Sapatos de bast como amuleto: significado e uso

Os camponeses na Rússia caminhavam descalços durante o verão. Embora muitos tivessem sapatos de bast (sapatos caseiros feitos com casca de vidoeiro)

Publicado em 1 de novembro de 2018 por

Os camponeses na Rússia caminhavam descalços durante o verão. Embora muitos tivessem sapatos de bast (sapatos caseiros feitos com casca de vidoeiro), alguns preferiam poupar esse objeto tão valioso.

Quando os sapatos de bast ficavam gastos, tornavam-se inadequados para uso indicado, mas não eram jogados fora. Os velhos sapatos de bast eram então pendurados na cerca, em um poste próximo ao alpendre, acima dos depósitos de gado, porque se acreditava que eles protegeriam do mau-olhado e da praga.

Apenas aqueles sapatos de bast que estavam completamente podres podiam ser queimados. Eles eram então cuidadosamente removidos da cerca ou do poste, pois se acreditava que deixar cair os sapatos de bast no chão era um sinal ruim, que poderia levar a doenças dos donos da casa ou do gado.

Além dos sapatos de bast para os membros da família, tinha sapatos de bastão para o domovoi (um espírito bom que vivia dentro de casa). Eles eram pequenos em tamanho e eram pendurados em um canto quente, perto do fogão.

Dentro, alguns presentes eram colocados, como  migalhas de pão ou doces, porque era um jeito de apaziguar o dono da casa. Este último ajudava nas tarefas domésticas e em troca cuidava do gado, para que ele não ficasse doente e desanimado, e assim tirava problemas da casa.

Sapatos de Bast como amuleto: significado

Embora hoje ninguém use tal calçado para o propósito pretendido, ele pode ser encontrado à venda. Mas este não é mais um calçado, e sim, um amuleto para a casa.

Publicidade

O amuleto pode ser usado como um símbolo de prosperidade e felicidade familiar: para isso, os sapatos são pendurados sobre espelhos, colados com ímãs na geladeira ou colocados no peitoril da janela.

O principal significado deste amuleto hoje é o mesmo que o de séculos atrás: desviar ou neutralizar o mau olhado. Esse objeto chama a atenção da pessoa, e ela para de prestar atenção na situação dentro da casa, em um bebê que está brincando ou no casal apaixonado que mora neste lugar.

Antigamente, era assim que a colheita era protegida do mau-olhado: o maior número possível de sapatos de bast eram pendurados na cerca do jardim. As pessoas olhavam para eles, esquecendo-se de olhar para o próprio jardim. Desse jeito, a rica colheita estava salva.

Faça seu próprio amuleto

Se você não gosta ou não encontra esse tipo de amuleto a venda, você pode fazer um amuleto com suas próprias mãos. Além disso, um amuleto feito pela própria pessoa  terá muito mais poder do que um produto industrializado, feito por maquinas aos  milhares, transportados de qualquer e jeito e vendido em lojas que tem somente a intenção de obter lucros..

A maneira mais fácil é fazer os sapatos de bast é usando corda de cânhamo, com um gancho. Você pode encontrar instruções passo a passo sobre como os sapatos podem ser feitos a partir de casca de vidoeiro ou salgueiro. Como você está fazendo algo que não vai ser calçado, qualquer material com o qual você trabalhe confortavelmente será bom. A tecnologia da tecelagem é simples e você pode encontrar os esquemas na Internet -inclusive pode usar esquemas de sapatinhos de bebe de croche ou outro material.

Em seguida, você precisa direcionar seu talismã. Se você quer ter prosperidade na casa, ponha moedas e grãos no seu sapato de bast. Para atrair o domovoi ao seu lado, coloque presentes doces com regularidade. Você pode pendurar os sapatos de bast na porta da frente (do lado de fora), bem como em qualquer outro lugar de destaque dentro da casa.

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário