Ametista: propriedades mágicas e quem pode usá-la

Ametista magia esoterismo saúde proteção

Publicado em 24 de outubro de 2019 por

Apesar de sua prevalência, a ametista tem sido uma das pedras mais veneradas do mundo durante séculos. Informações históricas e geológicas sobre o mineral remontam a tempos antigos. A ametista era reconhecida como uma pedra preciosa devido à luxuosa variedade de tons e à sua nobre transparência.

Essa é uma pedra para aqueles que nasceram em fevereiro, e conta com propriedades mágicas e curativas.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

Descrição

A Ametista refere-se a algumas variedades de quartzo. Essa pedra é frequentemente usada em joias. Sua dureza na escala de Mohs é 7 e sua cor de lavanda foi anteriormente considerada o resultado de depósitos de ferro e manganês, sendo que, na realidade, a diversidade de tons de roxo profundo a azul cereja deve-se à matéria orgânica.

Pedras com cores ricas e profundas são mais valiosas – em certas épocas, eram mais valorizadas até mesmo que diamantes.

O mineral natural, dependendo da luz, pode mudar sua cor. Minerais de rochas sedimentares são mais suscetíveis a isso. Eles tendem a descolorar mesmo sob a luz solar difusa.

Publicidade

Os cristais, que são compostos de partes iguais de citrino e ametista, quando aquecidos acima de 250 graus, mudam de cor para amarelo ou verde, ou podem perder a cor completamente.

Os joalheiros deliberadamente aquecem a ametista para mudar a cor da pedra, disfarçando-a como citrina, água-marinha ou topázio.

O aquecimento ajuda a obter também belos cristais verdes chamados de ametista verde.

A Ametista é extraída no Brasil, México, Uruguai, Bolívia, Argentina, EUA, Canadá, Europa e Sri Lanka. Existem depósitos em alguns países africanos. Pedras de tamanho grande são encontradas na América do Sul. As de cor mais profunda são comuns na Austrália.

Existem depósitos no território da Rússia: nos Montes Urais e na Península de Kola. As pedras de Ural, quando iluminadas artificialmente, tornam-se vermelho-violeta. Nas mesmas condições de iluminação, as pedras brasileiras adquirem uma cor acinzentada.

Os minerais transparentes são classificados como semipreciosos. Os opacos são um valioso material decorativo.

O nome da pedra vem da palavra grega “méthystos“, que significa “inebriante”, “não bêbado”.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

Propriedades mágicas

Publicidade

Ao longo da história, a virtude especial da ametista que tinha um destaque especial foi sua capacidade de prevenir a embriaguez e os efeitos desse hábito.

Os antigos gregos e romanos decoravam seus copos com essas pedras, acreditando que isso os salvaria de excessos de álcool.

Como um amuleto, as pedras eram usadas na área do umbigo, pois acreditava-se que isso traria proteção não apenas contra a embriaguez, mas também contra o excesso de ciúme e paixão.

Os antigos egípcios usavam essa pedra como defesa contra o autoengano e a feitiçaria.

Soldados medievais levavam essa pedra nas campanhas, acreditando que ela os protegeria em batalhas e traria a vitória.

A capacidade de controlar os maus pensamentos, aumentar a inteligência e tornar as pessoas perspicazes nas relações comerciais também é atribuída ao cristal

Viajantes acreditavam que a Ametista os protegeria de traições e ataques repentinos, ao passo em que caçadores levavam a pedra para uma caçada bem-sucedida.

A Ametista é a pedra dos bispos católicos, e para eles, simboliza a piedade, a humildade, a sinceridade e a sabedoria espiritual.

Os judeus a têm como a nona pedra no peitoral do sumo sacerdote e a décima segunda pedra na base de Jerusalém.

Os egípcios a listam no livro dos mortos. Esculpida em forma de coração, como um amuleto, a pedra era colocada em túmulos.

Nas culturas orientais, a Ametista é a pedra da “árvore da vida”. É usada em templos para ritos de adoração e em rosários para criar uma atmosfera de calma e equilíbrio.

No mundo moderno, a Ametista também não perdeu seu valor, e ainda nos dias de hoje é uma pedra maravilhosa de espiritualidade, conhecida por sua capacidade de acalmar a mente – ela é também frequentemente usada para meditação.

A alta habilidade inerente à pedra de limpar a aura de energia negativa e criar um escudo protetor ao redor do corpo, permite que a mente permaneça clara e focada, abrindo os chacras para a direção espiritual.

A Ametista estimula o terceiro olho, melhorando as habilidades cognitivas da percepção, acelera o desenvolvimento de habilidades intuitivas e mentais, bem como uma compreensão mais profunda.

Esta é uma pedra para aqueles que estão de luto pela perda de um ente querido.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

Propriedades medicinais

A Ametista tem a capacidade de concentrar energia. Para fins terapêuticos, como regra, ela é usada em decorações na prata. Um colar com ametista é um objeto especialmente eficaz, ou você pode colocar uma pedra exatamente no lugar que você quer curar. Sabe-se que o mineral natural:

  • Lida bem com dores de cabeça.;
  • Melhora a visão;
  • Aumenta a concentração.

Coloque-o debaixo do travesseiro para que tenha apenas sonhos agradáveis. Para aliviar dores de cabeça, esfregue sua testa com o mineral.

O cérebro humano, recebendo a energia da pedra, é capaz de se concentrar mais rápido e aumentar o desempenho de funções responsáveis pela inteligência e memória.

O cristal é usado para auxiliar em problemas com sangue, pulmões e para limpar o espaço da negatividade. Coloque algumas pedras no peitoril da janela da sala para que o luar caia sobre elas. Todos na casa se sentirão mais calmos. A pedra ajuda a superar medos e ansiedade.

Esta é uma poderosa pedra protetora que protege não apenas da energia negativa, mas também dos efeitos das zonas geopáticas e das ondas eletromagnéticas.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

Esse mineral:

  • É um tranquilizador natural;
  • Alivia estresse e pressão;
  • Alivia a irritabilidade;
  • Equilibra o humor;
  • Dissipa raiva, medo e ansiedade;
  • Alivia a tristeza, dissolvendo toda a negatividade;
  • Aumenta a produção de hormônios;
  • Melhora o sistema endócrino e o metabolismo;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz dores, hematomas e inchaço.
  • Suas propriedades curativas podem ajudar com doenças do trato digestivo e pele.

Os níveis de consciência são harmonizados e dão às pessoas a capacidade de ver processos profundos do Universo à luz de simples leis naturais.

As propriedades da pedra para as mulheres são determinadas pela capacidade do mineral de afetar energicamente a esfera genital – esse mineral pode, por exemplo, trazer para a casa a tão esperada notícia da concepção de uma criança.

É necessário armazenar ametistas em um lugar onde os raios do sol não entrem, uma vez que a intensidade da cor pode ser perdida devido à exposição prolongada à radiação ultravioleta.

Uma caixa à prova de luz é a melhor opção.

As pedras devem ser lavadas em água salgada várias vezes por ano, pois isso faz com que as informações negativas registradas na estrutura cristalina da pedra sejam destruídas.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

Quem pode usar

Esta é uma pedra perfeita para aqueles nascidos sob o signo de Aquário.

Ela é usada também por virginianos, sagitarianos, capricornianos e piscianos.

A capacidade da ametista para abrir a mente superior e aumentar a criatividade melhora a imaginação, a intuição e os processos de pensamento. Isso ajuda na assimilação de novos conhecimentos, faz com que os pensamentos adquirem forma física e permite colocar projetos em prática. A Ametista é o símbolo do sucesso.

Como um talismã, a pedra é adequada para artistas, compositores, inventores e poetas. É melhor usar pedras de tons escuros.

É um excelente cristal para diplomatas, negociadores e empresários. Ele acalma a atmosfera tensa e as paixões quando há necessidade de uma discussão e uma mente sóbria.

É adequado principalmente para aqueles que querem se livrar de maus hábitos, tais como:

  • Parar de beber;
  • Fumar;
  • Usar drogas;
  • Superar uma paixão doentia por jogos de azar.

É usada para a proteção contra ladrões e ao lidar com dinheiro. A pedra pode levar à prosperidade e ao bem-estar, embora não seja considerada a pedra mais famosa nesta área.

A Ametista é uma pedra dos namorados: acredita-se que São Valentim usava um anel de ametista gravado com Cupido. Ela dá significado aos relacionamentos que vão muito além da união carnal.

Não é à toa que desde os tempos antigos, essa pedra simbolizava a lealdade e a fidelidade.

Muitas viúvas, por exemplo, usavam joias de ametista como um sinal da boa memória de um ente querido e da lealdade a ele. Com a ajuda da radiação silenciosa do mineral, elas diziam ao mundo que não queriam pensar em outro casamento.

Tipos de ametista

A maioria dos cristais é roxa – essa cor é explicada pela presença de traços de cobalto, ferro e manganês, contidos em quantidades diferentes. Mas existem outros tons.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

  1. Ametista violeta

O profundo tom violeta-lilás do mineral aumenta o sétimo emissor da Luz Interior de cada pessoa. Este centro de energia está localizado na região parietal.

O tom violeta do cristal se dá devido à incorporação de íons de ferro.

Essa pedra promove a tomada de decisões sábias e importantes, respeitando os interesses de cada pessoa.

O campo puro e de alta energia desse mineral rapidamente lida com pensamentos destrutivos quando uma pessoa, devido ao seu elevado nível emocional, não consegue lidar com fluxos externos e internos de informação negativa.

Ametistas com tonalidades lilases sãos particularmente adequadas para pessoas de Aries e Leões, uma vez que esses signos do zodíaco estão constantemente no centro dos acontecimentos e da atenção.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

  1. Ametista rosa

É um mineral valioso e raro considerado o santo padroeiro dos sentimentos profundos e do amor refinado.

Essa pedra fortalece o sistema nervoso e alivia o estresse, além de melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular.

Poucas pessoas sabem que a natureza cuida do corpo das crianças dando-lhe centros de energia adicionais que são cor de rosa. É o trabalho desses centros que a ametista rosa pode melhorar.

Este mineral é adequado para pessoas de Aquário, Gêmeos, Libra e Capricórnio.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

  1. Ametista negra

O mineral negro é raramente encontrado na natureza. Ele também é chamado de Rei Negro.

Sua Majestade o Rei luta com estados de estresse, dando paz e tranquilidade ao seu dono. Há informações de que a pedra é capaz de neutralizar a radiação.

Entre as propriedades mágicas desse cristal, está sua capacidade de abrir a visão do mundo interior.

Ametistas negras podem ser usadas por virginianos e escorpianos.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

  1. Ametista lilás

É um símbolo de sucesso. A cor lilás é considerada um talismã de relações comerciais e desenvolvimento de negócios.

Contribui para a transformação interna de uma pessoa, neutralizando as diferenças, explosões de raiva e inveja. Ajuda seu dono a adquirir um equilíbrio há muito esperado.

É recomendada para cancerianos e piscianos – estes signos, deixando a paz de suas “lagoas”, passam por certas situações estressantes na terra.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

Ametista na história

O mineral é conhecido desde bem antes da nossa era e foi altamente valorizado pela antiga civilização. Os gregos e romanos, por exemplo, o usavam em tudo.

Sua crença era de que o valor do cristal era sinônimo de luxo. A pedra decorava as coroas e os cetros. Era comum também em anéis.

Os bispos cristãos usavam anéis de ametista, pois para eles, esse era um símbolo do poder real e lealdade a Cristo.

Membros do clero católico as inseriram em suas cruzes, o que era um sinal de piedade e celibato.

Os antigos gregos acreditavam que a Ametista protegia seu dono da embriaguez. Eles usavam a pedra como um amuleto e decoravam copos com ela.

Estudos científicos provam que a ametista era conhecida no antigo Oriente e na Europa medieval. No Egito, propriedades curativas verdadeiramente mágicas foram atribuídas a essa pedra. Ela era considerada abençoada ou sagrada.

Os cristais eram famosos também na Rússia, onde eram especialmente respeitados pelos arcebispos. Membros das famílias reais também os usavam. Ametistas encontravam-se ao lado de safiras raras na coroa da rainha Irina Godunova.

O mineral era considerado um poderoso elemento extrassensorial de proteção contra feitiços. Acreditava-se que a pedra ficava pálida quando na presença de uma pessoa má.

Os peruanos acreditavam que se os sinais do sol e da lua fossem gravados na pedra que fosse pendurada no pescoço junto com um amuleto que incluía cabelo de babuíno ou uma pena de andorinha, isso os protegeria da feitiçaria.

O antigo filósofo Plínio, o Velho, acreditava que o sol e a lua gravados em uma ametista protegiam as pessoas de venenos.

Já um urso gravado em uma ametista protegia de demônios e embriaguez.

Alguns povos acreditavam que o mineral protegia os animais de pulgas.

A pedra foi usada para feitiços de amor mesmo em casais onde havia fidelidade.

Ametista magia esoterismo saúde proteção

Fatos curiosos

O poeta francês Rémy Belleau, que viveu no século 16, escreveu um poema no qual descreveu como o deus do vinho, Baco, perseguiu uma menina chamada Ametista. Embora seja lindo, isso é apenas um mito.

Para proteger a menina da perseguição de Baco, que não queria perder sua castidade e virgindade, a deusa Diana transformou-a em uma pedra de quartzo branco.

Irritado e humilhado, Baco derramou vinho na estátua de pedra e os cristais ficaram roxos.

A segunda lenda diz que o deus Dionísio, ofendido pelos mortais, jurou vingar-se de qualquer mortal que encontrasse no caminho. A primeira pessoa que ele encontrou era uma linda garota chamada Ametista.

Para proteger a menina dos tigres raivosos que Dionísio enviou, a deusa Ártemis transformou-a em uma bela estátua de puro quartzo cristalino.

Dionísio chorou lágrimas de vinho que caíram sobre a estátua e a pintaram de roxo.

Não são lindas as histórias? Não importa se foi assim ou de outro jeito. O que nós temos é uma linda pedra de ametista que decorava as coroas e mãos das pessoas desde os tempos antigos.

Por muito tempo, a ametista foi considerada uma pedra preciosa até que novos grandes depósitos foram descobertos no Brasil. Desde então, o mineral perdeu seu valor como precioso e agora é classificado como uma pedra semipreciosa.

Leia também:

A energia dos elementos e a natureza do homem – como elas estão interligadas?

Bola de cristal – como fazer previsões

Ervas para defumação

Incensos e seus usos

Propriedades mágicas do Salgueiro

A magia das velas: dicas e nuances de uso

Magia das árvores

Criando poções – ingredientes principais e modo de preparo

Pessoas do elemento Terra – caráter e como escolher uma chave

Compartilhe a natureza!

Deixe um comentário