda-se usá-lo onde for necessário manter a atividade física por muito tempo ou em lugares associados a longos períodos de estresse.

Podemos dizer que o carvalho é um estimulante que ajuda a transcender a si mesmo. A este respeito, também pode ser recomendado para atletas com alto nível de estresse físico e mental.

Magos também recomendam usar o carvalho para melhorar as habilidades intelectuais, pois aquele que carrega uma casca de carvalho será capaz de manter a atividade cerebral por muito tempo sem perder a vigilância.

Alunos em período de provas ou com dificuldades na aprendizagem também podem usar carvalho.

As propriedades mágicas da árvore promovem o desenvolvimento da intuição e habilidades extra-sensoriais. Por esta razão, algumas escolas de bruxas recomendam que seus aprendizes sejam obrigados a carregar rosários de carvalho com eles.

Adicionalmente, o carvalho é usado para proteger os animais. Por exemplo, na véspera de Natal, os sérvios queimavam em uma fornalha um bloco de carvalho molhado nas bordas com mel e polvilhado com grãos.  Carvão e cinzas dessa madeira eram então usados como um remédio mágico contra doenças de gado e cavalos.

Um tição fumegante dessa madeira era usado para fumegar colmeias. Quando a chama morria, o tição era colocado em uma ameixeira ou macieira, para que tivesse muito mel e frutas.

Carvalho magia masculino proteção força Zeus Thor Perun

Fertilidade e proteção do gado

Muitas vezes, o carvalho é usado para melhorar a fertilidade.

Acredita-se que as cinzas das toras de carvalho queimadas em chamas, acesas por um raio de sol com uma lente de aumento, tenham propriedades mágicas para aumentar a colheita em cem vezes.

Já os feiticeiros do campo usavam outros métodos para esse propósito. Por exemplo, acreditava-se que, se alguém coletasse as folhas de carvalho na lua cheia para fazer o composto delas e, em seguida, usasse esse composto como fertilizante, o jardim onde isso acontecesse renderia muito, independente das culturas plantadas nele.

Em alguns casos, notava-se que mesmo as condições climáticas mais severas não afetavam essa fertilidade (obviamente, não estamos falando de desastres naturais, como uma seca de longo prazo ou um período de chuvas com granizo).

Ramos de carvalho também são usados para proteger o gado dos maus espíritos. Para isso, um ramo ou três ramos eram pendurados em cada canto do celeiro.

Muitas vezes, para proteger o gado dos maus espíritos, os feiticeiros enterravam um tronco de carvalho sob o limiar do estábulo. Em alguns casos, usavam-se folhas da árvore. Ou eram colocados nos cantos de currais, ou mesmo usados para fumigar o espaço. No entanto, um detalhe muito importante tinha que ser observado: no momento da fumigação, os animais não deveriam permanecer no espaço.

Elixir da vida

Finalmente, quase todos os curandeiros usam o carvalho para tratamento. Alguns deles recomendam fazer um buraco sob as raízes de um carvalho velho, mas robusto, no outono à meia-noite, e então colocar um vaso no buraco – este deve ser pego apenas na primavera, idealmente, em Beltane (equinócio de primavera).

O suco de carvalho resultante terá propriedades curativas incríveis e não apenas curará muitas doenças, mas também ajudará a preservar a juventude e permanecer ativo por muitos anos, além de prolongar a vida.

Por fim, o carvalho é considerado uma ferramenta indispensável para a cura dos dentes. Aqueles que têm dentes doloridos devem roer a casca da árvore ou encontrar um carvalho velho com uma fonte ao lado dele, e, em seguida, retirar a casca dos galhos, molhá-la em água da fonte e carregá-la consigo.

Carvalho magia masculino proteção força Zeus Thor Perun

Resumo

O carvalho é usado para:

  • proteger a casa dos feiticeiros e bruxas malvados;
  • proteção contra o mau-olhado e pragas;
  • livrar-se da dor de dente;
  • como cura para doenças;
  • proteção do gado contra os maus espíritos;
  • aumento da fertilidade;
  • melhorar o desempenho atlético;
  • aumentar a reserva de energia;
  • manter a atividade física por um longo tempo;
  • desenvolvimento da intuição e habilidades extra-sensoriais;
  • aumentar habilidades intelectuais;
  • aumentar o poder dos sinais mágicos.

Leia também:

Avenca: plantio e uso medicinal e magico

A influência da lua no horóscopo das crianças

Magia do alecrim

Manjericão na magia

Lythrum: propriedades mágicas

Quartzo rosa: propriedades mágicas

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário